Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Semente de Cereja

Manoel Félix22/12/2011 08:42
Semente de Cereja
Meu pai comprou várias cerejas, prá lá de 7 kg, e vai sobrar tanta semente quero tirar várias mudas se possivel, até agora só sei que tenho que deixar na áqua por 24 horas e depois botar na geladeira até germinar... Me ajudem 😄
nickyfury22/12/2011 19:47
bonsai
A cereja tem um caroço duro, sendo que o material germinativo encontra-se fechado nesse recipiente. É preciso um certo cuidado para quebrá-lo sem danificar o material interno, usando um alicate de ponta de corte. Após abrir um pouco o involucro, poderá então plantar a semente, mas nem sempre terá resultado cem por cento garantido, dado que se trata de um material processado e de destinação não diretamente afeita a germinação.

Ou seja: a semente dessa fruta não é a prioridade do comércio. A fruta pode ter origem numa planta enxertada, e a semente poderá ser esteril. Sugiro plantar o máximo possível, para tentar algum resultado positivo, mas nada de impaciência nessa empreitada. O melhor substrato é o BIOPLANT misturado com areia grossa de rio, sem peneirar. Sombreamento parcial, evite encharcar o solo quando regar.
ZeMoa27/12/2011 15:43
Manoel

Eu tenho 2 cerejeiras com 2 anos que nasceram de sementes. O que eu fiz foi inicialmente deixálas secar por uma semana, retirei as sementes quebrando as cascas lentamente com uma morsa e deixei-as estratificando em areia únida a 1°c por uns 4 meses até elas começarem a germinar. Haja paciência.
Fabrício Zerves27/12/2011 16:15
cerejeira por semente
ZeMoa escreveu:
Manoel

Eu tenho 2 cerejeiras com 2 anos que nasceram de sementes. O que eu fiz foi inicialmente deixálas secar por uma semana, retirei as sementes quebrando as cascas lentamente com uma morsa e deixei-as estratificando em areia únida a 1°c por uns 4 meses até elas começarem a germinar. Haja paciência.

Olá.
Eu estava com 8 sementes de cerejeira e consegui algumas mudas da seguinte maneira: fervi água e coloquei numa chícara, mergulhando as sementes na água fervente e deixei ali por 24 horas (claro que a água esfria, mas deixa 24 horas assim mesmo). Depois de 24 horas, deixe-as secando em local ensolarado por uma semana. O invólucro da semente ficará menos resiliente (mais fraco) favorecendo o nascimento da mudinha. Depois de 1 semana plante e mantenha a terra úmida. Das 8 sementes que plantei, 6 brotaram (demorou um pouco, mas valeu a pena).
Manoel Félix29/12/2011 20:49
Obrigado ZeMoa
Tenho uma muda de pessegueiro com 1 ano e fiz o mesmo processo que vc, mas com as cerejas eu pensei que fosse diferente. Ontem eu peguei o caroço das cerejas e quebrei dando leves batidas com uma pedra, botei as sementes em um copo cheio de água as sementes que boiaram eu descartei, já as sementes boas eu coloquei em um potinho com algodão umido na geladeira.
Depois posto fotos 😄
Kuruta31/12/2011 14:17
De qual variedade de cerejeira estão falando?
Fabrício Zerves31/12/2011 17:33
As minhas sementes são de cereja selvagem!
Kuruta31/12/2011 17:38
Consegui germinar da variedade da sakura okinawa.
😕
Fabrício Zerves31/12/2011 18:05
Hoje saíram os primeiros brotos das sementes de limão siciliano que plantei ha 02 meses...... 8 mudas.....
Guilherme Luz01/01/2012 17:04
Nicky, comprei uma cerejeira anã, e gostaria de saber se ele se reproduz por estacas ou se é possível fazer alporque nela. Depois posto ela no fórum pra vc me ajudar.

Um grande abraço. E boa sorte para vc Manoel...
Manoel Félix06/01/2012 11:05
Atualizando !!
A primeira semente germinou em 10 dias, hehehe tempo recorde nem eu estou acreditando !!
Desculpem pela qualidade ruim da foto pois foi tirada de celular.
Reparem a semente que soltou a raiz
Manoel Félix11/01/2012 16:19
Atualizando !!
Depois de 5 dias plantada em um vasinho com areia a mudinha saiu de baixo da areia, depois posto fotos. 🙂
Manoel Félix16/01/2012 14:31
Atualizando !!
Fotos da mudinha de Cereja .