Yamadori, acerola 37 anos.
Arthur Medeiros04/12/2011 15:15
Yamadori, acerola 37 anos.
Pozzana04/12/2011 16:50
Belo material. Quando ela se recuperar, vale separar sim!
Guilherme Luz04/12/2011 22:18
Ah eu num separava não, vai estragar o nebari, e alem do mais ela tá mais charmosa assim.
Mas cada um é cada um né?
Acompanhando...
Arthur Medeiros05/12/2011 14:08
É verdade Guilherme, pensei muito sobre o nebari, realmente acho que não funcionaria não!
Até mesmo pq talvez eu tente algo como um trabalho que vi do
Ghaham Potter onde ele trabalha troncos relativamente parecidos. Talvez quando minhas técnicas estiverem mais ''afiadas''. Até lá, muita água passará em baixo da ponte 🙂
joellagunasc05/12/2011 17:57
Arthur , belo material , eu so abaixaria a altura dos troncos , um mais que o outro.
Joel
Laudir05/12/2011 19:01
Arthur Medeiros escreveu:
Até lá, muita água passará em baixo da ponte 🙂
melhor mudar seu ditado senão a planta morre desidratada:
Até lá, muita água passará pelos drenos deste vaso!Arthur Medeiros05/12/2011 19:38
JOEL, penso nisso também, talvez o da esquerda um pouco mais baixo, vou só esperar minha Dremel de Natal (minha esposa é d+ 😄) ja sei até o presente hahahaha.
LAUDIR, é verdade rsrsrrs, melhor mudar mesmo o ditado ''até lá, muita água passará pelos drenos deste vaso'' agora sim 😛
Edmilson Junior05/12/2011 22:30
Companheiro, a 2 anos atrás, justamente nessa época um amigo me presenteou com um yamadori desse calibri ou até maior um pouco. Minha sugestão é como os amigos já falaram, deixar o tronco com aparência mais grossa um pouco mais alto que o outro, assim, dará a idéia de uma planta ser mais velha e outra mais nova que se fundiu na base. Mas por enquanto, curta sua planta, deixe a crescer livre por pelo menos um ano para ter certeza que não perderá esse belíssimo material. Abraço e boa sorte!
Anderson Neuhaus05/12/2011 23:20
belo material, vamos ver a evolução!
basmooca06/12/2011 09:42
Cara quanto yamadori!!!
Depois me passa esse bairro ,kkkkkkk
Parabéns !!!
Tiago R06/12/2011 10:06
Terá muito trabalho pela frente hein. 😄
Arthur Medeiros06/12/2011 14:31
Edmilson - Justamente, vou curtir a plantinha deixa-la crescer bem, enquanto isso vou estudando a maneira correta, mas acho que é esse mesmo o caminho dos 2 troncos, é isso ai 🙂
Basmooca - Só na rua da minha sogra existem cerca de 30 ou mais Bouganvilleas que serão arrancadas pra dar lugar a ipês, pena eu não ter lugar pra cuidar de boa parte delas. Lá é um condomínio de chácaras, existem chácaras muito antigas que são vendidas e acabam retirando as plantas ''velhas'', ou seja, azaleias, pinheiros, pingos de ouro, pitangueiras... Vou pegando o que consigo...
Tiago R - A idéia é essa, ter muito material pra trabalhar daqui uns anos 😄 enquanto isso vou juntando também mais experiencias com vocês aqui no forum 😉
marau06/12/2011 20:46
Uma pena, era uma bela árvore, um desperdício utiliza-la para tentar fazer um bonsai.
Arthur Medeiros06/12/2011 20:52
MARAU, concordo plenamente com você meu caro. Mas no caso, seria um desperdício deixa-la morrer e não tentar salva-la de alguma forma como estou tentando, não sei se teve a curiosidade de ler acima, mas explico bem o porque disso tudo.
Realmente era uma bela árvore, farei o possível para que vire um belo bonsai, ou que pelo menos continue viva por vários anos ainda.
Grande abraço! 😉
Arthur Medeiros18/12/2011 19:13
Separação e Redução
Bom pessoal, a acerola já havia começado a brotar, mas seguindo a orientação e opinião de alguns amigos, pessoal da AGB, que entende muito, acabei separando os troncos que estavam fundidos apenas por uma parte da raiz. Com isso, fiquei com dois materiais muito bons.
Fiz uma redução nas duas partes... Na primeira planta, a bifurcada, eu abaixei o tronco mais fino.
Na segunda planta, fiz uma redução maior.. retirei quase a metade do tronco. Selei e escovei bem o tronco pra facilitar a brotação. Confiram abaixo.

Tiago R18/12/2011 22:16
Akioshe19/12/2011 03:22
Acompanhando.
Lucinei Reis04/02/2012 22:02
Oi Arthur, como esta este pequeno toquinho rsrsrsr 😂
Guilherme Luz04/02/2012 22:47
Nossa cara, bonsai é mesmo necessário ousadia, eu não teria separado comedo de estragar o nebari, mas como eu havia dito cada um é cada um. E parabéns pela coragem, agora vc tem dois ótimos materiais...
Quero muito acompanhar a evolução destes.
Posta foto ai dessas jovens senhoras....
hehehehehe
Arthur Medeiros29/04/2012 19:05
Fotos 4 meses depois
Bom, 4 meses depois, tirei hj algumas fotos com um IPAD, por isso não estão muito boas.
A parte maior, bifurcada, está mais vigorosa, e apresenta mais galhos, enquanto a outra parte, está ainda pouco desenvolvida, acho que com a separação dos trocos ela sofreu mais, ficou com pouquíssimas raízes, mas ainda tenho esperança de que ele possa se recuperar e nascer bastante galho.

Laudir29/04/2012 22:53
Se desfolhar, ela vai brotar com um vigor maravilhoso.
eu fiz isso logo após um falso transplante na minha, ficou fantástica de brotação!
Arthur Medeiros29/04/2012 22:58
Laudir, será que é prudente essa desfolha? Eu cheguei a pensar nisso, mas como não tenho experiencia suficiente, não quis ''experimentar''. Talvez seria melhor fazer pelo menos com a que está mais forte no momento.
AguiaR29/04/2012 23:16
Na minha opinião, deixaria crescer livremente, sem alguma intervenção.
Acredito que o momento seja de descanso e tentativa de recuperação total. Simplesmente faria o aporte de abudo e esperaria ainda alguns meses para poder começar a mexer nela. Se minha faria isso...
Acho que no máximo faria uma poda na ponta dos galhos para surgir novas brotações, mas só faria isso se eu notasse que a planta estivesse apresentando grande vigor e recuperação na sua brotação.
Apesar de acerola aguentar "rojão", se minha, não faria nenhuma intervenção no momento! 😄
Abraço e parabéns, é um lindo exemplar!
Vai ficar maravilhoso!!
Arthur Medeiros17/06/2012 08:26
Intervenções
Mário César B Moro24/06/2012 00:51
Ta nascendo... com o tempo e suas intervenções, em poucos anos terá um bonsai ''centenário''.
😎