Ficus Clusifólia!
Edmilson Junior22/12/2011 00:10
Ficus Clusifólia!
Pessoal, esse ficus tenho ele a mais de 12 anos. Foi por muito tempo minha cobaia, do nada eu simplesmente eliminava todos os galhos e o deixava crescer de novo.
Após ter participado do encontro do AGB (associação goiana de bonsai), com a ajuda do amigo Elisvan, passei a entender um pouco mais e hoje se encontra nessa situação que seguem as fotos.
Sei que ainda falta muito, más creio que já houve uma razoável evolução.
Seguem as fotos:
Maio de 2009.
Detalhe do nebari ruim.
Dezembro de 2011.
Detalhe da micro orquídea.
(Obs: foi feita a correção do nebari)
Vista de cima.
Detalhe da ramificação.
Fiquem a vontade para críticas e sugestões.
Abraço!!
Eliseu Santos22/12/2011 00:20
Linda planta eu so tiraria a orquidea e isso ne.
parabens conterraneo.
paulo.go22/12/2011 01:18
Eae Edmilson,
fico feliz quando comento algum post de conterrâneo. Também tenho uma cobaia:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19998, essa daí já tem 14 anos, mas nunca recebeu os cuidados que um bonsai de verdade deve ter.
Haverá um curso da AGB para iniciantes no dia 21/01/2012, espero poder qualificar meus conhecimentos para desenvolver uma árvore bonita como a sua.
nickyfury22/12/2011 12:17
bonsai
Edmilson, entre a planta inicialmente mostrada e a que aparece por ultimo percebe-se que houve uma ótima evolução, tanto da planta quanto do bonsaista. No que pese a correção do raizame, creio que o ideal teria sido trabalhar no sentido de melhorar, mas sem cobri-lo ou ocultá-lo, pois o ficus é uma espécie em que o sistema radicular é muito valorado, por apresentar pontos bem diferenciados dos de outras espécies.
Creio que se considerarmos o avanço, o correto agora seria trabalhar no sentido de mudar o aspecto da ausência de nebari, promovendo um alporque na base do tronco. O alporque, no caso, terá apenas por finalidade proporcionar um volume extra de raizes, que mais tarde poderão dar inicio a um nebari radial, o que irá constituir um ponto forte no visual geral de sua planta. Para fazer a alporquia basta fazer um corte de anelamento total (em toda a volta do tronco na base), de no máximo dois cm, retirando um pouco do cerne da madeira após a retirada da casca, aplicar hormonio enraizador no local e cobrir com musgo esfagno, previamente umedecido em solução enraizadora, cobrindo em seguida com um plastico transparente, para visualizar a saída inicial das novas raízes.
É um trabalho simples mas que irá possibilitar um resultado ótimo para sua planta, melhorando significativamente, vez que criará uma harmonia natural para seu bonsai. Quanto a orquia, concordo que um bonsai não é o melhor expositor para ela. Ache um tronco seco, de alguma arvore e acondicione a orquidea nele, que ficará muito melhor. Um bonsai é algo único e não devemos misturar outras plantas, principalmente parasitas, sobre seus galhos, sob risco de parecer algo banal.
Edmilson Junior22/12/2011 18:01
Eliseu e Paulo muito obrigado pelos comentários e dicas de retirada da orquídea, farei o mais rápido possível.
Nick, agradeço o reconhecimento da evolução tanto minha quanto da planta, isso nos força a melhorar cada dia mais.
Quanto a correção feita no nebari, a raiz que cruzava eu a coloquei de modo a fechar uma espécie de buraco existente devido a falta de uma raiz. Com isso, o nebari ficará radial. Na verdade o cobri pra que essa raiz pudesse se desenvolver mais e cortei parte das outras, objetivando que essa engrosse mais que as outras, criando certa uniformidade entre elas.
Todavia, sua idéia é de grande valia e semana que vem vou desenterrar esse nebari e caso não esteja como eu pretendia, farei o que você está sugerindo.
Quanto as orquídeas, como dito aos amigos, farei a extração das mesmas, bem como tentarei um kusamono, pois as espécies são mine.
Vocês indicariam um vaso apropriado pra ela?
Desde logo agradeço!
Anderson Neuhaus26/12/2011 12:06
belo material parabéns!
Edmilson Junior04/01/2012 13:24
Otoniel Santos04/01/2012 16:06
Jr. a evolução foi maravilhosa parabéns!! falha no trabalho eu não consigo apontar apenas uma atenção maior apartir de agora quanto a grossura do terceiro galho em relação aos dois primeiros,mas sua planta ficou show!!!
Alexandre S. Coelho06/01/2012 13:06
Edmilson
Mais um belo trabalho, parabéns!!!
Gostaria de sugerir o vaso, mas antes perguntar se o nebari está enterrado ou começa ali mesmo???
Edmilson Junior06/01/2012 14:10
O nebari está enterrado, é radial, muito bom o nebari dessa planta. Aguardo a opinião.
Abraço!
Alexandre S. Coelho08/01/2012 16:58
Edmilson
Tentei vários modelos e o melhor conjunto ficou com vasos sextavados ou oitavados... Também tomei a liberdade de encurtar e redesenhar alguns galhos:

Luiz Peregrino08/01/2012 19:03
Edmilson,
Belissimo trabalho e a projeção do Alexande com vaso sextavado e o refino na copa que ele deu foi a cereja do bolo que faltava para deixar o bonsai ainda mais espetacular.
Alexandre,
Você é o MAGO das projeções mesmo.
Abraço,
Luiz Peregrino
Rafa09/01/2012 11:30
Ótima evolução, muito linda.
Não tem como não seguir as projeções do Alexandre.
Show.
LEAO09/01/2012 22:09
Beleza! Bela evolução, o vaso ficou legal Alexandre o "MAGO"
André dos Santos Guimarãe11/01/2012 11:16
Só acompanhado e tentando aprender um pouco.
Quanto a orquídea que estava na planta eu concordo com o nickyfury, só que gostaria de salientar que as orquídeas não são parasitas, elas não absorvem nada das plantas em que se hospedam, a não ser o espaço, que ai sim pode trazer problemas pois podem impedir brotações.
nickyfury11/01/2012 14:42
bonsai
André, a questão aqui não é se se trata de um parasita ou não, mas sim que, em sendo um bonsai a finalidade da planta, não há porque enfeitá-lo com orquideas, tenham elas o tamanho que for, ou sejam elas pertencentes a quaisquer categorias botanicas.
O diferencial, no caso, é que a composição deverá ser realizada apenas com a arvore e o vaso, sendo então o trabalho proposto considerado um bonsai. Ao adicionarmos componentes extras ao trabalho, modificamos esse resultado, que passa a ser então considerado um penjing, uma arte chinesa.
Gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. A planta em questão segue bem, evoluindo de acordo com o planejamento e a finalidade que seu cultivador propos a ela. Ao chegar ao termo, ele, e mais ninguem, é que dirá se prefere então um bonsai ou um penjing. No penjing, além da orquidea, poderia acrescentar figurinhas chinesas, humanas ou animais, pedras, calhaus, fragmentos de madeira, pontes, postes e uma infinidade de outros atavios, que julgasse oportuno e importante acrescentar para realçar o trabalho final.
Mas agradeço seu esclarecimento, quanto ao fato de que não se tratam as orquideas de uma parasita: majoritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes.
Todavia, como sou leigo em matéria de orquidea, teci o comentário sobre ela ser uma parasita, apenas por estar fixa no tronco do ficus. Mas é sempre bom termos entendidos em outras areas em nosso meio, de maneira a poder estar sempre esclarecendo essas e outras "mazelas" a que todos estamos sujeitos, vez ou outra, a praticar e comentar.
André dos Santos Guimarãe11/01/2012 14:51
Eu não tinha entendido o "parasita" que usou nickyfury, mas o fato de ela estar no local certo eu também concordo.