Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com pessegueiro ou nectarina

Donegá27/12/2011 22:42
Ajuda com pessegueiro ou nectarina
Amigos,

Encontrei essa planta jogada em um canteiro de avenida a mais de 1 ano, parecia morta, mesmo assim trouxe p/ casa e tratei. Em pouco dias já apresentava vasta brotação.

Tenho dúvidas se trata-se de um pessegueiro ou de uma nectarina, pois ainda não frutificou e ambas as espécies são parecidas. Pelo menos foi o que me disseram e sugeririam aqui no fórum em outro tópico.

Bem após alguma podas e aramações consegui chegar a como ela está agora, porém minha decepção é não ter nenhum galho brotando no topo p/ formação de um novo ápice.

Gostaria de sugestões dos amigos p/ realizar um bom projeto com o que a planta apresenta.

Foto de 29/10/11 após a ultima desfolha.


Fotos de 23/12/11. Vejam que todas as brotações saem dos galhos existentes na última desfolha, não há mais nenhuma brotação saindo do tronco.



SEKI - Elio Luis Secchi27/12/2011 22:55
Donegá, ainda é possível sim formar um ápice em sua planta. É só utilizar um broto que saia bem na base do galho da esquerda, direcionar ele para cima e deixar crescer livremente. Aparentemente pode se imaginar isso demorado, mas não é. Por exemplo, na primeira foto, aquele broto que já saía para cima seria o candidato natural a se tornar a continuidade do tronco e também o novo ápice. Nas fotos seguintes não dá para ter certeza, mas creio que o amigo já aramou ele para traz... bem tem outros brotinhos por aí que é só deixar crescer livremente. É fácil, poda os demais e não poda aquele que você quer que vá para cima. Quando ele estiver com a grossura de um canudo de refri é uma boa hora para aramar ele dando um suave movimento que siga a característica do tronco, e deixa crescer. Quando o arame quiser marcar, retire e veja, se ele ficar com o movimento dado pode deixar crescer sem aramar, se não, recoloque o arame. Em apenas um ano já deve ter uma continuidade de tronco da espessura de uma caneta, ou mais. Este broto pode ficar com mais de um metro de altura, deixa ir embora... Já fiz isso outras vezes e o resultado é muito satisfatório, posso afirmar.
Enquanto novo ápice for crescendo vai mantendo a poda e formação dos patamares nos galhos de baixo conforme o amigo vem muito bem fazendo até aqui.

abraço
Donegá28/12/2011 21:48
Olá Elio,

Veleu pela dica, na verdade essa planta se desenvolve mt rápido, o a brotação é intensa após as podas e o engrossamento dos galhos é relativamente rápido.

Aproveitando sua orientação, peguei o galho que subia a esquerda na 1ª foto (da desfolha) e tracionei-o p/ cima, pois ainda está bem maleável. Infelizmente eu havia feito uma poda nele, o que levará mais tempo agora p/ o engrossamento, pois aproveitarei um dos galhos que sai dele p/ dar continuidade ao ápice, não sei se dá p/ visualizar bem na foto.

Como tenho um galho saindo quase na mesma altura e do mesmo lado esse será o 1º patamar e aproveitarei as brotações do no ápice p/ fazer um novo patamar preenchendo o espaço deixado por este (novo ápice).

Acha que devo dar algum movimento diferente no novo ápice?





Abraços.
Anderson Neuhaus29/12/2011 22:30
excelente material! vai ficar muito bonito quando frutificar!
SEKI - Elio Luis Secchi29/12/2011 22:45
Donegá, é isso aí. Segue os planos traçados... Quanto ao movimento no galho que servirá como novo ápice pode ser dado sim, mas um movimento bem suave para ser harmônico com o tronco. Talvez tenha que cortar o tronco seco acima para pode melhor posicionar o novo ápice... vai em frente.
abraço
Donegá31/12/2011 13:31
Valeu Elio,

Conforme forem aparecendo novidades no projeto, vou postando as fotos p/ acompanhamento e orientações.

Gde abraço e um ótimo 2012 a todos.