Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

AJUDA devo podar as estacas amora?

marcelo bh12/12/2011 21:36
AJUDA devo podar as estacas amora?
Amigos, como postei aqui no forum , fiz varias estacas de amora, são mais ou menos umas 10 outras 10 estão começando a brotar

minha duvida é que estão crescendo muito ,elas estão com quase um metro de altura, devo poda-las ou deixa elas crescerem livres?

estes dias tentei dobrar um galinho, para começar condução, mas quebra atoa,apeasar de serem altos,são fracos ainda para dobrar,eles são verdes,nao tem a cor do tronco

obs, os troncos variam espessura um pouco menos que uma garrafinha de detergente e altura também regula a altura da garafinha de detergente

agradeço a opinião

abs
marcelo bh13/12/2011 15:30
amora
Amigos,gostaria de saber se devo podar os ramos das amoreiras?
Green_bsb13/12/2011 17:11
Companheiro, conheço pouco do ramo, mas eu deixaria crescer livre até 2 anos pelo menos. Acredito que propagação por estaca por não possuir nenhuma raíz quando plantada, acaba demorando mais que yamadori por exemplo para ficar bem estabelecida, com muitas raízes capilares. Talvez não seja o caso, pois já li aqui mesmo no Fórum que estaquia de amora enraiza muito fácil. Inclusive com obtenção de resultados bem satisfatórios de estacas bem grossas, bem mais grossas que as do seu caso. Já tem quanto tempo que foram plantadas? Acredito que postando fotos das estacas ficará mais fácil para opinarem com mais precisão também.

Abraços e boa sorte!
marcelo bh13/12/2011 22:29
amora
È Green_bsb ,o problema é que ja estão encostando no telhado da cobertura rss, estou usando uma geladeira deitada de bancada, elas estão em cima dessa geladeira isto com uns 3 meses, daqui 2 anos nao terei mais telhado em casa rss

amanha coloco as fotos

Obs Seu comentário esta certo, elas enraizam violentamente, e eu ainda potencializei com enraizador rss

umas 4 pessoas aqui do forum plantaram na mesma época que eu, com poucos dias de diferença. nao sei como eles estão fazendo a condução com suas estacas

abs
Anderson Neuhaus13/12/2011 23:37
Pode podar sem medo. quando vc poda ela cria novas ramificações assim vc arruma a copa da planta e com certeza se ela esta brotando ja esta emraizada. faça a poda e vc vera como ela vai desenvolver e criar novos galhos.
Green_bsb14/12/2011 08:25
Re: amora
marcelo bh escreveu:
È Green_bsb ,o problema é que ja estão encostando no telhado da cobertura rss, estou usando uma geladeira deitada de bancada, elas estão em cima dessa geladeira isto com uns 3 meses, daqui 2 anos nao terei mais telhado em casa rss

amanha coloco as fotos

Obs Seu comentário esta certo, elas enraizam violentamente, e eu ainda potencializei com enraizador rss

umas 4 pessoas aqui do forum plantaram na mesma época que eu, com poucos dias de diferença. nao sei como eles estão fazendo a condução com suas estacas

abs

Então Marcelo, posso estar enganado, mas acredito que ela crescerá até um determinado ponto, até por que foram plantadas em vaso, certo? Como o vaso é limitado, ela não crescerá tão maior do que está, ao contrário por exemplo se fosse plantada no chão.

Mesmo assim, o ideal mesmo é esperar uma opinião dos mais experientes para ter certeza de como proceder.

Abraço.
Manoel Félix14/12/2011 13:30
Re: AJUDA devo podar as estacas amora?
Pode podar, em poucos dias ela estará cheia de brotos novos. Amora brota extremamente rapido 😄
marcelo bh14/12/2011 15:15
amora
Beleza amigos ,vou da uma pequena poda nos galhos para ajeitar a situação e vou manda as fotos antes e depois

abs