Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiro Vermelho - Floração

SEKI - Elio Luis Secchi13/12/2011 18:18
Pinheiro Vermelho - Floração
Olhem só que doideira...
comprei alguns pinheiro-vermelhos (akamatsu) da Regina, em agosto.
Quando chegaram replantei em vasos um pouco maiores. São mudas jovens, estão completando 3 anos...tem grossura de tronco mais ou menos o dobro da grossura de uma caneta. Eu moro na região da Serra gaúcha, a 750 m de altitude. Um destes pinheiros, deixei com um colega nosso que mora numa região mais baixa, a cerca de 40 m do nível do mar.
Curiosamente, este exemplar, e somente este inventou de florir!!!! Os outros 9 que ficaram em minha casa, nem sinal. Mas me surpreendeu um pinheiro tão jovem florindo!!! Alguém tem algum comentário a respeito???
Vejam as fotos...

abraço
marcio gabiatti13/12/2011 18:35
Elio nunca tinha visto flor em pinheiros, mas me responde isso não poderia ser novas velas??
SEKI - Elio Luis Secchi13/12/2011 18:37
Não, Marcio, são flores mesmo, com pólen e tudo...
abraço
marcio gabiatti13/12/2011 18:59
Não sabia que dava flor, parabens...
abraços...
FW Maciel14/12/2011 01:05
lindo mesmo, impressionante!

será que no norte do Paraná dá pra cultivar, Elio? aqui é consideravelmente quente apesar de ainda ser região sul...
Moreno14/12/2011 09:10
Fala FW Maciel...

somos praticamente vizinhos velho, e posso te dizer com segurança que vc consegue conduzir aqui do memso jeito que os pinheiros negros,

ja quanto a floração eu nunca tinha visto tambem....

Descobri ai em londrina a chacara de um japones que vende mudas a partir de semente, mudas de 1 ano ou 2 super baratas. ainda nao fui comprar, mas vou em breve...

abração
FW Maciel14/12/2011 18:30
nossa, é verdade, uma horinha de distância só...

vc foi na chácara Imagawa?
Moreno15/12/2011 00:26
é essa chacara ai memso, eu nunca fui uns amigos meus ja compraram bastante coisa boa e barata la..

to querendo ir uma hora dessas.. vc conhece?
Alcides Junior16/12/2011 11:34
Linda floração...parabéns. Eu fotografei a algum tempo atraz as flores do shimpaku, muita gente também falava que não floria.
FW Maciel, não perde tempo não, vai na chácara.
MarcoBonsaiPoa17/12/2011 13:42
Elio!Desculpe a inconveniência, mas é muito caro as mudas?Se não quiser postar aqui, pode ser via MP!abç
nickyfury19/12/2011 16:25
bonsai
Além da Regina Suzuki, o site O Bonsai tambem comercializa mudas pequenas de AKAMATSU, pinheiro vermelho, a preços razoáveis (mudas em vasinhos plasticos ou de bonsai a partir de 40 reais), sem incluir o frete:

http://www.obonsai.com.br/loja/index.php?cPath=29_30

http://www.obonsai.com.br/loja/index.php?cPath=27_28

É preciso esclarecer apenas um ponto: no pinheiro negro, cuidamos de estabelecer acículas (folhas em forma de agulha) pequenas, de tamanho bem reduzido. Entretanto, no pinheiro vermelho não há essa preocupação em reduzir o tamanho das acículas. Embora possamos formar lindos bonsai shohin com qualquer das espécies, é mais comum vermos shohin de KUROMATSU (pinheiro negro) que em AKAMATSU (pinheiro vermelho), justamente por causa dessa particularidade de não redução de suas acículas.
Anderson Neuhaus19/12/2011 22:15
que beleza hem! de enxer os olhos!! parabéns.