henrique01/01/2006 15:55
Argila granulada????
li em algum site algo sobre plantar em pedriscos ou argila granulado.
Queria saber se a planta sobrevive apenas em pedriscos sem terra ou quase sem ❓ ❓ ❓
Illex01/01/2006 17:19
Re: Argila granulada????
Olá Henrique,
Sobrevivie sim amigo, a maioria se adpta bem, mas nao é todas, por isso nao podemos generalizar. Porem nao gosto de usar somente pedrisco, uso areia e pedrisco e tambem cacos de telhas ou tijolos, pedrisco e terra de cupinzeiro. Ambos sao muito pobres em material organico e em nutrientes, por isso a adubação ou fertilização tem que ser muito bem balanceada e estruturada, sem errar de tempos em tempos (30 em 30 dias por exemplo), pois será a unica fonte de nutrientes da planta e se falhar, teremos serios problemas. Pedriscos sao bons tambem para coniferas, em algumas regioes no Japão plantam seus matsu somente em pedriscos, depois de 4 a 5 anos, quando vao trocar o substrato parece que tudo se juntou e formou um concreto, é muito singular. Continue seus testes e nos informe. T+ amigo.
Abraços:
Illex
Felipe Frango Zappala06/01/2006 06:28
O Illex agora "cantou a pedra" quando disse a palavra TESTE...
Nesse tipo de substrato (maior granulação) além da necessidade de nutrientes com frequência, a rega se torna sagrada. Faltou um dia, dependendo do grau de insolação, é um caso! isso com o tempo acaba até atrapalhando. EX: Você tentou com isso prover uma maior aeração entre as raízes e o substrato, com o intuito de melhorar de modo geral o sistema radicular, evitar podridão, fungos, fazer uma correção, até mesmo esteticamente preparar as raízes para o posterior envase, etc. Porém, depois de 1 ano você repara que deveria ter usado uma granulação maior, ou então que a quantidade de matéria orgãnica foi insuficiente, etc.
Importante testar e se possível, visitar outro bonsaísta da sua região para trocar uma idéia...
Abração
Marco Nascimento08/01/2006 12:37
Concordo com o Felipe, a granulação maior é boa pra muita coisa, mas se bobear na rega, já era... Sempre faço meu substrato com muita areia, o que já ajuda bastanta no crescimento do sistema radicular...
Tb concordo co o Ilex no ponto da adubação, quanto maior a quantidade de matéria inorgânica, maior a necessidade de adubo. No caso do adubo líquido, eu acho que os 30 dias de intervalo que ele sugeriu são ideais, mas se vc usar algum adubo orgânico ou o Osmocote, nem pense em colocá-lo de 30 em 30 dias, eles têm uma liberação lenta e isso intoxicaria sua planta por excesso de adubo...
Um abração.
henrique08/01/2006 13:36
Mas se eu usase apenas pedriscos com um pouco de areia(Que tipo de areia? aquela de construçao?)para reter um pouco da agua qual a quantidade de adubo, o espaçamento da adubaçao em dias e o balanceamento de N-P-K para uma planta de PH alcalino como o ficus.
Marco Nascimento08/01/2006 14:07
A areia é a areia de construção mesmo, vc só não pode nem pensar em usar areia do mar.
Quanto ao adubo, eu uso o Osmocote, mas se vc quiser usar um adubo líquido desses que vendem por aí, eu aconselharia o 04-14-08, de 30 em 30 dias, não se esqueça que a adubação só deve ser iniciada depois de 30 dias da planta envasada, ok?
Já que vc é iniciante, vale lembrar tb que depois do envasamento a planta não deve ser colocada ao sol, deve passar por um período de 2 a 3 semanas na sombra para se recuperar.
Um abração.