Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ESTACAS DE PRIMAREVA

Ricardo L C06/12/2011 22:42
ESTACAS DE PRIMAREVA
ALGUEM PODE ME DIZER SE É POSSIVEL FAZER ESTACAS DE PRIMAVERA , SÓ QUE COM UMA BITOLA GRANDE +OU- COM A CIRCUNFERENCIA DE UMA LATA DE REFRIGERANTE???

ALGUEM TEM CONHECIMENTO???

OBRIGADO
Mcdonald06/12/2011 22:55
Fala ai meu véio...

Cara.. fiquei enrolado a tarde toda. Nem deu pra ir ai..

Estacas desse tamanho pegam sim. Tem que ver o substrato ideal.. Mas que pega, pega sim..

Abraço
Ricardo L C07/12/2011 09:08
VALEU MC ...
VOU VER SE PEGO ESSAS ESTACAS COM O CAMARADA.

ENTÃO SE TIVER DE BOBEIRA A TARDE DA UM ALO.

ABÇ
SMART207/12/2011 10:51
heh nessa circunferencia nem vai ser estaca e sim tora heh, será q pega mc pq tipo ela vai ter q absorver muita energia pra manter 1 tronco dessa circunferencia mais ...

planta, vai q pegua né
Kuruta07/12/2011 20:42
Sim, ela pega, dependendo do estado da tora,(se não for muito velha) Já vi estacas mais grossas pegarem. Só trate de usar uma boa pasta cicatrizante pois a primavera adora ter fungos, pois sua cicatrização é lenta e sua madeira apodrece facil.
Use areia grossa, de preferencia de rio.
Deixe umida mai não enxarcada, essa planta se vira bem em solo arenoso e seco.

Isso é o que aprendi até agora por experiencia propria
nickyfury08/12/2011 16:42
bonsai
É a unica espécie que conheço que voce consegue fazer enraizar estacas de qualquer grossura que queira. Basta usar um bom enraizante (recomendo o melhor: superthrive), e enterrar na areia, mantendo em local semi sombreado, com rega sempre que perceber que a umidade abaixo da superficie começa a diminuir.

Para se ter uma idéia dessa possibilidade quanto ao tamanho e grossura da estaca, veja a primavera abaixo, que eu e o amigo Glauco Felix retiramos numa escolha aqui no DF, há alguns anos:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12564&sid=302791d2c17bf95905ae8fcdd168f6d9

Tanto na época como agora não há vaso grande o bastante para conter essa planta, por isso tive que construir um: a base é de concreto e com pedras do cerrado fiz as laterais, usando argamassa. O substrato é basicamente caco ceramico, pedrisco, casca de pinus, carvão. A rega é diária, sempre ao final do dia. Na parte inferior, mais baixa, deixei um orificio para a drenagem da agua. A area recebe insolação diária, o dia inteiro, sem descanso.
FW Maciel12/12/2011 02:52
dá sim, comigo demorou meses mas brotou!

é só ter peciência que uma hora as folhas começam a sair