Ricardo L C16/12/2011 22:04
JABUTICABEIRA HIBRIDA
E AI PESSOAL
ENTÃO HJ FOMOS NO CEASA PRA COMPRAR ALGUMAS PLANTAS, E ADQUIRI UMA JABOTICABEIRA HIBRIDA DE MAIS OU MENOS 3 ANOS.
MINHA DÚVIDA É EM RELAÇÃO A MELHOR ÉPOCA DE TRANSPLANTE E PODA .
AGUARDO AJUDA
Mcdonald17/12/2011 01:57
Coloca a foto ai véi..... rs
Essa deu trabalho pra achar...
Yamadore no Ceagesp.. kkkkkkkk
Vai andar assim lá não sei aonde....rs
Abraço ai meu véi.
Ricardo L C17/12/2011 12:32
CARACA NEM FALA´FIQUEI QUEBRADÃO.
FORA O YAMADORI EM PLENA LUZ DO DIA......KKKKKKKK
DEPOIS POSTO AS FOTOS
ENTÃO TO NA DUVIDA COM ESSA JABU, NÃO SEI SE PODO OU REPLANTO OU FAÇO FAÇO OS DOIS
ABÇ
MarcoBonsaiPoa17/12/2011 13:37
E ae ricardo, numa trí!?
Troca de substrato sem poda de raízes, o que chamam de falso transplante, considerando o bom vigor da planta, senão um ciclo de adubação antes da intervenção com poda de raízes...abç e tira umas fotos ae, compartilha!
Leo_19/12/2011 11:00
Mcdonald fui p sao paulo e cabei nao te ligando... Mais nem fui em Atibaia. Outra coisa... mais fui tbm no ceagesp na sexta... cheguei la por volta de 6:00, eu axo que vi vc la vendo bonsai, axo q 3 ou quatro pessoas...
Acabei nao comprando nada! isso q Rodei la por 3 horas...
Mais voltando o tópico... Fiz um Yamadori a uns 30 dias Cortei a raiz pivotante que tinha mais ou menos uns 50% das raízes, e mantive todas as raízes superiores sem cortar nada. e plantei novamente...plantada a Jabu em 30%terra ja adubada, 70%de Areia Grossa. e coloquei durante uma semana a meia sombra, sem pegar chuva. Com regas diárias no fim da tarde depois disso passei pra cima da minha casa. Pegando sol e chuva todos os dias.
Esta super vigorante... com muitas brotações novas por todos os lados.
Jabu Gosta muito de sol e de chuva tbm.
Espero ter ajudado
nickyfury19/12/2011 15:12
bonsai
Ricardo, apesar da variedade hibrida ser resistente, sugiro ao nobre colega manter a planta no mesmo recipiente em que foi comprada, até o inverno do ano que vem, quando será um momento mais garantido para retirar, lavar bem as raizes, cortar fora as raizes mais grossas, sejam elas pivotantes ou não, e replantar, usando uma bacia plastica bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão, terra granulada e casca de pinus.
Agora, porém, o melhor a fazer é proceder a uma desfolha completa da planta, reduzindo via poda o comprimento de todos os galhos, exceto o galho apical, e aramar, se quiser dar algum movimento aos galhos, desde que não seja nada muito forçado. Apos umas duas semanas a jabu voltará a emitir brotações, preenchendo todos os galhos. Nesse momento vc deverá iniciar então uma boa adubação com produtos organicos, como a velha dobradinha torta de mamona+farinha de osso, para criar resistencia e deixar a planta saudável para a intervenção nas raízes, no inverno.
Enquanto isso, sol pleno o dia inteiro, todos os dias, com rega apenas ao final da tarde.