Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

LUSTOSA e suas pequenas obras primas

nickyfury12/12/2011 20:13
LUSTOSA e suas pequenas obras primas
O bonsaista Francisco Lustosa, de Brasilia/DF pediu que eu expusesse as plantas dele no forum, para apreciação e comentários dos amigos e colegas foristas. Bem, comecemos por uma Olea spp:

Há uma discussão em andamento sobre a mudança da frente dessa Olea, bem como do vaso, que passaria a ser redondo. A possível nova frente:

Abaixo uma caliandra brevipes, iniciando floração superior. A beleza do trabalho ficou por conta da area exploratória apresentada pelo shari extenso e o jin contrapondo contra a massa foliar:

Uma nativa cada vez mais difundida e facilmente encontrável na maioria dos viveiros nacionais, o Ptecolobium, desde que bem trabalhado, proporciona sempre um resultado mais que satisfatório, enriquecendo qualquer coleção de bonsai:

Buscar coerencia na exposição da madeira e harmonia visual estética com um estilo avançado, é algo para poucos. O detalhe, nessa planta, fica por conta do movimento retorcido de seu tachiagari:

Perfeccionista extremado, Lustosa demonstra em seus trabalhos sua busca incessante pela qualidade técnica primorosa e artistica, estabelecendo novos conceitos sobre os possíveis limites da arte bonsai, demonstrando sua perícia nos minimos detalhes:

A bouganvillea abaixo é uma estrela antiga na coleção do Lustosa que vira e mexe é apresentada nas exposições de que participa, e que agora ele volta a ela, buscando expandir um pouco mais sua técnica em modificar e melhorar, visualmente, o que consideravamos perfeito:

Minha intenção, ao apresentar esses trabalhos no forum central e não na pagina destinada à exposição dos foristas, é chamar a atenção de todos para a altissima qualidade técnica que esse bonsaista vem alcançando, o que fica demonstrado por sua perícia técnica em explorar de maneira cabal, completa e artistica, sem subtrair ou diminuir a parte técnica do estilo, harmonizando sobremaneira o conjunto nebari-tronco-estrutura aerea.

Há um cuidado extremado em que tudo fique perfeito, em que a harmonia visual, ainda que criada por mãos humanas, tenha um quê de naturalismo, vez que as possibilidades visualizadas no resultado final apresentado é algo inerente às espécies trabalhadas por ele. Por sua qualidade, peças como essas é algo que pouco vemos no cenário nacional atualmente, embora haja ótimos artistas aqui e ali se esforçando nesse sentido.

Espero que essas plantas possam servir de orientação e promover um alcance maior a todos nós, que buscamos sempre avançar em nosso aprendizado da arte bonsai. Ver o Lustosa realizar esse tipo de trabalho é algo raro, mesmo para nós que frequentamos amiude sua casa e seu viveiro. Ele prefere trabalhar sozinho, em paz, aos poucos e com muita paciência, sem ninguem por perto perguntando o motivo disso ou daquilo, no que é muito inteligente da parte dele, ainda que um tanto egoista. Mas os grandes mestres são assim mesmo: apreciam melhor os aplausos, escondendo os segredos.
marcio gabiatti12/12/2011 20:32
Amigo Nicky muito belas e de altissima qualidade como vimos, quanto a primeira especie olea spp na minha humilde opinião ficaria mais harmonico em um vaso redondo.
abraços...
zeluiz12/12/2011 21:46
Plantas belíssimas.
Como é bom ver trabalhos deste nível aqui no Fórum.
Parabéns, aguardo mais postagens assim.
Edson M. Mori13/12/2011 10:16
Lustosa, belíssimos trabalhos e Nick obrigado pelo post.
Estamos a espera por mais trabalhos.
Nick, por favor me envie noticia quando vcs se reunirem em Brasilia. Estou me convidando. Certamente algun dia irei nos encontro de vcs e também tenho vontade de ir para Goiania com o pessoal do Humbertão, mas ele não me convida.
Abraço
Edson
Diogo Justiniano de Holan13/12/2011 10:24
Plantas fantásticas, são trabalhos de excelência.
Parabéns tanto para o bonsaista quanto para o fotográfo.

Abraço.
SEKI - Elio Luis Secchi13/12/2011 18:35
Que beleza de trabalhos Nicky. Parabéns ao Lustosa e obrigado por mostrar. Quanto a nova frente sugerida para a oliveira, acho que o jin não tem ali um bom visual pois lhe é subtraído o elegante movimento que tem com a frente atual... Eu deixaria aí onde está...
abraço
Alexandre S. Coelho15/12/2011 21:16
Muito bom Nicky... O Lustosa é um grande artista!!!

Outro grande bonsaísta daí é o Paulo Ventura, que já participou muito aqui no fórum... Cadê ele heim??? 😕
nickyfury19/12/2011 17:12
bonsai
Alexandre, lamento muito dizer que o Paulo Ventura atualmente abandonou o bonsai. Em seu viveiro, há umas miseras plantas, que sobrevivem a duras penas, não mais recebendo os cuidados que ele tanto se comprazia em fornecer a elas, antes.

Ele abandonou a arte e agora se dedica ao cultivo de plantas ornamentais, como palmeiras (fenix, imperial, etc) e outras plantas, embora mantenha ainda algumas espécies em uma parte de seu antigo viveiro, como pinheiro negro, acer, pitanga, etc.

O Paulo chegou a enveredar pela ceramica, aprimorando-se no trabalho de confecção de peças diversas, bem como de vasos, vindo a comprar um torno, com o qual se tornou um eximinio ceramista, mas dada a dificuldade de implementar a construção de um forno para a queima, adiou esse trabalho para a posteridade, tambem.

Ultimamente, aliás, nem anda mais participando conosco dos nossos encontros e reuniões (eu, Glauco, Lustosa, Roni, Wagner, Leo, Stefanio, Evandro, dentre outros), em que nos empenhamos em estimular e desenvolver novos trabalhos e promover a divulgação, seja através do forum, seja de nossa pagina ou em exposições. Uma grande perda para o bonsai brasiliense em particular, e o bonsai nacional, infelizmente. 🙁
Anderson Neuhaus19/12/2011 22:17
lindos demais parabéns!
Cleuber14/01/2012 14:48
Nicky, quando for acontecer algum encontro, reunião ou algo do tipo da galera aqui de Brasília me avise que com certeza irei comparecer.
Ricardo L C14/01/2012 17:07
SIMPLESMENTE SEM PALAVRAS..... UM DIA CHEGO LÁ>>>>>>
Alcides Junior28/01/2012 09:38
Muito talento...show de bonsai.
Átila29/01/2012 11:43
Muito bacana... Quanto a oliveira, na suposta nova frente, a madeira morta está sobressaindo demais à copa, tirando um pouco do equilíbrio. Na minha modesta opinião, é claro...
Illex30/01/2012 18:35
Nicky,

Realmente os trabalhos são muito belos. Parabéns para o amigo Lustosa.

Minha opinião para a Oliveira e sua frente:

Excelente equilíbrio e muitas possibilidades para evolução desse trabalho que já está muito bom.

Abraço. Ótma semana para todos.
Angela Fernandes31/01/2012 21:20
Alô Nicky !!!!!!
Bela postagem e nunca é demais apreciarmos os trabalhos do amigo Lustosa.
Fiquei um bom tempo admirndo as plantas e não sei qual é a mais bela.
Todas são invejáveis.
Obrigada e dê um abraço no amigo Lustosa.