FICUS... RC... (ATUALIZADO 17.12.2011)
RCasagrande14/12/2011 16:54
FICUS... RC... (ATUALIZADO 17.12.2011)
CAROS COLEGAS...
COMPREI ESSE FICUS NA SEGUNDA-FEIRA (12/12/2011) NUM ORTO Q TEM AQUI NA CIDADE...
GOSTARIA DE SABER TBM QUAL A ESPECIE DE FICUS EH ESSA???
SEGUE AS FOTUS DO MESMO... ➡️
FRENTE...
LADO1....
TRAS....
LADO 2...
NEBARI, MAL DA PRA VER...
ESSE FICUS EU FIZ UM FALSO TRANSPLANTE PRA UMA BACIA MAIOR NUM SUBSTRATO DE 60% DE PEDRISCOS E 40% DE TERRA VEGETAL, MAS NAUM TIREIR FOTUS... 😕
EH ISSO AI...
ACEITO SUGESTOES DE TODAS AS FORMAS...
ABRACOS...
Nikkei 10014/12/2011 20:15
Como ficou após o transplante?
Eu inclinaria a planta para a direita na primeira foto, deixando como o primeiro galho o que está um pouco mais fino e o outro tronco seguindo como o tronco mesmo. O primeir galho podaria logo depois da primeira ramificação para encurtar e adensar ele. Acho que daria um belo moyogi
RCasagrande14/12/2011 21:32
CARO NIKKEI...
PENSEI A MSM COISA, MAS ACABEI PLANTANDO DO MSM JEITO Q ESTAVA NO VASO QUANDO COMPREI, POR CAUSA DA PRESSA ACABEI NAUM PLANTANDO DO JEITO Q EU KERIA...
AXO Q AMANHA IREI FAZER ASSIM DO JEITO SUGERIDO, COMO FIZ UM FALSO TRANSPLANTE NAUM MEXI NO TORRAO DE RAIZ AI VAI DAR PRA REFAZER O TRANSPLANTE O Q AXAM????
ABRACOS....
Alexandre S. Coelho15/12/2011 20:58
Viajando na sugestão dos amigos... e minha também: 😉 😄

Nikkei 10016/12/2011 08:59
Boa Alexandre,!! Não precisa dizer mais nada.... 😄 😄 😄
Rcasagrande, é mandar ver agora
RCasagrande17/12/2011 11:44
ATUALIZANDO...
AKE QUANDO PLANTEI...
AKE JAH INCLINADA...

RCasagrande17/12/2011 11:48
RCasagrande17/12/2011 11:53
AKE EH O Q TA ME DEIXANDO COM UMA DUVIDA...
NO CIRCULO VERMELHO MOSTA UMA CURVA...
TE ALGUM PROBLEMA, PODE NAUM FIKAR COMPATIVEL COM A IMAGEM DA ARVORE... ❓ ❓ ❓
ALGUEM PODE COMENTAR ESSE CASO...
CASO OCORRAM DUVIDAS EH SO OLHAS NAS IMAGENS ANTERIORES PRA VER COMO FIKA O ASPECTO DA ARVORE...
ABRACOS....
AguiaR17/12/2011 15:13
RCasagrande, to quase na tua cola né?
hehehehehehe
Bom, eu sou iniciante no bonsai... mas eu acredito que você poderia podar este ápice e pegar esse galhinho que está a esquerda na foto, e torná-lo o novo ápice. Ou até um alporque!
Mas espera alguém mais experiente, Alexandre ou Nikkei por exemplo! 😄
Abraços
RCasagrande17/12/2011 16:16
CARO AGUIAR...
QUANDO EU COMECEI TBM FIKAVA, E AINDA FIKO NA COLA DE QUASE TODOS E ASSIM A GENTE VAI APRENDENDO MAIS AINDA...
EM QUAL FOTU VC SE REFERE DA RETIRADA DO APICE, PARA FAZER UMA ANALISE DA OPCAO... ???
AGUARDEMOS TBM A OPINIAO DO MAIS EXPERIENTES...
ABRACOS...
Nikkei 10017/12/2011 16:35
Casagrande, na imagem do Alexandre observe como o ápice se alinha com o início do tronco. É interessante fazer isso em todos os âbgulos que vemos, inclusive na foto que marcou com círculo, pois isto demonstra o equilíbrio da planta que naturalmente ela buscaria.
Vendo ela "de lado", o que seria a foto que marcou com o círculo, seria bom se ela apresentasse movimento no tronco que vemos subindo reto e lá em cima faz a curva que você citou como "fora do conjunto". Ñão tem problema, por isso escolhemos uma "frente" que melhor represente a planta.
O que eu faria em relação a foto citada seria trazer o ápice em direção ao centro, mas olhando também principalmente a frente juntamente, para definir a posição nova. Pode tentar tracionar este galho mesmo (que acho ser possível ou então trabalhar um novo ápice também.
AguiaR17/12/2011 16:46
Posso estar enganado, mas estou percebendo que há uma conicidade invertida, é verdade?
Estou tendo essa sensação, justamente no local em que você circulou. Nesse mesmo local, existe um galho à esquerda, poderia ser ele o novo ápice através de aramação, favorecendo a conicidade.
Bom foi essa a ideia que tive assim que vi o seu questionamento. Não sei se funciona ou se se adequa ao projeto que Alexandre fez.
Abraços
AguiaR17/12/2011 16:49
Uma dúvida, qual foi o substrato utilizado?
Pois como está na bacia, vejo um substrato bastante drenante e aparentemente estéril. Ao visto que dizem que na bacia deve ser um substrato com composto orgânico também... uma espécie de simulação do chão...
abraços
RCasagrande17/12/2011 16:57
AGUIAR...
O SUBSTRATO EH 60% DE PEDRISCOS E 40% DE TERRA VEGETAL, EH Q ESSE SUBSTRATO ESTA A 2 CM ABAIXO DA BORDA DA BACIA, AI EU COMPLETEI COM PURO PEDRISCO, POIS TA CHOVENDO MUITO E SE DEXA-SE DESCOBERTO IRRIA ACABAR TIRANDO A PARTE SUPERFICIAL DO SUBSTRATO E COM ISSO DA UMA QUEBRADA NA CHUVA FORTE COM O SUBSTRATO, SE TORNADO UMA BARREIRA FISICA PRA TBM NAUM COMPACTAR MUITO O SOLO...
RCasagrande17/12/2011 17:09
SUGESTAO...
ELIMINAR O GALHO MAIOR...
TRACIONAR O GALHO MENOR COM A LINHA VERMELHA, ALINHANDO NO GALHO COM A LINHA AMARELA...?????? ❓
ABRACOS...
AguiaR17/12/2011 17:24
Vê se dá pra entender a partir disto...

RCasagrande17/12/2011 17:43
AGUIAR...
AGORA EU INTENDI...
MAS INFELIZMENTE NAUM SERA POSSIVEL FAZER ESSE TRACIONALENTE,
POIS MEU DOG, TAVA ATRAZ DE UM GATO APOUKO E ACABOU ENTRANDO NO MEU VIVEIRO DERRUBOU UM MONTI DE PLANTA E QUEBRANDO ALGUNS GALHOS DE ARVORES E AFETOU ESSE TBM... 😈 😈 😈
TERREMOS Q AXAR OUTRA POSSIBILIDADE...
ABRACOS...
AguiaR17/12/2011 17:48
😲
Sério? Putz....
hehehehehehehe faz parte...
Bom, então depois posta fotos ae de como ficou a planta, para as outras opiniões.
Mas essa eu tinha lhe dito, o que você achou dela?
Abraços