Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola, qual a sua opinião?

jonathananisio06/12/2011 19:25
Acerola, qual a sua opinião?
Boa tarde galera!!

Estou trazendo hoje para vocês uma das minhas espécies favoritas, a acerola. Não posso dizer que é uma das minhas favoritas pois todas que tenho são especiais para mim, mas essa acerolinha é muito bacana tendo em vista que eu a tenho desde que germinou debaixo do pé de acerola do meu quintal.

Em resumo é uma acerola que tenho literalmente desde o início e inclusive do meu início como aprendiz de bonsaista, a mais ou menos cinco anos e meio. Infelizmente não tirei fotos do início dos trabalhos mas tenho umas outras que mostram uma leve evolução.







Espero que tenham gostado e aguardo opinião dos colegas.
marcio gabiatti06/12/2011 20:13
Muito bem encaminhada amigo jonathananisio agora é trabalhar a parte aerea e suas ramificações parabens..
Arthur Medeiros06/12/2011 20:58
Concordo com o Marcio, me parece bem encaminhada, bem legal sua acerola meu amigo. parabens! 😉
jonathananisio07/12/2011 09:10
Valeu Marcio e Arthur logo postarei novas fotos do andamento,
mas tem uma coisa que me intriga não sai brotação de jeito
nenhum do lado direito bem na segunda curvatura do caule.

Alguém conhece alguma técnica para induzir brotações específicas em
aceroleiras?
Anderson Neuhaus07/12/2011 11:23
Ela tem um movimento muito legal! tem muito futuro, parabéns...
jonathananisio07/12/2011 16:52
Quem vê agora nem imagina o quanto eu já fiz besteiras no início, tadinha.
Ser uma das primeiras de quem está aprendendo sofre.. rsrsrsrs...

Valeu Anderson!!
Roni07/12/2011 21:31
jonathananisio;


Também concordo que um novo galho no ponto que vc cita melhoraria sua planta. Para tentar conseguir a referida brotação, exponha mais ao sol este lado da planta.

Na foto não é possível perceber qualquer galho de fundo na planta, por isto não há profundidade, ou estou enganado?
Mateus07/12/2011 23:19
Eu tbm tenho esse serio problema de brotos q não nascem nos pontos desejados da planta (tbm uma acerola)...

E jonathan sua planta tem futuro!!Parabens..
hraphi08/12/2011 02:45
Legal o movimento, tenho uma parecida , tb via semente, mas apesar de só ter dois anos o tronco está um pouco mais grosso, achei fininha para cinco anos, rsrsrsr.
jonathananisio, acho que um escorredor e mamadeira, seria uma boa...
nickyfury08/12/2011 15:43
bonsai
A unica maneira de fazer nascer galhos onde eles não existem consiste em cortar fora, rente ao caule, todos os galhos atuais, aplicar pasta cicatrizante neles e aguardar as novas brotações, que certamente irão ocorrer onde antes não existiam. Fora isso, não há nada que estimule novas brotações. 😲

Em relação a essa planta, minha sugestão é reduzir o comprimento de todos os galhos, pois estão longos sem precisão, promover uma desfolha total, e aramar os galhos, dando a eles um leve movimento sinuoso lateral, para ficarem em harmonia com o caule da planta. Novos galhos em posições opostas não são necessários, pois um bonsai é construído com um minimo de galhos, não com um máximo, então é dispensável a ocorrencia de galhos onde voces estimulam que eles venham.

Por outro lado, o tamanho dessa folhagem é desmedida, e isso ocorre por que a planta está sendo cultivada em local com sombra, substrato muito umido. Sugiro expor a planta ao sol intenso, o dia inteiro, com rega apenas uma vez ao dia, de preferencia ao final da tarde. Os galhos devem ter seu comprimento reduzido por que a planta não apresenta triangulação correta. O triangulo da estrutura aerea tem que ter base larga e estreitamento à medida em que se aproxima do ápice, para haver harmonia estética visual. Fazer bonsai é fácil, o dificil é fazer bonsai com qualidade técnica superior. Mas ainda há tempo de melhorar sua mudinha de acerola e torná-la um bonsai de qualidade. É só querer. 🙄
Roni08/12/2011 20:26
Nick;

Concordo com quase tudo que você disse, com exceção da rudução do tamanho dos galhos uma vez que os mesmos estão muito finos e tenros ainda e deixá-los crescer livremente por mais algum tempo, dando os movimentos laterais que você sugeriu, fará com que fiquem mais apropriados à espessura do tronco. 😄 😄
marcio gabiatti08/12/2011 20:59
Amigo Jonathananisio como disse esta muito bem encaminhada, e concordo quando o Nick fala que um bonsai e feito de poucos galhos, se essa planta fosse minha eu ia aramar os galhos dando uma leve sinuada para harmonizar com o movimento dela e podaria assim:

Mais em frente trocaria para um vaso menor.

Abraços...
jonathananisio08/12/2011 21:22
Roni, obrigado pela dica inclusive tenho feito isso desde que cheguei a conclusão de que um novo galho naquela região seria legal. No caso existe galho de fundo vou postar novas fotos.

Mateus, pois é tenho seguido a dica do Roni que seria deixar o lado que desejamos brotações mais exposta a luz do sol, mas comigo não tem dado certo. Concordo com o nicky no sentido
de que não existe uma "receita de bolo" para isso.. uma alternativa seria cortar todos os galhos e esperar novas brotações!

hraphi, pois é o tronco ainda está fino justamente pq a planta está a muito mais tempo em um vazinho de bonsai do que um balde maior para treino, mas tenho planos de colocar em um escorredor!

nicky, muito bacana os seus conselhos (pretendo segui-los), mas acabei realizando algúns procedimentos hoje pela pela manhã e felizmente algumas coisas do que você aconselhou.

-Reduzi um pouco os galhos do patamar de cima para corrigir o aspecto fazendo ela ficar mais triangular. Observem nos galhos do lado esquerdo que o de baixo ainda está mais fino do
que o de cima, por isso, estou deixando ele crescer livre, para engrossar.

-Fiz uma desfolha parcial do lado esquerdo pois o lado direito simplesmente parou de crescer. Para assim estimular o desenvolvimento do lado direito (me corrijam se eu estiver errado).

-Aramei o lado esquerdo dando uma leve sinuosidade.

E nicky você acertou, a planta só está pegando sol das 7:00h até às 11:30 mais ou menos favorecendo muita umidade e estou regando apenas uma vez e no final da tarde.

Obrigado a todos pelas orientações!
jonathananisio08/12/2011 21:30
Marcio, muito obrigado pela projeção ficou muito legal! captei a idéia do nick e sua mas o fato de não ter encurtado
ainda esses galhos é pq os de baixo ainda estão mais finos do que os de cima.

Veja só nas novas fotos...
jonathananisio08/12/2011 21:37
Novas fotos:









Qual a sugestão do amigos? levando em conta que pretendo ainda encurtar
os galhos (inclusive o ápice), para dar mais harmonia ao conjunto.
Mateus08/12/2011 22:02
Acho q ta bem encaminhada 😉
Mas se fosse minha, eu deixaria os galhos de baixo crescerem livres por enquanto para engrossarem.Depois os cortava + ou - na metade para formar a estrutura aerea dela e, assim dar mais harmonia.
Como exemplo veja nessa minha acerola q os galhos inferiores são levementes mais grossos q os superiores:



Então acho q o caminho é por ai msm...

Boa sorte! 😉
Alexandre S. Coelho08/12/2011 23:05
Oi Jonathan

Sua aceroleira tem um belo movimento!
Gostaria de sugerir mudanças quanto ao desenho dos galhos que para mim ficaria mais natural se fossem levemente ascendentes (para cima) 😉
Veja nestes belos exemplares:
nickyfury11/12/2011 07:59
bonsai
A sugestão é voce faça isso o quanto antes. Mas, primeiro, proceda a uma desfolha total, usando uma tesoura de pontas finas corte fora todas as folhas, sem exceção, no talinho, mantendo o talinho preso ao galho (com o tempo ele seca e caí, mas é preciso mantê-lo). Assim ficará mais fácil vc fazer o que sabe que precisa fazer e pronto.
Lucinei Reis11/12/2011 18:49
Esta ficando ótima só acompanhando !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Guilherme Luz12/12/2011 22:40
Acerola também é minha especie favorita, e vc tem um belo material nas mãos, vou acompanhar em breve vou atualizar os tópicos dos meus exemplares, ai conto com a sua opinião.

Até logo...
Luciano Carrarini14/12/2011 08:32
Ola amigo !!! baseado nas experiencias que tive , acho q voce deve usar mais a tesoura ... Da medo ,mas depois ela te recompensará ...
Lucinei Reis16/12/2011 23:58
Acompanhando !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 😄 😂