Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitecolobium

Edmilson Junior22/12/2011 10:01
Pitecolobium
Pessoal, esse piteco adquiri através de semente a pouco mais de 3 anos, todavia, esse final de semana o trabalhei, porém após ver essas fotos não gostei muito do resultado e conversando com um amigo ele me sugeriu fazer algumas mudanças do tipo inclinar a planta e usar um dos galhos como novo ápice.
Alguém se arriscaria a me dar algumas dicas e sugestões, se possível com projetos?
Lembrando que esse vaso é só provisório, pois a bacia estava muito danificada e no momento não havia outro recipiente para colocá-lo.

Segue as fotos:

Desde já agradeço aos amigos que colaborarem.

Abraço!
Marcos Jose Hereck22/12/2011 16:56
Edmilson, na minha umilde opinião eu tentaria um alporque para corrigir o nebari, e talves diminuir um pouco o pescoço dele.
mas aguarde os mais experientes, eu sou um mero iniciante.
att.
Marcos
Mário Sérgio24/12/2011 17:14
Edmilsom,

Aguarde a opinião dos mais experiêntes, mas vou tentar enumerar os "problemas" que pude identificar:

* Os galhos estão muito longos e com pouco sinuosidade. Isso dificulta a adensificação dos mesmos

*Você praticamente criou dois ápices, e o que é pior, um deles atravessa por traz do outro, ferindo um dos princípios básicos de que um galho nunca deve cruzar o tronco da planta.
Eu retiraria o ápice mais ereto, o da direita da planta, por completo e reduziria o que está inclinado para traz quase a nada, deixando +/- 2,5cm de ápice. Feito isso e com os galhos tbm reduzidos o planta ganhará uma forma mais compacta, densa e triangular.

Lembre-se que sou um iniciante. Aguarde os mais experientes!!!!!