BONSAI 2012 - MESA REDONDA!!!!
Elio22/12/2011 16:49
BONSAI 2012 - MESA REDONDA!!!!
Olá pessoal!
Neste ano, no BONSAI 2011, foi realizada uma MESA REDONDA, cujo tema foi: CALLIANDRA.
Foram 21 participantes, com grande sucesso nos resultados.
A matéria encontra-se no site do Mário Leal, link: ÁRVORES.
É idéia do Mário repetir no BONSAI 2012.
Assim, ele me pediu para fazer uma chamada ao pessoal que irá participar do BONSAI 2012 e se interesse por uma MESA REDONDA sobre outra matéria.
Caso você esteja disposto a participar, poste abaixo a matéria que você gostaria fosse discutida.
Interessante seria discutir um gênero de planta ou mesmo uma espécie, que fosse de cultivo em todo o território nacional..
Detalhe: Precisamos de alguém para conduzir os trabalhos!
abraço
nickyfury22/12/2011 18:19
bonsai
Grande Elio, sempre atento a tudo de bom. Apesar de que em 2012 não poderei estar presente ao evento promovido por Dom Mario em seu Atelier, ouso sugerir duas possibilidades: pitangueira e jabuticabeira. Ambas são cultivadas em todo o território nacional, e sempre suscitam muitas questões e dúvidas sobre seu cultivo, podas, transplante, aramação, etc. Creio que seria algo de interesse permanente ter uma discussão bem planejada e com respostas e colocações pertinentes, de maneira a estar esclarecendo de vez tudo que diz respeito a qualquer uma delas, ou de ambas talvez.
Um abraço e boa sorte na programação. 😄
Uibirá Piaia Bernardi23/12/2011 20:29
Élio, tudo bem?!
Posso sugerir algo diferente?
Poderíamos fazer uma mesa redonda sobre KUSAMONO ? Qq vc acha?
Abs Uibirá
Elio23/12/2011 23:13
Uibirá, vamos ver o que a turma decide.
Até agora temos dois temas:
1. Bougainvíllea
2. Kusamono
abraço
nickyfury24/12/2011 17:43
bonsai
Ué, e minha sugestão? pitangueira e jabuticabeira? 😲
Elio25/12/2011 19:20
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Ué, e minha sugestão? pitangueira e jabuticabeira? 😲
Desculpe, Nicky! Falha nossa......rsrsrsrsrs!
4 sugestões:
Kusamono, Pintangueira, Jabuticabeira e Bougainvíllea.
abraço
Ricardo Paiva26/12/2011 00:41
Bouganvillea.
marco_avelar26/12/2011 01:26
Embora eu não vá participar eu compartilho da idéia do Nicky de explorar as características de pitangueiras e jabuticabeiras, pois, são duas nativas com um grau de complexidade um pouco maior.
Sergio Batalini26/12/2011 16:40
Jabu e pitanga... seria o meu voto.
Alguns pontos que levei em consideração :
1- A facilidade de comprar mudas de varios tamanhos e preços..
2- Encontradas em quintais e pequenas propriedades proporcionando
farto material para yamadori...
3- Como disse o Nick encontratas praticamente em todo o territorio
nacional ...
4- Autenticas nativas brasileiras..
5- Frutiferas { no encontro passado o tema foi caliandras- florifera}.
pmaia26/12/2011 22:25
Também estou com o nickyfury, pois tenho visto aqui no fórum muitas dúvidas sobre jabuticabeira e pitangueira.
Elio27/12/2011 10:45
É.....parece que Jabu e Pitanga correm na frente!
Vale lembrar que precisamos de pessoas que entendam, pelo menos um pouco, para participarem da mesa redonda, senão ficaremos um olhando para a cara do outro.
Alguém????
abraço
prumodeq27/12/2011 14:24
Élio
Não sei se vou, mas voto na Jabuticaba e/ou Pitanga
Abraços
nickyfury27/12/2011 16:04
bonsai
Elio, bom velhinho, vá preparando aquelas suas fichas, pois parece que voce vai ter um "trabalhinho da hora" para executar nessa mesa redonda. Pena não poder estar presente. Discutir e vê-lo em ação é sempre tudo de bom....rss
Elio31/12/2011 15:16
UP!
Aguém mais sugere?
abraço e Feliz Ano Novo!
Luis A. de Macedo Rodrigu02/01/2012 22:49
Também voto em pitangueira e jabuticabeira. Não sei ainda se vou estar presente no evento, mas sugiro ao Élio que convide ao Julio Silveira que vai e tem larga experiencia nas duas espécies. Só tem que espremer o cara pois ele é meio tímido, mas conhece bastante.
SEKI - Elio Luis Secchi03/01/2012 09:59
Aí meu xará!!! Acha que poderia ser duas espécies, no caso de pitangueira e jabu? Eu também voto nestas. As caracterísitcas são bem semelhantes, acho que poderia abordar as duas ao mesmo tempo... Estou me organizando para ir no encontro, espero que desta vez dê certo...
abraço
Vânia Fortes10/01/2012 10:34
Bacana esta iniciativa, tenho acompanhado. Fico com a opção do Nickfury. Nada como as frutíferas com suas belas flores, aromas e cheiros.
Elio10/01/2012 10:58
Valeu, Vânia!
Só que , por enquanto, não estamos achando ninguém com algum conhecimento para participar da mesa.
abraço
Chaddad10/01/2012 22:55
Voto na jabu e sugiro mais uma, o piteco. Pois, na minha opinião são as nativas que propiciam os melhores resultados.
Elio11/01/2012 19:31
Chaddad escreveu:
Voto na jabu e sugiro mais uma, o piteco. Pois, na minha opinião são as nativas que propiciam os melhores resultados.
Valeu, Chaddad!
abraço