Ricardo L C01/12/2011 15:52
OPNIÕES COM AZALÉIA
E AI PESSOAL
GOSTARIA DE UMA AJUDA EM RELAÇÃO A ESSA AZALEIA QUE FIZ UM YAMADORI COM MEU AMIGO MC.
QUERO DIMINUIR O TAMANHO DO TRONCO E PENSEI NESSA INTERVENÇÃO.
OQ ACHAM???????
LEMBRANDO QUE COLOQUEI NA BACIA ONTEM.
Green_bsb01/12/2011 16:08
Conheço pouco do ramo companheiro, mas já pensou em deixar só o tronco da esquerda? Além do movimento, vai ganhar em conicidade.
Abraços
nickyfury02/12/2011 08:26
bonsai
Concordo com o Green. Corte na bifurcação, eliminando o caule da direita, preservando apenas o da esquerda, em sua totalidade, pois o movimento é interessante para um futuro mais promissor quanto à formação estrutural da planta.
Entretanto, antes de cortar, é melhor aguardar o retorno e a completa recuperação da planta, com a emissão de novas e vigorosas brotações em ambos os caules. Quando verificar que isso ocorreu e que as novas brotações rendem galhos com no minimo uns quatro dedos, então poderá proceder ao corte na area sugerida, aplicando um bom selante para vedar bem o corte e evitar prejuizo futuro por perda material. O melhor produto para corte nessa espécie é japonês e vc pode comprar nos sites (O Bonsai, Ideal Bonsai, Nipon Bonsai, etc ).
Evite usar cola branca de madeira, pasta dental e outros produtos do genero. A planta é suscetível a ataques de fungos e bactérias que podem causar perda material.
Ricardo L C02/12/2011 08:52
Obrigado pelas sugestões, vou aguardar a recuperação total dela pra fazer o procedimento.
Nicky me fala uma coisa, eu tenho usado tinta de tecido como selante, como pode ver na foto.
Li isso em algum lugar, sabe se funciona?
abç
nickyfury02/12/2011 10:32
bonsai
Ricardo, até hoje o unico produto "artesanal" que sei funcionar bem, em substituição às tradicionais pastas "cicatrizantes" japonesas é um preparado á base de cera e propólis de abelhas, que o amigo Bergson e outros disseminaram o preparo e o uso no forum, com receita disponível no site do Atelier. Outros produtos, ainda que "selantes" não têm a função específica que um material assim requer, que é justamente a propriedade de efetuar uma cicatrização a contento, impendindo enquanto isso a ação destruidora de agentes nocivos, sejam eles de origem insetivora e fungica seja por ação da agua, na forma de chuva ou rega diária.
Por isso, sempre recomendo o uso de material apropriado para selar o local do corte, vez que ao deixar a area sem a necessária vedação, com um produto de qualidade e uso reconhecidos, voce corre o risco de perda irreparavel, tanto da area quanto até mesmo de partes maiores ou mesmo da planta toda. 🙄
Eu costumo dizer sempre que gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. No caso desse tipo de produto vc acha que vale o risco? Se sim, se para voce tanto faz sua planta se recuperar ou morrer, então continue usando o que bem entender. Se não, se prefere ter maior chance de exito e seguir dentro das especificações corretas no trato e cultivo de plantas visando um bonsai no futuro, então é melhor se precaver e buscar produtos que tenham qualidade e estão sedimentados quanto ao uso. Não custa tão caro e voce pode usar por muito tempo, valendo o investimento, na minha opinião.
Ricardo L C02/12/2011 12:03
Vlw pela bronca Nicky, por falta de conhecimento acabei indo no embalo de outros.
obrigado