Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

AJUDA PLANTA DOENTE

Edicarlos Roberto09/12/2011 18:12
AJUDA PLANTA DOENTE
Olá pessoal, talvez este não seja o melhor lugar para postar esse tópico, mas é caso urgente pois tenho uma planta (cereja d rio grande) que esta um pouco doente.
de uma semana pra ca começaram a aparecer pequenos pontinhos "enferrujados" e as folhas estão muito fracas, quase caindo sozinhas, basta encostar e elas caem, algumas folhas estão enrugadas, outras debilitadas como podem ver nas imagens, ALGUÉM JÁ PASSOU POR ISSO? O QUE DEVO FAZER? É PRAGA OU DOENÇA? por favor me ajudem....

Uploaded with ImageShack.us

Mcdonald09/12/2011 21:50
Edicarlos...

Cara eu acredito que passei pelo mesmo problema véi... Pesquisei em tudo quanto é canto, até que um amigo me indicou usar sulfeto de cobre. Um pó verde. Diluir a 15% em um litro de água e borrifar 2 vezes por semana durante 3 semanas. Minha laranjeirinha acho que pegou isso ai e pra mim foi tiro e queda. Tenta ai... Só não sei onde comprar. A marca se não me engano era dimmy...

Se alguém mais experiente achar que estou errado, que ajude por favor..

Abraço e boa sorte..
Edicarlos Roberto10/12/2011 09:08
valeu Mcdonald!!

eu já vi alguns posts aqui no forum, mas ninguem havia dito como resolver o problema realmente!!!

mas alguem tem um diagnóstico pro que esta acontecendo? fico na dúvida se é uma bacteria, fungo ou se é uma debilidade nutricional da planta!
Mcdonald10/12/2011 11:15
Então ...

Meu amigo me disse que era um fungo, mas não sabia dizer exatamente qual. Vc transplantou recentemente?
Edicarlos Roberto10/12/2011 11:53
NÃO, COMPREI ... é um daqueles "pré bonsais " que vem em bandejas de plastico.... sei que não é recomendado mas comprei há uns 3 meses pois faz pouco tempo que começei na arte e além desse aí só tenho mudas.. na verdade comprei com a intenção de me aperfeiçoar no desenvolvimento das plantas em um modo geral e não perder as minhas mudas quando transplanta-las na badeja, mas infelismente aconteceu isso....
vai ser uma ótima experiencia tentar curá-la!!!
SMART210/12/2011 12:09
tive probleme bem parecido, se não for o mesmo, so q o meu era num cajueiro, fui procurar um inseticida e tava tudo muito cara tipo 30 reais o Litro mais o pe de caju era relevante e num valia tanto heh, ae me indicaram um tal de Barage (inseticida de gado) segundo eles o principio ativo era bem parecido e podia servir, so num tinha muita garantia ja q era de gado e não de planta, a dose custa 5 reais então num custava nada tenta heh, comprei e misturei tb com 1 oleo mineral q tenho ja q tinha algumas cochonilhas enxendo o saco tb. aparentemente resolveu o problema pelomenoas as brotações novas num vi sinal da ferrugem...

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19413&highlight=

ela dava esse sinal q tem nas fotos la e depois ficava preto o local e ia secando os brotos
Elio10/12/2011 21:27
Edicarlos Roberto escreveu:
valeu Mcdonald!!

eu já vi alguns posts aqui no forum, mas ninguem havia dito como resolver o problema realmente!!!

mas alguem tem um diagnóstico pro que esta acontecendo? fico na dúvida se é uma bacteria, fungo ou se é uma debilidade nutricional da planta!

É fungo!

Pode usar fungicida, Enxofre ou Sulfado de cobre.

abraço
Chaddad11/12/2011 01:06
É um fungo chamado ferrugem das myrtaceas, Puccinia psidii.

É ligado a umidade e as vezes frio, favorezido por chuvas frequentres e orvalho Fungicidas e produtos com silício tem reduzido,, mas de forma preventiva.
nickyfury11/12/2011 16:52
bonszai
Um bom fungico para atacar o problema pode ser obtido a partir da diluição de calda sulfocalcica em agua, promovendo uma asperção bem intensa na planta, tanto na parte superior quanto inferior das folhas. Em seguida, cubra toda a planta com um saco plastico transparente, preso no fundo do vaso e deixe a planta apartada das demais, para controlar e administrar melhor o resultado.
Mcdonald13/12/2011 00:25
Re: bonszai
nickyfury escreveu:
Um bom fungico para atacar o problema pode ser obtido a partir da diluição de calda sulfocalcica em agua, promovendo uma asperção bem intensa na planta, tanto na parte superior quanto inferior das folhas. Em seguida, cubra toda a planta com um saco plastico transparente, preso no fundo do vaso e deixe a planta apartada das demais, para controlar e administrar melhor o resultado.

Nick...

Fiz o uso desta calda diluida a 15 ml por litro nas minhas plantas. E não sei se foi coincidência mas minha laranjeirinha está caindo as folhas novamente..
Será que tem alguma relação?
Pode-se usar nos cítricos também?
nickyfury13/12/2011 06:59
bonsai
Mc, se não me engano, na pagina principal do site do Atelier voce irá encontrar informações mais precisas sobre a volume correto de diluição desse produto, para aplicar em qualquer planta, visando combater algumas pragas. O pessoal mais antigo que eu há muito vem usando para debelar ataques e combater agentes fungicos, com relativo sucesso. A queda das folhas deve estar relacionada não com a aplicação do produto em si, mas com o ataque das pragas, que de uma maneira ou de outra, deixam a planta (tronco, casca, raizes, galhos e folhas) sujeitas a morte prematura.

Em todo caso, dê uma lida na matéria contida no link abaixo, para esclarecer qualquer dúvida a respeito do uso desse produto em citricos:

http://guia.mercadolivre.com.br/calda-sulfocalcica-produto-alternativo-citricultura-13692-VGP