[ATUALIZADO] Meu primeiro Yamadori (Casuarina)
Manoel Félix14/12/2011 09:21
[ATUALIZADO] Meu primeiro Yamadori (Casuarina)
Há pouco mais de 1 mês peguei uma muda de casuarina na beira da lagoa perto aqui de casa, tinha várias mudas umas com o tronco bem grosso, mas eu optei por pegar uma menor, eu botei em um vaso pequeno, na primeira semana todas as folhas cairam mas uns 10 dias depois já começou uma nova brotação, agora eu não sei o que faço se boto em um vaso maior,se posso aramar. Oque eu devo fazer ?
Uploaded with
ImageShack.usPedro Catarin14/12/2011 22:52
Não tenho certeza da época certa para o transplante Manoel, mas quando possível, plante-a num vaso bem grande, bacia, mamadeira ou até mesmo no chão.
Isso vai fazer ela espichar bastante! Fique esperto com adubação, podas e aramações!
Abraços! 😄
Lucinei Reis15/12/2011 00:19
Acompanhando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Manoel Félix15/12/2011 07:00
Obrigado Pedro. Vou passar ela para uma bacia maior, quanto a adubação eu pesquisei e vi que para essa espécie quanto menos melhor,pretendo um dia conseguir fazer com que ela fique igual a casuarina da foto abaixo:
Uploaded with
ImageShack.usPedro Catarin15/12/2011 17:38
Então Manoel, a Casuarina é uma planta muito rústica mesmo (igual a Leucena) e aguenta muito bem as condições mais precárias de cultivo.
Ela curte um solo calcário e bastante calor. Não é exigente quanto a rega, mas é sempre bom manter o solo úmido. 😉
Dá só uma olhada numas fotos:
Lembre-se, a Casuarina é uma planta que sente bastante as mudanças de solo e umidade, então, já que o substrato que ela se encontra agora é um bem orgânico (aparentemente), no próximo transplante mantenha ela num solo orgânico.
Ou você também pode optar por fazer uma mudança gradativa de solo até chegar em um mais calcário, que é o que ela mais gosta. 😄
Abraços!!
Manoel Félix15/12/2011 18:06
Obrigado pelas dicas Pedro, já providenciei uma bacia agora vou por a terra organica com uma leve mistura de areia (calcária) e ir gradativamente modificando o solo como vc disse, após isso irei começar o processo de aramação para dar as primeiras formas a planta.
Depois posto mais fotos para vcs acompanharem !! 😄
Pedro Catarin16/12/2011 14:48
É isso aí Manoel! Mantenha-nos atualizados! 😄
Abraços!!
fabricio ribeiro11/06/2012 23:36
Acompanhando!!! 😄
Manoel Félix24/06/2012 16:09
A casuarina cresceu bastante e engordou também hehe, vou ver se posto fotos dela ainda hoje !
Manoel Félix24/06/2012 17:30
ATUALIZAÇÃO
Eu tinha comprado uma bacia e tudo pra plantar a casuarina em dezembro do ano passado mas eu desisti e deixei a bacia para uma amoreira, e plantei a casuarina no quintal mesmo, ela creceu muito rápido o tronco engrossou bastante, no dia 15 do mês passado eu resolvi tirar ela do quintal e passar para um pote, foi um pouquinho complicado pois suas raizes estavam bem grandes e eu tirei com o maximo de cuidado para não machucar ela, enfim ela reagiu muito bem ao transplante, no começo deste mês ela já estava dando brotos novos, como ela se recuperou bem rápido eu aproveitei para podar a haste principal e botei pasta de dente para não dar doença no local!! Segue as fotos abaixo :
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.usClaudio Clementino24/06/2012 18:47
Alguém aqui do fórum sabe como se obtém mudas de casuarina?
Manoel Félix24/06/2012 18:56
Claudio Clementino, aqui onde eu moro acho facilmente em qualquer canto da cidade, em cabo frio cidade proxima a minha a casuarina é considerada praga de tanto que nasce e acaba destruindo a flora nativa.
Abraço !
Claudio Clementino25/06/2012 11:50
Não, acho que voce entendeu errado ou eu que me expressei mal, eu quis saber como se produz mudas da casuarina.
Manoel Félix25/06/2012 15:12
ahh sim, eu entendi errado hehe
Creio que seja só plantar as sementes em areia pura !
Manoel Félix25/06/2012 15:14
*
Silas Lanzieri20/07/2012 12:30
Olá. Pre te incentivar, tenho feito algumas experiências com casuarinas e elas repondem muito bem principalmente quanto a flexibilidade, o que nos permite torcer os galhos e troncos. Se po´ssível, poste atualizações com fotos. Boa sorte. Esta é uma das minhas mudinhas...

Manoel Félix24/07/2012 11:57
Gosto muito de trabalhar com casuarinas, a unica dificuldade que eu encontro nelas é lhe dar com as raízes !
Silas Lanzieri24/07/2012 17:47
Olá vizinho... Realmente as raízes das casuarinas são bem sensíveis ao excesso de umidade e a falta de arejamento. Já perdi algumas até aprender que é melhor faltar água do que sobrar nas raízes e os recipientes devem estar bem arejados com muitos furos, inclusive nas laterais. Estou fazendo algumas experiencias podando algumas árvores para yamadori e deixando elas em seu próprio ambiente nativo, (até que estejam devidamente recuperadas do trauma) se ninguém pegar elas antes de mim, acredito que terei boas plantas. Aí em Quissamã também tem muita casuarina? Aqui em Cabo Frio tem até demais... São consideradas verdaddeiras pragas, porque onde elas estão, nada mais cresce, isso me dá a consciência tranquila de colher quantas puder sem estar sendo anti ecológico.
Manoel Félix24/07/2012 19:07
Aqui em Quissamã tem bastante, eu moro na praia daqui e em cada rua tem que ter uma casuarina, as folhas quando caem no chão se acumulam de um modo em que nem ar passa heeheh, e isso compromete a vegetação nativa..
eu já perdi muitas mudas por excesso de umidade no solo e falta de buraquinhos no vaso mas com o tempo se aprende !! eu vou seguir sua ideia em frente minha casa tem uma lagoa e tem algumas mudas de casuarina na sua borda, vou começar a tratar delas ali mesmo e quando estiverem bem formadas as arranco hehe !!
Abraços Silas 😄