JABUTICABEIRA: desfolha total, poda geral
nickyfury03/12/2011 09:27
JABUTICABEIRA: desfolha total, poda geral
As imagens abaixo visam apresentar aos amigos e colegas foristas o trabalho que executei em minhas jabu nessa primavera. Geralmente, resondendo a questionamentos sobre como proceder com suas jabu, eu sempre enfatizo a necessidade de desfolhar totalmente, reduzindo em seguida o comprimento dos galhos via poda, além é claro de cortar fora os galhos que não serão aproveitados na construção aerea. Após realizar as intervenções, as jabu começam agora a despontar as primeiras brotações, que com sua tonalidade vermelha é uma beleza a mais no meu viveiro. Eis então as JABU:
Detalhe das novas brotações:
O clima atual em Brasilia, com muita chuva e alto indice de umidade, contribui para a tonalidade acentuada das folhas novas, preservando-as e auxiliando em seu desenvolvimento para a fase de maturação, em que ficam verdes:
Bem, espero que todos que possuem uma jabu se sintam mais à vontade para proceder às intervenções necessarias para a melhoria delas, principalmente quando eu sugerir uma desfolha total. Falo com conhecimento de causa, calcado na minha experiencia pessoal e na de meus amigos, como o Lustosa, o Glauco e o Paulo Ventura, que trilham nessa linha há mais tempo e que sempre me orientam para que eu possa fazer o melhor e ensinar a outros o que aprendi. 😉
Tiago R03/12/2011 10:54
Bem saudáveis hein!
Gostei muito dessa:

daniel pipolo03/12/2011 14:49
nossa essa ultima .. na mamadeira... meu deusss
Flavio Francisco03/12/2011 15:34
nickyfury, tudo bem?
Esta semana fiz uma desfolha na minha jabu, e aproveitei para fazer um transplante.
Tenho seguido suas recomendacoes de sol pleno e noto que o desenvolvimento é muito maior.
Mas meu problema agora é quando faço a desfolha, e tenho que deixar dentro de casa até que os brotos ficarem firmes, e só entao volto a planta para o sol, chuva e vento. Casdo contrário, se eu faço a desfolha e coloco no vento, as folhas ficam queimadas.
Minha pergunta é que se eu colocar no sol depois da desfolha e acontecer uma ventania, depois as folhas se recuperam ou pode acontecer de secar os galhos?
Outra pergunta, devo fazer a desfolha em todas as jabus, nesta época?
nickyfury04/12/2011 08:58
bonsai
Fico satisfeito em saber que minhas plantas agradam aos nobres colegas. Uma ressalva: Daniel, a jabu não está na mamadeira, ela está no vaso e o vaso numa bacia contendo um minimo de caco ceramico para garantir maior umidade na base do vaso, imprescíndivel para garantir a umidade necessária à sobrevivencia da planta, pois o vaso é de bordas baixas em demasia.
Flavio, quando fazemos desfolha total o máximo que podemos fazer em seguida é aramar. O transplante só deve ser realizado no inverno, que é a época indicada para trabalhar com as raízes da planta sem risco de perda. Mesmo mantendo a planta em local coberto, ou dentro de casa, não é recomendável desfolhar e transplantar agora, a não ser em casos extremos, quando não há outra saída por alguma razão.
Minhas jabu são cultivadas todas a pleno sol, e tenho certeza que o sol aqui no planalto central é bem mais quente que na sua cidade paulista. Além desse agravante, ainda há o fato de que aqui no DF é sabido que os indices de umidade do ar são dos mais baixos de todo o país, então não justifica vc desfolhar e colocar a planta dentro de casa. Para criar resistencia, a planta tem que ficar do lado de fora mesmo, ao sol, suportando o calor, a chuva se houver, os ventos por mais fortes que incidam.
Para voce ter uma idéia, minhas jabu ficam expostas o dia inteiro ao clima e só rego ao final da tarde, quando então aproveito para molhar as novas brotações antes mesmo de irrigar o substrato delas, garantindo assim a renovação nas novas folhas da umidade necessária. As folhas novas costumam murchar para evitar perda hidrica resultante da transpiração que ocorre durante o dia. É algo normal para elas, e apenas quando o sol e o calor forem muito intensos é que podemos, no caso, borrifar agua nelas para garantir sua resistencia. Mas isso deve ser esporadico e não constante, pois ao agir assim nós contribuimos para a fragilização das novas brotações e não para sua resistencia.
Um galho só irá secar se, ao regar no final da tarde, voce não molhar a area desfolhada. Se promover uma umidade maior na area exposta, garante maior umidade e, consequentemente, maior resistencia do galho para com o calor durante o dia. O mesmo vale para as novas folhas e mesmo para sua maturação (quando deixam de serem vermelhas e passam a ficar verdes). Aliás, tenho por hábito molhar a folhagem mesmo quando está definitiva, isto é, totalmente madura.
S
Só resguardo sob proteção coberta por sombrite as jabu mame que cultivo, mas não por causa das folhas e sim da pouca quantidade de substrato nos mini vasos, que secam muito mais rapidamente que os dos vasos maiores. Não sendo mini bonsai ou mame, se for um shohin (bonsai 25cm), aguenta bem o trato dispensado para com as maiores, sem nenhum problema. Nada de planta dentro de casa, a não ser para agradar as visitas, vez ou outra. Visita foi embora, o bonsai vai para fora, ficar onde deve: ao sol, ao vento, à chuva, ao granizo, neve, geada, ou seja, ao clima, seja ele qual for. 😉
marcio gabiatti04/12/2011 09:37
Amigo Nicky aproveitando o topico do amigo e falando em jabus quero perguntar algo que esta acontecendo com duas das minhas, a um ano ganhei duas jabus elas estavão com os galhos muito longos e com folhas só nas extremidades dos galhos, então resolvi podar para diminui-los, podei não muito drastico mas o suficiente para ficarem sem folhas alguma, veio a brotação e não mexi em nada quanto as folhas deixei crecerem, no inverno fiz o transplante que por sinal fez ela vir com mais brotações.
acompanhei a evolução dela comparando com as nativas perto de casa, ou seja quando na primavera as nativas começarão a soltar folhas novas as minhas tambem soltarão, quando mudarão de tonalidade as minhas mudarão.
agora as minhas estão com uma tonalidade de verde clarinho mais puxado para o amarelo com alguma bratação nova e perdendo poucas folhas que secam e caem enquanto as nativas estão todas verdes isso é normal? Não seria o momento apropriado para uma desfolha?
Visto que parece que ela esta renovando a folhagem?
Cultivo ela a pleno sol com regas diarias e adubação com TM+FO a cada 20 dias...
Anderson Neuhaus04/12/2011 11:18
ótima ramificação! acompanhando...
nickyfury04/12/2011 13:09
bonsai
Marcio, como ainda estamos na primavera, voce pode desfolhar totalmente, sem nenhum problema, podar e aramar, se quiser. A época é excelente para fazer essas intervenções. O importante é não mexer nas raizes, ou seja, não fazer replantio ou transplante, que só devemos fazer no inverno. De resto, mantenha o cultivo: rega, sol o dia inteiro, adubação leve.
Não podemos nunca comparar nossas plantas, cultivadas em vasos, bacias e outros recipientes, com as plantas, ainda que da mesma espécie, cultivadas no solo. Há um grande diferencial entre o cultivo de solo e o feito nos vasos, com respostas diferentes tambem. O resultado nunca será o mesmo, ainda que alguns pontos possam ser coincidentes vez ou outra.
hraphi04/12/2011 13:27
Nick, quando vc diz que devemos replantar somente no inverno, vc está se referindo a Jabuticaba ou se encaixa a outras nativas aqui do Nordeste?
Pergunto isso pq achava que na primavera era a época ideal pelo fato da planta está saindo do repouso. Fiz uma desfolha total em em uma Jabuticaba, em uma pitanga e uma acerola. A Jabuticabeira e a pintagueira já responderam com novas e vigorosas brotações, entretanto a aceroleira retirei da mamadeira, ou seja, fiz um transplante, e até agora nada de novas brotações. Seria esse o motivo, o transplante? Creio que não corro riscos de perder a planta, a acerola é bem resistente, deixei algumas folhas para servirem de termômetro e estão saudáveis, mas queria saber se o replantio atrasou o desenvolvimento de alguma forma? E se o inverno é época ideal só para a Jabuticaba...
Abraços, e obrigado desde já.
Desculpe "poluir" o tópico com algumas fotos, mas abaixo estão as plantas que me refiro no post...

nickyfury05/12/2011 10:04
bonsai
Hraphi, de uma maneira geral o inverno é a época correta para proceder a reenvase ou replantio, favorecendo que possamos podar o excedente de raízes, sejam elas pivotantes ou capilares, dessas tres espécies. Importante ressalvar que apenas a jabu e a pitangueira é que são nativas, pois a aceroleira, embora muito cultivada no nordeste, não é uma nativa. Mas funciona tambem no inverno.
O inverno é a época adequada em razão de que nesse período, algumas espécies, particularmente essas tres, estão em dormência, facilitando determinadas intervenções, não possíveis de serem executadas em outro período do ano. Para voce ter uma idéia da complexidade desse fenomeno, na primavera eu ouso podar até 70% ou mais de raizes capilares de espécies como a caliandra, o acer burgerianum, ligustro, pingo de ouro, resedá, ulmus, celtis, piracanta, dentre outras, mas não ouso sequer tocar nas raizes das tres espécies que cito no inicio.
Entretanto, na primavera podemos desfolhar, podar e aramar essas tres, sem nenhum problema. Considere a paciência como a melhor ferramenta para lidar com elas, aguardando sempre a época mais propicia para executar os trabalhos necessários e vc sempre terá respostas favoráveis, no sentido de ter plantas saudáveis e com crescimento/desenvolvimento vigoroso. Isso sem falar que o melhor cultivo, para as tres, é o sol pleno, o dia inteiro, o ano inteiro. O resto, é ficção cientifica e cansaço dos apressadinhos. 😈
prumodeq05/12/2011 12:42
Nicky
O que você usa como adubação da jabuticaba? Osmocote, orgânica, líquida...
Abraços
hraphi05/12/2011 13:22
Valeu pela elucidação Nicky, obrigado.
Leo_05/12/2011 16:52
Nick... tenho 1 jabu em casa ..
Comprei ela a um 20 dias mais ou menos, tive que fazer um transplante imediato pois o recipiente que estava saiu no momento que levantei a planta... Tirei 60% raiz pivotante, pois tinha muita raiz capilar na parte superior, pois nao mexi em nada nas raízes superiores so acomodei no primeiro recipiente que eu tinha no momento... Uma Bandeia de vaso! kkkk
Principiante e assim mesmo... kkk
E fiz uma poda geral nela... fui muito basico pois nao cabia dentro do meu carro...
No mais ela esta se recuperando maravilhosamente BEM. Esta Super vigorosa... Brotando por todos os lados...
Essa foto foi a 12 dias.

By
leo_leo_cs at 2011-11-24
...então está aparecendo muitas brotações no mesmo ponto.
Como vc ja tinha me aconselhado antes devo remover o excesso de brotações no mesmo ponto e manter somente uma?
Estou certo?
Otoniel Santos05/12/2011 22:34
Re: JABUTICABEIRA: desfolha total, poda geral
Realmente Nick a pasciência frutifica. Parabéns!!!
nickyfury06/12/2011 07:53
bonsai
Leo, no caso dessa sua planta em particular minha sugestão é que mantenha as brotações como estão, sem retirar nada. A planta está numa fase de recuperação, e se voce podar agora corre o grande risco de perder a planta inteira. O ideal agora é manter a planta estabilizada, fornecendo a ela apenas agua, via rega diária apenas uma vez ao dia, de preferencia ao final da tarde, sol pleno o dia inteiro e mais nada.
Não adube em hipotese alguma, nem arame nem realize nenhum tipo de poda ou corte além dos que já efetuou. Voce só irá fazer adubação quando a planta retornar sua vitalidade, exibindo forte e intensa brotação em todos os galhos, ou seja no minimo daqui a uns oito (0😎 meses ou mais tardar. Só volte a podar, aramar e desfolhar na primavera do ano que vem. Até lá, muita paciência e os cuidados que citei acima.
Leo_06/12/2011 11:04
Valeu pelas dicas nick!
Flavio Francisco06/12/2011 14:06
nickyfury,
obrigado pelas informações.
desfolhei minha jabu ontem e já coloquei ao sol. vamos ver o que vai dar.
desde que vc disse pra colocar ao sol pleno, tenho feito isso e noto um desenvolvimento muito maior na parte da planta que pega mais sol.
mas, é como eu te falei, as rajadas de vento aqui são fotes a ponto de desfolhar parte das plantas que ficam na beirada da sacada.
entao por isso tenho deixado dentro de casa quando faço desfolha. mas vamos ver desta vez.
abraço
nickyfury06/12/2011 15:27
bonsai
Prumo, a adubação irá depender basicamente da planta em si: se for uma planta grande, com um tronco grosso e estiver em desenvolvimento, eu uso a velha dobradinha torta+farinha+FOSWAY. Se for um bonsai, uso apenas osmocote, independentemente do tamanho/grossura de tronco, para evitar perder a formação estrutural.
Plantas iniciais, dessas que a gente retira do chão, uso apenas FOSWAY, nas primeiras 5 adubações iniciais, partindo para a dobradinha em seguida. É preciso ficar atento apenas para a diluição correta do FOSWAY quando misturar com os outros dois componentes, para não ficar muito forte e queimar as folhas, o que pode acarretar perda material.
De uma maneira geral, enquanto a planta estiver em formação (crescimento/desenvolvimento) sofrendo podas, desfolhas e aramação, é preferível usar uma mistura mais rica em micro e macro nutrientes, fazendo aplicação periódica (eu uso a cada 45 dias), inclusive no inverno, quando adubo menos mais mantenho a adubação constante.
O osmocote, que é um quimico de liberação lenta, é mais recomendado para o bonsai pronto, em que estamos preservando e executando trabalhos mais delicados, sem muito radicalismo. Nesse caso, devemos pausar a adubação, realizando aporte apenas em determinadas épocas do ano, e não constante como antes. Podemos fazer um aporte leve no outono, para deixar a planta estabilizada para o inverno, e um bem leve no final da primavera, se não houver frutificação tardia. Vale sempre lembrar que há osmocote com vários tipos de período: tres meses, seis meses e nove meses, então cada caso é um caso e deve ser tratado de acordo com isso.
AguiaR07/12/2011 14:59
Olá pessoal,
recentemente eu vi esse post do nick, muito elucidativo por sinal, e aproveitei para tomar conhecimento em como proceder com uma jabuticaba de uma amiga que se encontra comigo.
Ela inicialmente estava na minha varanda (apartamento) e vendo que elas gostam de sol, eu a coloquei na laje do prédio, assim, ela pode pegar todo o sol da manhã (até umas 13:00), já que na varanda pegava somente o sol até as 10:00... Bom, identifiquei que após essa mudança suas folhas começaram a secar nas pontas. Gostaria de saber se é a exposição ao sol, ou o que pode ser?
A única mudança realizada na planta foi justamente essa troca de local.
Agradeço desde já a atenção de todos!
Abraços!
Nick, um dia chegarei em seu nível de desenvolvimento de bonsais! 😛
prumodeq07/12/2011 15:16
Nicky
Perfeita esta sua explicação sobre a associação de adubação x formação.
Vou colocar mais adubo, pois apesar da minha jabuticabeira já estar praticamente formada, sofreu um bom período de maus tratos após a morte do antigo dono e agora, depois de um período de "internação", consegui recuperar a menina...
Abraços
nickyfury07/12/2011 20:46
bonsai
Aguiar, a mudança realmente age dessa forma: como a planta agora recebe mais sol, terá que haver um período de adaptação para que consiga suportar a carga maior de intensidade solar. É normal, então, que as ponteiras fiquem murchas ou sequem e morram, à medida em que a planta, aos poucos, vai se condicionando a mudança. Não há o que preocupar, então.
Quanto a nivel de desenvolvimento, tenho certeza que voce em pouco estará dominando bem a arte do bonsai. Ah, sim. Nunca diga nem escreva "bonsais", pois trata-se de uma palavra composta por dois termos (kanji) japoneses, e o idioma não admite genero feminino/masculino nem plural, ok? O correto é escrever/falar BONSAI, no singular mesmo, ainda que possamos dizer no velho e bom português que temos uns 500 BONSAI. 😉
AguiaR07/12/2011 23:25
XD
Perdoe-me a ignorância!
Grato pelos esclarecimentos!
Abraços
Jamerson Pereira30/06/2012 23:05
Olá, NickyFury! Desculpe-me por usar seu post para tirar uma dúvida, mas como o assunto em questão é jabuticabeira e seus procedimentos, então lá vai. Tenho uma jabu que apresenta fortemente uma tendência ao estilo moyogi (veja o post
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21566 ). Estamos agora no inverno e alguns bonsaístas afirmam que a melhor época para transplantar a jabu é na primavera, início dela para ser mais preciso (veja exemplo em
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Jabuticaba.htm ). No entanto, vc sugere que o transplante seja feito no inverno e aramagem, desfolha, poda de galhos na primavera. Assim, pergunto: fiz correto ao desfolhar minha jabu agora? qual o próximo passo? Agradeceria muito pela ajuda, amigo Nicky! Abraços.
Andre Antoniazzi02/07/2012 19:08
bonsai
Ola amigo nicky otimo trabalho tambem tenho uma jabu,algumas pitangas e algumas goiabeiras que fiz yamadoris agora no inverno e tenho tido otima resposta das plantas o que voce nos expos aqui quanto as expecies citadas por voce sera quem isso se aplica no nosso clima aqui do sul?Tenho lido algumas materias do mestre hikada que desfolha totalmente as jabus no inverno realizei isso no ano passado em minha jabu e tive sucesso mesmo tendo lido algumas materias dizendo que a epoca propicia seria na primavera.Mas parabens pelo material e mais uma aula pro meu arquivo.
Abracos
MARCIO ROLDÃO03/07/2012 00:04
Muito bonita, a coloração se parece com a de uma pitangueira.