Ricardo L C31/12/2011 14:30
MEU PRIMEIRO TRABALHO
ESSE MEU FICUS FOI COMPRADO NO SUPERMERCADO, TRANSPLANTADO E HOJE, APESAR DE ESTAR PEQUENO, RESOLVI USA-LO COMO COBAIA.
ANTES
HOJE, APOS A INTERVENÇÃO (VARRIDO PELO VENTO SOBRE PEDRA)
OQ ACHARAM?
ABÇS
E FELIZ ANO NOVO
Ricardo L C31/12/2011 14:44
ESQUECI DE FALAR... O VASO TBM É UM DOS MEUS.
Elio31/12/2011 15:08
Ricardo, como vc tem se mostrado uma pessoa extremamente interessada na arte do bonsai, tenho certeza de que posso me atrever a comentar o teu trabalho.
Digo isso porque vc saberá entender minha crítica, que é no sentido ajudar, corrigir. Não fosse assim, vc não teria postado a planta neste fórum. Correto?
Vamos lá:
1. a espécie (Ficus benjamina variegata) - a espécie não é uma das mais adequadas para o estilo, pois é uma planta que cresce frondosa. Ainda mais as variegatas que são mais frágeis.
2. Modelagem - Considero excelente o posicionamento do tronco em relação ao solo. Boa inclinação. Bom posicionamento dos ramos, bastanto apenas que o último seja um pouco menor, para formar a triangulação.
3. Aramação - embora deixe um pouco a desejar (arame cruzado) considero que fez um bom trabalho pois o tronco e os ramos se submeteram à flexão do arame. Boa ancoragem.
4. A pedra - hum! a pedra! Não é a ideal e o trabalho deveria ter sido feito antes, ou seja, arrumar uma boa pedra irregular, amarrar as raízes em volta dela e enterrar por, no mínimo, 01 ano.
5. Raízes - o nebari é fraco para ficar sobre pedra, aparente. Talvez sem a pedra ficasse melhor, inclusive escondendo aquele ângulo reto na raiz principal.
6. Vaso - o vaso ideal para o estilo é uma laje, orgânico (que não seja quadrado) ou coco.
7. Vaso - achei muito bom o vaso confeccionado por você. Tamanho, altura, só o desenho creio que não combina muito com a arte.
Ricardo, tenho plena certeza de que vc está no caminho certo......e a passos largos!
Espero que não tenha se ofendido com as minhas, sinceras, críticas.
Grande abraço e Feliz Ano Novo.
Ricardo L C31/12/2011 15:29
E AI ÉLIO
MUITO OBRIGADO PELAS CRITICAS E SUGESTÕES.
FOI BEM O QUE EU DISSE FOI USADA COMO COBAIA, EU ESTAVA QUASE PLANTANDO ELA EM UMA PRAÇA AQUI PERTO DE CASA.
O NOSSO COLEGA MC DONALD, JA TINHA ME FALADO QUE NÃO É UMA ESPÉCIE PARA CONDUZIR COMO BONSAI.
MAIS COMO TUDO NA VIDA SERVE DE APRENDIZADO, HJ APRENDI UM POUCO COM O TRABALHO, E COM O SEU OLHAR MAIS EXPERIENTE APRENDI NOVAMENTE.
VLW ÉLIO
FELIZ ANO NOVO PRA VC E TODA A FAMILIA
ROGÉRIO DIAS03/01/2012 18:27
É
NÃO É QUE ESPÉCIE NÃO SIRVA PRA BONSAI,,É QUE NÃO É MUITO INDICADA PARA ESSE ESTILO ,O FUKINAGASHI(VARRIDO PELO VENTO).MAS O FICUS TANTO O BENJAMINA,QUANTO RETUSA,GREEN ISLAND E OUTROS,,SÃO MUITO BONS PRA BONSAI.
ROGÉRIO DIAS03/01/2012 18:29
É
A,,,IA ESKECENDO,,,REALMENTE,SE VC CONTINUAR ASSIM,RAPIDAMENTE VAI CRESCER NA ARTE.
Ricardo L C03/01/2012 21:15
OBRIGADO ROGÉRIO
NA VDD EU ME ESPRESSEI MAL, NÃO É QUE ELE SEJA UMAS ESPECIE RUIM , ELE DISSE QUE ERA UMA ESPECIE QUE QUEBRAVA FACIL COM TAIS INTERVENÇÕES.
ABÇS