Pedro Reimão28/11/2011 12:44
Ajuda com ficus
Pessoal boa tarde, tenho um ficus a um certo tempo e acho que agora é hora de começar a trabalhar ele.
Minha primeira pergunta é, posso começar agora a estiliza-lo?
Mcdonald28/11/2011 17:05
Pedro..
SEm fotos fica difícil o pessoal tentar te ajudar... poste ai pra gente dar os pitecos...
Abraço
Pedro Reimão29/11/2011 16:18
Mcdonald, acho que antes de eu me preocupar com as fotos devo saber se posso fazer as intervenções nesta epoca do ano.
prumodeq30/11/2011 20:33
Reimão
Pode fazer intervenções sim, principalmente com relação à ramificação dos galhos.
Veja no link abaixo uma explicação do Nicky sobre como melhorar a ramificação. Existem outras matérias no fórum sobre ramificação.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17464&sid=d464a7542902678c4c43d68cc4d5b733
No caso de ser uma Ficus Benjamina, cuide com a desfolha, sempre deixando uma folha ou um par de folhas na ponta do galho.
Abraços
nickyfury02/12/2011 12:20
bonsai
Sua primeira preocupação deveria ser sim com fotografar a planta e apresenta-la para nós, aqui no forum. Apenas dessa maneira é que podemos nos permitir opinar com segurança a respeito das intervenções que voce pergunta se pode realizar na planta. Muitas vezes, responder afirmativamente como fez o nobre colega Prumo, apenas no intuito de ajudar, pode mais é acabar acarretando perda material, principalmente por desconhecermos, visualmente falando, a variedade da espécie de ficus de que pergunta, e o estado de saúde da planta.
Alguns ficus, como o carica, o boni e o benjamina, são muito suscetíveis quanto a poda, aramação, desfolha e outras intervenções mais radicais. O recurso fotografico visa garantir que voce obtenha o melhor, em relação às opiniões dos demais participantes do forum, de maneira a evitar que o pior aconteça à sua planta, o que sempre implica não só em despesa monetária, mas em perda de tempo e trabalho empregados no cultivo.
Por isso, minha posição é a mesma do MC: poste imagens de sua planta, sempre que quiser opinião a respeito dela, para mais tarde não ficar lastimando a perda material advinda das opiniões emitidas no "escuro". 😲
Pedro Reimão02/12/2011 13:19