Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Flamboyant ATUAL

12
Ricardo L C25/12/2011 15:06
Flamboyant ATUAL
Estou com várias sementes de flamboyant e queria saber de algum metodo eficiente de germinação.

abç
MarcoBonsaiPoa26/12/2011 09:30
Enrole num papel, coloque no freezer, dia seguinte deixe uma hora mais ou menos em água(molho) e plante.Camada fina de terra por cima, meio cm...Costumo molhar o vaso do substrato antes, pressionando com o dedo o lugar de semeio, coloco a semente no buraco e esfarelo a terra até que o buraco emparelhe com o resto do substrato, este último não pressione!Molhe com cuidado no início...Simples e eficiente, vai que dá!
Ricardo L C26/12/2011 09:40
Obrigado Marco , vou fazer isso.
Astolpho Coelho Bicalho03/01/2012 23:38
bom método do marco.

Eu costumo cortar a ponta da semente bem do lado do pequeno furo que se encontra em um dos lados, corto com alicate, um pequena parte da ponta so para mostrar a parte branca interior que é a raiz pronta para sair, deixo uma hora na água para ela inxar bem e depois jogo por cima da areia molhada no outro dia a raiz começa a sair procurando um ponto de apoio para enraizar-se. pq jogo por cima da areia, para o pequeno tronco começar a se curvar. é interessante vc terá varios troncos retorcidos... no futuro... crei que já postei algo assim... abraços... faço isso com constancia...
Ricardo L C04/01/2012 12:07
LEGAL VOU TENTAR TBM..

ABÇS
Ricardo L C09/01/2012 11:40
QUERO AGRADECER AOS AMIGOS QUE ME AJUDRAM COM AS DICAS E PROCEDIMENTOS.
AQUI ESTA O PRIMEIRO RESULTADO , APÓS PLANTIO

VLW
MarcoBonsaiPoa09/01/2012 14:24
Flamboyant
Veio rápido hein!

Vç já tentou fazer de pessegueiro?

Vou tentar o método de cortar a ponta tb na flamboyant!
Ricardo L C09/01/2012 14:40
ENTÃO MARCO, TENTEI TODAS AS TECNICAS, MAIS A QUE DEU CERTO MSM FOI ESSA DE CORTAR A PONTA DA SEMENTE, ´SO QUE AO INVÉS DE DEIXAR SÓ UMA HR NA AGUA TO DEIXANDO DE UM DIA PARA O OUTRO.

VLW
Ricardo L C10/01/2012 09:33
NASCERAM MAIS DUASSSSSSSS
Ricardo L C10/01/2012 11:24
DUVIDA ... ATE QUANDO EU DEIXO NA AREIA???

ABÇ
Cleuber11/01/2012 08:32
Nessa fase é muito delicado, o problema parece ser q vc plantou no substrato de outra muda, assim as raízes se entranharam, aconselho a transplantar o mais rápido possível.
Ricardo L C11/01/2012 09:31
VALEU VOU FAZER ISSO .... OBRIGADO
Ricardo L C07/02/2012 10:03
ATUALIZANDO
OLHEM MINHAS MUDAS COMO ESTÃO

ABÇ
somricardo07/02/2012 13:17
muito bonitas, estou também recomeçando com o flamboyant, fiz da outra vez a germinação de forma diferente, vou testar estas duas técnicas, eu fiz da outra vez assim (e deu certo): por as sementes em água quente (não fervente) durante 5 ou 6 minutos, depois é só plantar na areia com nada mais que 0,5 cm de areia sobre as sementes, tive uma germinação de mais ou menos 90%. (de umas 20 sementes saíram 17 mudas se não me engano) algumas presenteei amigos por aqui outras duas ficaram próximo a minha casa mesmo no solo (num terreno de um vizinho que me pediu) e 2 ficaram aqui comigo, infelizmente não sobreviveram ao fogo.
pmaia07/02/2012 14:01
Fiz como o Astolpho,

após 8 meses vejam como está (são 5 mudas como esta):

Ricardo,
suas mudinhas estão muito bem encaminhadas e bem saudáveis. Continue cuidando bem delas, pois tem muito futuro.

Abs.
Ricardo L C07/02/2012 14:06
poxa em 8 meses ja estão assim , legal hein
que substrato vc ta usando?
com quanto tempo vc colocou no escorredor e mamadeira?

vlw
pmaia07/02/2012 14:21
Após 6 pares de folha já coloquei direto no escorredor. O substratro é basedao em parte iguais de terra adubada, caco de tijolo, areia de construção e pedrisco de brita. Após 3 meses coloquei na mamadeira com terra adubada e esterco curtido de vaca. Mais adiante adicionei torta de mamora e farinha de ossos em proporções iguais.

Quanto a ramificação, fiz vária vezes o corte do ramo apical; até que ela ramificou. O flamboyant é teimoso na ramificação.

Espero ter ajudado.
Ricardo L C07/02/2012 18:09
Valeu pmaia, ajudou sim com certeza.
abç
Gabriel368712/04/2012 15:21
Enviada: Ter Fev 07, 2012 1:21 pm Assunto:
Após 6 pares de folha já coloquei direto no escorredor. O substratro é basedao em parte iguais de terra adubada, caco de tijolo, areia de construção e pedrisco de brita. Após 3 meses coloquei na mamadeira com terra adubada e esterco curtido de vaca. Mais adiante adicionei torta de mamora e farinha de ossos em proporções iguais.

Quanto a ramificação, fiz vária vezes o corte do ramo apical; até que ela ramificou. O flamboyant é teimoso na ramificação.

Espero ter ajudado.

Voce tem como mostrar os resultados? hehe. 🙂 gostaria de fotos, se possivel ^^
pmaia12/04/2012 18:57
Gabriel3687,

na página 1 deste tópico tem a foto de uma das mudas (a melhor). Não tenho mais como postar fotos de Flamboyant, pois há 2 meses decidi que só vou cultivar, inicialmente, frutífertas (acerola, jaboticaba, amora e tamarindo).

Tomei esta decisão porque sou apaixonado por frutíferas e meu espaço não é muito grande. Com isto tenho que ser mais seletivo.

As 6 mudas dei de presente para amigos, além de mais 18 mudas variadas. Na verdade foi um ano cultivando várias espécies que me serviu como introdução a arte do cultivo de bonsai.
Ricardo L C17/04/2012 10:33
FLAMBOYANT APOS 4 MESES DO PLANTIO

VLW
Ricardo L C17/04/2012 10:38
Edgard de Vinhedo18/04/2012 10:46
Eu e um outro amigo bonsaita aqui de Vinhedo, estamos querendo obter uma muda de flamboyant já com algum tamanho e raizes (tipo 1,00 m) para terminar um arranjo. Juro que não é falta de paciência ou ansiedade, que nos assolam sempre, dessa vez é para um projeto. Onde eu encontria para comprar? Edgard de Vinhedo.
Ricardo L C18/04/2012 10:53
FALA EDGARD
CARA, AS QUE EU TENHO AQUI SÃO AINDA PEQUENAS, TODAS FORAM ATRAVES DE SEMENTES.
AGORA MUDAS JA COM UM METRO NÃO SEI ONDE CONSEGUIR.
ABÇ
Elenildo abreu29/06/2012 15:47
pmaia como vc fez para ramificar assim? tenho mudas de flam mais ela so cresce sem dar ramos assim......
12