Donegá28/12/2011 21:53
Doença em durantha, ajuda com identificação
Olá amigos,
Hj encontrei esse problema em minha durantha e preciso da ajuda p/ identificação e cm combater.
Cm as fotos não ficaram lá aquelas coisas vou tentar descrever: Parece-se com uma penugem igual a que começa a aparecer em filhotes de pássaros, com alguns pequenos pontos redondos entre eles cm ovos eclodidos.
Abraços.
Elio28/12/2011 22:51
Donegá, já tive esse problemas nos meus Pingos. 2 aplicações de inseticida (qualquer um) resolve o problema.
abraço
Donegá29/12/2011 20:34
Valeu Elio,
Obrigado pela dica.
Abraços.
Thiago Batista29/12/2011 23:19
Olá,
Pelas fotos tá difícil identificar, mas pela descrição parece ser cochonilha.
É relativamente simples de combater, mas se espalha com grande velocidade se não for tratado. Pode, incluso, levar as plantas ao óbito.
Uma aplicação de um inceticida qualquer à base de óleo deve ser mais do que suficiente para eliminar os adultos e os filhotes, pois o óleo adere às folhas e não é lavado pelas regas diárias, atingindo, assim, os filhotes após a eclosão dos ovos.
Abraços.
Bernardo Amaral29/12/2011 23:39
cara se não tiver muita área infectada, tu pode remover com uma poda, podes usar óleo de neem que me falaram que é muito bom pra cochonilhas e insetos, pois além de matar ele é repelente.
Outra opção é a calda de fumo, mas um pouco mais trabalhosa de fazer.
Eu sempre opto por soluções naturais para combater pragas e insetos.
Nikkei 10030/12/2011 12:00
De vez em quando aparecem nas minhas também. Se observar bem vai ver como se fossem pequenos pulgões com asas espalhados pela planta.
Aplico inseticida comum (spray) de baixo pra cima e por cima também. É fácil controlar.
Esse tipode parasita e também pulgões gostam muito das durantas..