Boa tarde caros amigos bonsaistas, gostaria de saber se ja posso começar a moldar os brotos podando e aramando eles!??
Visita ao Paraiso dos Carqueijos (Caliandra Depeuperatas)
Muito bonitas essas depauperatas que você coletou, tenho três dessas e não me canso de admirá-las!
Abraço
Abraço
O tema "paraiso dos carquejos" não poderia ser melhor. É um lugar onde já se encontra bonsais pronto pro vaso. rss..
Parabéns pelo material maravilhoso que coletou... Acredito que vc só não trouxe mais plantas porque não teve tempo ou espaço no porta-malas... hahahaha.....
Abraço!!!!
Abraço!!!!
Bem por ai mesmo Rogério, trouxe 5 plantas duas grandes e 3 pequenas, onde só viveram as maiores e uma das pequenas, ainda bem né!!
Gostaria de saber como deve aduba-las!
Raoni Moraes escreveu:Bem por ai mesmo Rogério, trouxe 5 plantas duas grandes e 3 pequenas, onde só viveram as maiores e uma das pequenas, ainda bem né!!
Dá uma olhada no tópico que eu fiz onde disponibilizo para Download uma planilha "Agenda de Trabalho Bonsai". Lá vc encontra várias espécies, inclusive as calliandras, e poderá, se quiser, seguir as indicações para os trabalhos com as calliandras.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10359
Espero que lhe ajude...
Abraço!
Bonsai
Bah! E aqui no sul o único paraíso que achei foi o do maricá e é dolorido!!!
acompanhando
como andas as caliandras?
Só não vale deixar tudo no cotoco hein!
Depois de pensar muito e tomar coragem, podei a planta.

Depois de uma semana ja tinha alguns brotos por toda a planta

Depois de uma semana ja tinha alguns brotos por toda a planta

Ainda essa semana postarei novas fotos. abraço a todos!
Parabéns pelo material.
Mais um acompanhando.
Mais um acompanhando.
Ótimos matérias parabéns pela coleta.
Atualizando,

Muito bonito, Raoni.
Parabéns, revi teu tópico algumas vezes...
Na caso do meu velho, tenho um "Paraíso das Eugênias Unifloras" 😄 😄
Um potreiro, onde crescem pitangas à vontade, de vários tipos, tamanhos e cores.
Várias estão pequenas...outras maiores...tortas, pode-se pegar as frutas com a mão.
Outras, são gigantes com vários metros de altura, espalham suas sementes...Tiro de lá meus experimentos.
A título de conhecimento: essa espécie que vc nos agraciou, é endêmica do nordeste, ou ela se desenvolveria bem no sul?
Produz sementes ou somente por estaquia?
Abraço
Um potreiro, onde crescem pitangas à vontade, de vários tipos, tamanhos e cores.
Várias estão pequenas...outras maiores...tortas, pode-se pegar as frutas com a mão.
Outras, são gigantes com vários metros de altura, espalham suas sementes...Tiro de lá meus experimentos.
A título de conhecimento: essa espécie que vc nos agraciou, é endêmica do nordeste, ou ela se desenvolveria bem no sul?
Abraço
Seph1903 escreveu:Muito bonito, Raoni.
Abraço
Maravilha tira foro e posta aí pra gente vê!
Belo material, agora é só dar atenção a elas que muito em breve terás belos bonsai!!! Abraço
ATUALIZANDO
A planta tem respondido bem a poda, ela sempre brota bem, fiz algumas podas pata testar como os novos brotos se comportam em relação a posição e quantidade de brotos por galho podado, em breve posto fotos com os resultados dessas experiências

Tenho uma pergunta: vc pretende destrinchar essa touceira em várias plantinhas ou vai manter como tronco múltiplos?
Seph1903
A planta é endêmica no Nordeste, e dá vargens e pega bem por semente, fiz testes com estaquia aqui em casa com as minhas mais ainda não obtive sucesso.
Isaax
Ainda não havia pensado nessa hipotese, mais creio q não irei fazer assim, posso postar novas fotos mais detalhadas para discutirmos sobre o assunto.
A planta é endêmica no Nordeste, e dá vargens e pega bem por semente, fiz testes com estaquia aqui em casa com as minhas mais ainda não obtive sucesso.
Isaax
Ainda não havia pensado nessa hipotese, mais creio q não irei fazer assim, posso postar novas fotos mais detalhadas para discutirmos sobre o assunto.
Pessoal, para minha alegria, estarei indo no próximo final de semana para o "Paraíso das Depauperatas" irei ir mais longe e em áreas úmidas dessa vez para ver se consigo coletar plantas maiores. Irei fazer filmagens da coleta e postar para a galera, se alguém que morar próximo a Campo Formoso na Bahia e pudesse ir me encontrar seria uma boa.
Ola Raoni ve se ja estão com sementes para futuras trocas abraços e boa sorte nas coletas...
Verei se consigo coletar sementes, pois tem que ver se ta na época, mais se tiver claro que irei coletar pra tentar disseminar a variedade.
ok amigo fico no aguardo torcendo por vc abraços...
Marcio e Seph, infelizmente para nós essa espécie não se adapta ao nosso clima.
3 anos atrás comprei uma da Rejane (paguei só de sedex o preço da planta) e ela sobreviveu por 01 ano. Depois foi morrendo aos poucos.
Já a spinosa vai muito bem.
abraço
3 anos atrás comprei uma da Rejane (paguei só de sedex o preço da planta) e ela sobreviveu por 01 ano. Depois foi morrendo aos poucos.
Já a spinosa vai muito bem.
abraço