Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

MACIEIRA ATUALIZAÇÃO 15/08/2013 INVERNO

12
LUIZ ARTHUR25/11/2011 21:54
MACIEIRA ATUALIZAÇÃO 15/08/2013 INVERNO
PESSOAL,

COLOCO FOTOS DA MACIEIRA COM FLORES, AGORA COM FRUTOS, PERDI QUASE TODA A FLORADA DEVIDO A ATAQUE DE PULGÕES QUE TIVE DE COMBATER.

Uploaded with ImageShack.us

Tiago R25/11/2011 22:27
Muito bonita. Bela floração.

Meses atrás comi uma maça e plantei as sementes. Todas num mesmo pote pequenino... Já estão com quase 10cm. Preciso separá-las e plantá-las num recipiente grande para engorda.

O que você me sugere?
Cleverson29/11/2011 11:55
Amigo, estou tentando fazer umas macieiras a partir da semente, elas brotam, mas infelizmente quando estão com 4 ou 6 folhas, a base do caule começa a escurecer e as plantas murcham, saberia me dizer como proceder?
Grato.
Anderson Neuhaus29/11/2011 12:06
Que planta maravilhosa meu amigo! eu possuo uma com a estrutura parecida com a sua, mas a minha ainda nao frutificou. abraço e boa sorte com as frutas..
Thiago Batista29/11/2011 12:08
Vendo fotos de macieiras fiquei doido por uma...

Agora, toda vez que eu como uma maçã, já trato logo de plantar as sementes. 😄

Já estou com umas 10 macieirinhas, variando de 1 mês para 15 dias de idade. Estão todas bonitinhas e felizes até agora. Eu sei que elas não vão muito bem aqui no clima do planalto central, mas se eu der sorte e, pelo menos uma, chegar ao nível dessa sua, já me sentirei satisfeitíssimo. Parabéns pela bela planta.
LUIZ ARTHUR02/12/2011 23:45
TIAGO R

Obrigado pelo elogio. Acho que sua idéia de passar para um recipiente grande para a engorda, uma boa idéia, só procure tirar as mudas com torrão e é sempre preferível fazer isso no final do inverno ou início da primavera. Se for fazer isso agora acho melhor fazer um falso transplante para o recipiente maior e aguardar o período mais adequado para separá-las. A minha está pegando sol somente antes das 10:00 h, após fica debaixo da sombra de uma árvore.

Abraço e boa sorte com as mudas, também estou com uma mudinha que nasceu aqui em casa de sementes jogadas.

Cleverson,

pelo que informou pode ser fungo, evite plantar novas mudas no mesmo substrato e procure deixar separadas das demais as mudas que apresentarem o problema, controlando mais as regas. Se for usar o mesmo recipiente / vaso/ pote para fazer novas mudas, passe uma água fervendo para garantir a limpeza e diminuir o risco de ficarem parasitas antes de colocar o substrato.

Abraço, desejo muita sorte nas mudas.

Anderson Neuhaus,

Obrigado amigo se tudo correr bem em alguns meses terei maçãs, colocarei aqui no fórum as fotos.

Abraço

Thiago Batista,

o clima judia bastante aí na capital mas, tem muitas frutas que são de clima mais frio que se adaptaram ao cerrado, vou torcer para que as suas mudinhas cresçam e se transformem em lindos bonsai! Obrigado pela mensagem,

Abraço.
Tiago R02/12/2011 23:59
O tronco engrossa rápido?
Guilherme Luz05/12/2011 19:18
Eu moro em Minas Gerais mais precisamente no nordeste mineiro, o clima aqui é um pouco quente, e gostaria de saber se é possível eu cultivar essa especie aqui. Se sim quais cuidados eu deveria ter?

Antecipadamente agradeço...
Thiago Batista05/12/2011 21:52
Guilherme,
Você vai cair em um problema parecido com o meu, mas como a sua cidade é um pouco mais ao sul, acredito que o clima não seja tão rígido quanto o clima aqui da capital. Além disso, como as minhas mudas estão se desenvolvendo bem, pode ser que aí nas Minas Gerais elas se desenvolvam bem também.

Abraços.
LUIZ ARTHUR22/04/2012 17:33
FOTOS DAS MAÇÃS MADURAS:

ESTÁ COM POUCAS FOLHAS, AQUI O CLIMA JÁ ESTÁ BEM DE OUTONO.
LuanRibeiro22/04/2012 17:50
Parabéns Luiz!
Muito bonita desde a floração até os frutos já maduros.
Abraços
Tiago R22/04/2012 22:00
Qual a idade dela?
Átila23/04/2012 12:22
Cara, sua planta deveria ir para o Centro de Exposição aqui do fórum! Ela tá ótima!
Qual a variedade dela?

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
MarcoBonsaiPoa23/04/2012 17:08
Bonsai
Amigo, esta macieira é de enxerto ou de semente? Se for de semente...quanto tempo levou até a primeira floração?
Ah! Outra curiosidade, qual o diâmetro do tronco na base?
Muito bela! Parabéns!
Edicarlos Roberto23/04/2012 17:36
pois é cara... maça é um problema to tentando de sementes a mais de meio ano e não obtive exito ainda, acho q até o fim do ano consigo uma muda que vingue, comprei uma muda de uma floricultura, morreu em um mes, vou comprar outra no fim deste inverno quero ver como se comporta.
no mais parabéns pela planta é maravilhosa, obteve por semente ou estaquia?
Lucinei Reis24/04/2012 00:17
Acompanhado!!!!!!!!
André dos Santos Guimarãe24/04/2012 10:40
A alguns dias ganhei uma muda de um amigo que disse ter plantado a semente a uns trinta dias, mas estou a nível do mar e a temperatura aqui costuma subir um bocado. Será que dá?
LUIZ ARTHUR24/04/2012 21:15
Obrigado LuanRibeiro!

Tiago R a idade dela é 14 anos.

Átila a variedade é Macieira anã nome científico: Malus Everestianum, ela tem muitos defeitos ainda para ir para o Centro de Exposição, com o tempo e paciência se tudo der certo ficará mais bonita, quem sabe não chega a ponto de ir para lá.

MarcoBonsaiPoa eu comprei ela já como pré-bonsai então não sei se é enxerto, já semente dificilmente é pois, normalmente o pessoal que produz faz por alporquia ou por enxerto. O diamêtro da base do tronco é de 3 cm e meio.

Edicarlos Roberto, não é fácil com semente mas, tenho uma mudinha aqui em casa que nasceu sozinha de semente de maçã gala comprada no mercado, joguei as sementes na terra e nasceu uma, foi no inverno passado vai fechar um ano no final deste inverno tá com uns 20 cm de altura e com bastante folhas já meio feias devido ao outono, mas terá um caminho bem grande até chegar a ser um bonsai, nada que paciência não resolva.

Lucinei Reis valeu a mensagem, vou atualizando sempre que possível.

André dos Santos Guimarãe, quanto a vingarem as mudas acho possível, tem variedades que foram aclimatadas ao nosso clima somente não dá para deixar expostas ao sol muito forte, dê preferência a um local que pegue o sol da manhã até no máximo as 11 horas, eu deixo embaixo de uma árvore onde pega sol somente neste período, as vezes à tarde deixo também no sol após as 16 h mas isso em algum final de semana pois o tempo é meio escasso.

Obrigado a todos os amigos pelas mensagens.
Abraço a todos.
MarcoBonsaiPoa24/04/2012 22:30
Ví umas parecidas com a sua na Ideai Bonsai de Novo Hamburgo!
Marco Costa25/04/2012 19:17
Luis Artur, voce pode me dizer os cuidados básicos com a macieira, tipo: sol, regra e coisas assim?

Obrigado.
LUIZ ARTHUR29/04/2012 21:27
MarcoBonsaiPoa,

Legal deve ter bastante a venda, e tem muitas variedades.

Marco Costa,

Os cuidados básicos são os mesmo dos bonsais em geral, segue abaixo:

Rega: - no meu caso a temperatura aqui é mais amena então molho sempre que o substrato está seco por cima, no outono, inverno e primavera normalmente 1 vez ao dia, as vezes até 2 dias, prefiro molhar de manhã, no verão quando está muito quente acima dos 30º molho de manhã e a tarde desde que esteja seco o substrato. Maçã gosta de umidade mas não em excesso.

Insolação: - a minha fica embaixo de uma árvore e toma sol somente no máximo até as 11:00 horas as vezes no final de semana mudo de local à tarde para pegar um pouco de sol após as 16:00 h, isso quando tenho tempo disponível.

Poda: -de manutenção são efetuadas nas estações da primavera (após a floração os galhos tendem a ficar muito longos nunca pode durante a floração), verão e outono. No inverno, período de dormência pode ser efetuadas as podas estruturais.

Aramação: são bem raras e podem ser feitas no período de calor e o arame pode ficar no máximo 6 meses para não marcar a casca.

Adubação: Após a floração e nunca durante a floração, estou usando os pelet's que tem a receita aqui no fórum, portando adubo na primavera/verão e pouco no outono. No inverno devemos evitar adubar.

Transplante: Pode ficar anos sem transplantar, o vaso não pode ser muito raso.

Basicamente é isto,

Abraço
wamoura29/04/2012 23:52
Acompanhando as aulas e anotado tudo.
LUIZ ARTHUR24/05/2012 22:02
MACIEIRA ATUALIZAÇÃO 22/04/2012, AGORA FRUTAS COLHIDAS
Amigos foristas,

Colhi as maçãs e coloco fotos para comparar o tamanho delas:

1ª foto 1 ganchinho de prender roupa, uma maçã normal pequena e as maçãs do bonsai:

2ª foto maçã pequena normal, pilha AA e maçãs do bonsai:

Abraço a todos
Tiago R24/05/2012 22:11
Que maravilha cara!
alinegp0606198924/05/2012 22:52
AS MAÇÃZINHAS FICARAM DO TAMANINHO DE ACEROLAS, E DAS PEQUENAS AINDA!
12