Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

COTONEASTER SECANDO - PRAGA LARVAS NA RAIZ

LUIZ ARTHUR30/12/2011 13:11
COTONEASTER SECANDO - PRAGA LARVAS NA RAIZ
Olá Pessoal,

Meu Cotoneaster Microphyllus começou a secar, alterei a rega, e nada, fiz revista geral nos galhos e folhas para ver se não havia nenhuma praga e nada, finalmente e sem opções tive de verificar a raiz. Para minha surpresa achei várias larvas que parecem ser de Besouro achei parecidas com o coró, alguém já viu alguma desta e sabe como posso combater de forma preventiva ou se há algo que possa ser aplicado sem ter de mexer nas raízes em caso de futuros ataques.

Troquei o substrato e tive de lavar as raízes, agora to com ele na sombra aguardando para ver se ele se recuperará, abaixo seguem fotos meio ruíns do cotoneaster e de uma das larvas (desculpe a qualidade das imagens).

Abraço

Uploaded with ImageShack.us

A PRAGA:

Diego Santana10/01/2012 12:25
AMigo plantas debilitadas nao podem ser transplatadas ok...
PRocure por furos no tronco e aplicate o denfensivo Malathion Ce, com seringa dentro dos furos, rege a planta com o veneno que nada vai afetar na planta.... 1 vez por semana e 3 aplicaçoes...
LUIZ ARTHUR10/01/2012 20:48
diegosanta049,

Amigo agradeço a dica mas já fiz o transplante, não sabia o que havia com ele, e descobri quando mexi nas raízes, o coitado está horrível, praticamente todas as folhas estão secas, está na sombra, a esperança é que tenha alguma reação, já fazem 12 dias que transplantei. To meio pessimista com relação à reação é uma pena tinha 16 anos e era muito bonito.

Abraço
rodolfo_cj10/01/2012 21:44
olha isso é larva de mosca...
LUIZ ARTHUR11/01/2012 09:24
rodolfo_cj,

As fotos ficaram meio ruins, mas a larva me lembra muito o coró e a broca, como estava comendo as raízes imagino que deve ser o coró que é uma larva de besouro.

Abraço