Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori de Duranta

Guilherme Luz26/12/2011 13:44
Yamadori de Duranta
Caros amigos, como eu já avia dito ao nosso amigo Nickyfury, eu encontrei essa duranta em um jardim que estava em reforma, o mesmo já estava arrancado com poucas raízes e tinha poucos brotos parecia que havia recebido uma poda drástica a pouco tempo.

Então eu o recolhi e como não tinha lugar para plantá-lo o jeito foi improvisar, peguei uma vaso de xaxim da minha mãe e plantei ele lá mesmo junto com uma planta dela...

Agora segundo recomendações do Nickyfury só poderei trocá-lo de vaso na próxima primavera...

Segue abaixo as fotos...

Arvore:

Troco:

Detalhe do tronco:

Vista aérea:

ápice:

Galho da direita:

Galho da esquerda:

Notem que eu já comecei a educar a parte aérea dela, e pretendo futuramente trabalhar essa madeira dela, mas até lá o negocio será cuidar da nutrição dela e da formação de um bom nebari uma vez que o mesmo estava bem defasado. Acho que cuidado disso o resto vem de bonus...

Sugestões e críticas são muito bem vindas!
nickyfury26/12/2011 14:57
bonsai
Guilherme, vc tem em mãos um ótimo material de trabalho, resta tão só separar a sua planta da outra, não só para facilitar o cultivo de ambas individualmente, mas tambem por que dessa forma permitirá um desenvolvimento melhor da duranta. Minha sugestão é no sentido de aguardar os próximos tres meses, cuidando de uma boa rega diária, com uma adubação organica forte e sol pleno o dia todo, para fortalecer a sua planta e permtir um reenvase após esse período.

Creio que se fizer isso, quando for realizar o transplante, a duranta terá aumentado a quantidade de raizes capilares, o que tornará o trabalho mais garantido, em termos de readaptação para a planta. Vá preparando um bom substrato drenante para ela: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, carvão e casca de pinheiro e uma boa bacia plastica, bem perfurada no fundo e na lateral, de no maximo 10cm de altura, para acondiciona-la, o que irá facilitar um cultivo mais sistematizado e regular.

Os galhos parecem bem posicionados e com algum movimento. Deixe-os crescer bem, para alongarem-se bastante e engrossarem na base, melhorando a conicidade deles então. Creio que com um cultivo estimulante como o que indiquei, a planta pode vir até mesmo a responder com novas brotações, em outras posições, que permitirão então uma melhoria na estruturação aerea, no futuro.

A segunda imagem mostra um movimento interessante do tronco, que poderá mais à frente ser explorado num lindo shari, mas primeiro é preciso garantir a planta, sua estabilidade e vigor, além de otimizar o cultivo em um recipiente individualizado.
Guilherme Luz26/12/2011 22:34
Nicky, agora acho que esperar mesmo e continuar com os cuidados para com a planta, e assim que puder vou transplantá-la, vou colocá-ala numa bacia, ou vc acho um escorredor melhor?

Quando mais ou menos eu já posso adubar??

Até mais!
Ricardo L C26/12/2011 22:52
DA HORA , BELO ACHADO...
nickyfury27/12/2011 07:07
bonsai
Na minha opinião uma bacia média, com no maximo 10cm de altura, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante: caco ceramico 60%, pedrisco 10%, casca de pinus 10%, carvão 10% e terra granulada ou areia grossa 10%, é o ideal. O escorredor é um limitador de crescimento e é preciso cuidado em seu uso com essa espécie, que tem um desenvolvimento de raizame muito rápido (elas saem pelos orificios no fundo e na lateral). O recurso de se colocar o escorredor sobre solo de bacia plastica (mamadeira) é dispensável, graças a esse aumento na massa radicular.

Por outro lado, se transplantar, aguarde 45 a 60 dias antes de iniciar a adubação, repetindo a cada 45 dias, sempre retirando o excedente/sobra do aporte anterior, para não acidificar em demasia o solo. Se não for reenvasar agora, então pode começar dentro de 30 dias a adubar, de preferencia usando a velha dobradinha torta de mamona + farinha de osso, repetindo na mesma medida, com retirada da medida anterior, a cada 45 dias. Sol pleno o dia inteiro e rega apenas ao final da tarde.
Guilherme Luz28/12/2011 11:21
Mais uma vez obrigado Nicky, estou seguindo suas recomendações estou colocando ela no sol pela manhã até as 10 da manhã e depois das 16hs, e mantendo uma boa rega.

Adubação só o ano que vem.

Agora é aguardar...
Guilherme Luz10/05/2012 09:58
Atualizando...

Fotos de hoje (10/05/2012).

Detalhe do tronco

Espero poder tranplantá-lo para um vaso adequado no mes que vem, oque acham?

Ela já está firme e forte, acho que ela agora precisa de espaço pra desenvolver bem as raízes.

Aguardo sugestões e críticas...
Guilherme Luz19/12/2012 17:06
Amigos, Transplantei essa menina para um bacia maior bem perfurada e com solo drenante. a mesma reagiu bem e já está brotando.
Agora o problema é que ela está apresentando colchonilha aquelas que parecem algodão e gostaria de saber se eu posso bater um mata pulgão nela e já adubar ou se eu tenho que esperar um pouco.

Antecipadamente agradeço.
Depois posto mais fotos...
Guilherme Luz29/12/2012 17:02
Ninguem se arrisca??

Preciso de ajuda com essa menina??

Antecipadamente agradeço...
Claudio Clementino29/12/2012 17:49
Dica, em qualquer estilo dois galhos não podem sair do mesmo ponto.
Guilherme Luz29/12/2012 17:58
Sim, Cláudio, mas isso só se aplica quando os dois galho são opostos no tronco, formando assim como se fosse uma cruz (+). Nesse caso eles partem do mesmo ponto, entretando um segue como tronco principal e o outro segue como galho...

Mas agradeço pela atenção...
Guilherme Luz02/01/2013 15:28
Atualizando...

Fotos tiradas no dia 02/01/2013

Conto com a opinião de vcs...
Victor Ghirotto03/01/2013 13:18
Vai acostumando cara. Pingo de ouro atrai cochonilha. Vai em alguma loja de jardinagem mesmo e fale que está com problemas de cochonilha ou pulgão que eles te receitam um veneno pra matar...

E, pessoalmente, varia o seguinte corte:

É só meu gosto e uma sugestão, veja oq acha disso.
Abraços e boa sorte
ROGÉRIO DIAS03/01/2013 15:35
É
DÁ PRA FAZER UM SHARI NESSA PARTE MARCADA.
thiagotdn03/01/2013 16:24
BOM TRABALHO GUILHERME, ESTÁ FICANDO MUITO BONITA !!!