Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Cerejeira Anã

JeanBenatti05/12/2011 09:19
Ajuda com Cerejeira Anã
Amigos,
gostaria da opinião de vocês para que rumo dar a esta cerejeira anã.

No próxima primavera penso em colocar no escorredor, mas até chegar quero ir estudando e trabalhando para um formato que poderei dar a ela.

Gostei do nebari, por mais que esteja um pouco enterrado. Quero desenterrar no transplante.

Alguma sugestão?

nickyfury05/12/2011 10:56
bonsai
Que tal selecionar um desses galhos cortando fora todos os demais? Assim voce pode aramar o galho escolhido, dando a ele um leve movimento sinuoso e mantendo seu crescimento, para que mais à frente, quando o galho atingir uma grossura melhor, possa então estar estilizando a planta. No caso, creio que o melhor estilo seja o moyogi. 😄
Mcdonald05/12/2011 12:13
Acompanhando!!!
JeanBenatti05/12/2011 13:08
Obrigado nickyfury pelas considerações, gostei da sua proposta.

Andei observando outras cerejeiras anãs, e é comum elas terem uma grande formação de ramificações logo no troco principal. Esta era a única entre as mudas, que tinha apenas 1 tronco, as demais todas tinham uma quantidade de ramificações ainda maior.

Vejam também que tem uma raiz aérea já desenvolvida saindo de 1 dos galhos. Faz sentido deixar essa raíz aí?
nickyfury05/12/2011 20:15
bonsai
Esse tipo de raiz não faz sentido manter nessa espécie, portanto corte logo fora, bem rente ao caule, aplicando uma pasta seladora no local, para impermeabilizar e garantir uma cicatrização saudável. Após cortar no caule, puxe ela para fora do recipiente de cultivo, para arrancar mesmo do solo.
JeanBenatti16/01/2012 14:03
Pessoal,
tirei mais algumas fotos de como está a minha muda da Cerejeira Anã, e também como ficou após a armação.

Pensei em preservar o tronco principal, até porque boa parte do mesmo está enterrada. Quando eu transplantar quero deixar o tronco mais a mostra, dando mais altura ao mesmo.

O que acham?

Fotos antes da armação e pequenas podas da copa.

Fotos depois da armação. Como eu não tinha disponibilidade imediata de arame de cobre, utilizei pneu para proteger o tronco do efeito da tração.