Ricardo L C29/11/2011 12:59
Novas aquisições - Pinheiro Negro, Junipero e Acer
Diogo Justiniano de Holan29/11/2011 15:58
Boas aquisições amigo. 😉
Acredito que a princípio séria colocar as plantas para engordar e fazer algumas seleções de galhos, no caso do Junipero.
No mais pesquise individualmente as necessidades de cada uma delas e a forma de lidar.
O pinheiro negro e o acer mesmo apresentam várias particularidades.
Abraço e boa sorte. 😉
nickyfury29/11/2011 18:12
bonsai
MInha sugestão é: plante o acer numa bacia grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão, casca de pinus, terra granulada. Com isso vc irá conseguir um ótimo cultivo que possibilitará o engrossamento do tronco, com um retorno rápido, possibilitando um bonsai em pouco tempo (seis anos).
Em relação ao pinheiro, minha sugestão é usar como substrato areia grossa de rio sem peneirar e caco ceramico apenas, replantando em um escorredor, que permite um cultivo sistemático e mais controlado. Tão logo observe as raízes finas saindo pelos orificios no fundo do escorredor, faça o uso de uma bacia plastica pequena, bem perfurada no fundo e na lateral, para sobrepor o escorredor, usando nesse caso o recurso de cultivo chamado de "mamadeira": esse tipo de cultivo permite um retorno rápido (dez anos), permitindo um bom desenvolvimento para seu pinheiro.
Em relação ao junipero, minha sugestão é promover uma boa limpeza, retirando as acículas (folhas em forma de agulha) que estejam secas, limpando bem o tronco com uma escova dental usada, de maneira a remover sujeira, liquens, musgo seco e outras impurezas que aderem. Em seguida, arame todos os galhos, sem exceção e dê a eles um movimento bem sinuoso, para criar material condicionado, que permita daqui a um ano, quando retirar os arames, fazer uma estilização bem equilibrada e mais técnica.
Não adianta plantar o junipero em escorredor nem em bacia plastica, esperando engrossar o tronco, pois o crescimento é lento demais e desestimulante, nesse aspecto (demora mais que os dez anos necessários ao pinheiro para atingir uma grossura pouquissima coisa maior que a atual). Por isso, o ideal é preparar a planta agora, via limpeza e aramação, para fazer um bonsai ano que vem, ou quem sabe no máximo no outro ano.
Como ainda estamos na primavera, não há nenhum problema em fazer o replantio do acer e do pinheiro negro, desde que voce não corte as raízes deles. O acer, inclusive, vc pode enrolar um arame desde a base/raiz até o ápice e dar um leve movimento sinuoso ao caule, para torná-lo mais interessante. Após o replantio, cuide de manter as plantas a sol pleno para estimular seu cultivo. O mesmo vale para o junipero, que pelo amarelado das acículas demonstra estar precisando urgentemente de sol forte. Todas as tres devem ser regadas apenas uma vez ao dia. Adubação apenas para o junipero, se for reenvasar as outras duas, sendo que estas poderão ser adubadas depois de 60 dias do reenvase.
Ricardo L C29/11/2011 19:11
Obrigado Nicky pelas dicas, vou providenciar tais mudanças.
Thomas Eckert29/11/2011 22:42
Muito legal, igualzinha a minha muda de pinheiro negro!! haha
basmooca30/11/2011 09:56
Ricardo achou as plantas lá ?
o que achou valew a pena ?
Abs
Ricardo L C30/11/2011 21:41
E ai Bas , um dos caras que vc falou tava e o outro não tinha ido, comprei essa mudinha de Acer, pq ele não tinha nada melhor, mais era o outro que timnha as verdadeiras né?
Mais não foi tão ruim não, valeu pelo Pinheiro Negro e Esse Junipero que foi baratinho.
Então brother, fiquei na febre de um Ulmus mais não achei.
Se vc for lá qualquer dia desses me avisa.
Vlw