Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Eugênia, após limpeza...

edmarcos23/12/2011 13:47
Eugênia, após limpeza...
Pessoal, deu uma limpeza na Eugênia, espero não ter estragado a planta.

Até amarrei um galho mas podem desconsiderar!

Pensei em fazer uma como essa:

Segue visão geral da planta:

Ela tem uma boa parte do tranco sob a terra:

De costas:

O que fazer? rsrsrs. Por favor me sugiram amarrações e poda. Posso deixá-la neste vaso por enquanto?
edmarcos25/12/2011 18:23
Ajuda!
Pessoal, por favor me sugiram a poda dessa planta. Para um iniante é bom poder contar com os mais experientes.

Valeu!
Nikkei 10025/12/2011 21:30
OLá Marcus, sugiro que faça uma avaliação criteriosa deste bonsai que postou a foto. Acredito que consiga chegar e resultado semelhante sim.
O resulatado da aramação (e não amarração) foi de certa forma satisfatório, porém a técnica não está adequada. Isto está acontecendo principalmente pelo tipo de arame que está usando. Ele é difícil de passar e na hora de retirar fica pior ainda. Sugiro enão a utilização de arame mais mole (vendido em sites para bonsai) ou então procure fios de cobre de diversas espessuras para utilização. Falo isso por experiência própria, pois comecei com o mesmo tipo de arame e posso te falar: não dá, é difícil e perde-se muito ao utiliza-lo.
Voltando ´`a planta, é importante na eugênia (e em outras espécies também) que a luz solar penetre nos ramos mais baixos para se desenvolver. Esta planta tende a adensar a parte de cima não permitindo que a luz penetre ao tronco da planta. Isso faz com que as folhas crescam somente na ponta dos ramos, o que é ruim para um bonsai. Sugiro que atravez de aramação esolha os ramos e os disponha em todas as direções e se possível acompanhando as regras de distribuição para um bonsai técnico (como o primeiro galho para uma das laterais e mais grosso, etc - dá uma estudada).
edmarcos25/12/2011 22:46
Valeu
Nikkei,

Valeu pelas dicas. Vou procurar os arames próprios sim. Como estou iniciando u ainda não encontrei algo sintetisado, para eu ler com os princípios básicos.

Você me sugere algum link?

E a poda dessa Eugênia o que você me diz?
edmarcos25/12/2011 22:47
Valeu
Nikkei,

Valeu pelas dicas. Vou procurar os arames próprios sim. Como estou iniciando eu ainda não encontrei algo completo com os princípios básicos para eu ler.

Você me sugere algum link?

E a poda dessa Eugênia o que você me diz?
Anderson Neuhaus26/12/2011 00:12
Linda planta.
Nikkei 10026/12/2011 07:51
Marcos, segue este link do nosso colega forista Mcdonald. O blog dele tem tudo o que precisa saber para iniciar e aprender de forma fácil de entender.
http://macdonaldfernandes.wordpress.com/artigos/about/
edmarcos26/12/2011 13:26
Estilo
Nikkei valeu pela dica.

Pessoal qual seria o melhor estilo para esta planta?
Nikkei 10026/12/2011 16:05
Só respondendo sua perguntaq mais acima, compro minhas coisas no OBonsai.com.br. Tem bastante coisa e entregam direitinho
Alexandre S. Coelho26/12/2011 17:52
Re: Estilo
edmarcos escreveu:
...Pessoal qual seria o melhor estilo para esta planta?

Edmarcos
No formato atual a planta tende a estilos mais "retos" de árvores: vassoura, vertical formal, inclinado...

O amigo poderá explorar outros, porém acredito que seja necessário uma poda radical 💡

Poderia ajudar também se retirasse o nível de terra que está sobre o nebari (pode até cortar um pouco da borda do vaso pra facilitar) e postar novas fotos 😲
edmarcos26/12/2011 19:25
Nebari.
Cadê o Nebari?

Alexandre, cavei uns 4 dedos até ficar com receio de arrancar a planta, rssr e nada de nebari.....

O máximo que eu encontrei foram raizes bem finas e bem embaixo, uns 4 ou 5 cm do solo um raiz de uns 5 mm.

o que fazer? tem como desenvolver o nebari? Ele é essencial? ou posso conduzir sem ele?
edmarcos27/12/2011 21:50
Continuando...
Nikkei, segui sua sugestão e já comprei os arames de alumíno 1,0, 1,5 e 2,5 mm.

Por favor me oriente na poda e amarração dessa Eugênia.

A planta da inspiração é estilo vassoura? ou este estilo é outro pois me parece um pouco diferente da vassoura?
edmarcos28/12/2011 21:27
dica
Alguem tem alguma dica ou essa eugenia nao vale a pena nem trabalhar?