Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Vasos de cimento a partir de forma plastica

Diego Santana03/01/2012 16:55
Vasos de cimento a partir de forma plastica
Bom como fiz a besteira de nao tirar fotos de todas etapas de fabricação pois areia na mao e maquina fotografica nao combinam...
Ai esta o resultado quase final, ainda falta o acabamento fino.....
Redondo....

Este da esquerda é maior que aqueles de plastico para bonsai cerca de 5 cm a mais nas laterais...

30cm laterais....

50cm laterais, os pés sao feitos depois de 2 dias na forma, eu faço com o ensinamento do Luciano, forma plastico e vou enxendo internamente ao poucos
1 passo passo oleo de cozinha dentro da forma
2º passo tela de viveiro de ferro para os vasos maiores no fundo....
3º passo faõ a base deixo enxugar por 1 hora e levando as paredes até a borda com uma camada fina de argamassa 50% de argamassa 50% de areia muito fina...
4º passo acabando das bordas, infelizmente nao tenho fotos, ai fica secando por 2 dias até desenformar, o grande segredo da coisa é a paciencia em deixar secar, se tirar antes do tempo quebra tudo, quebrei uns 10 esta semana quando iniciei os trabalhos...
O resultado final de 3 dias de trabalho, estou tentando encontrar outras formas plasticas para novos vasos, assim que terminar posto as fotos....

Mcdonald03/01/2012 20:11
Nooooooossa Diego..

Ficou show de bola heim..

E qual foi a medida da massa que vc usou?

Abraço
Diego Santana04/01/2012 08:48
os pés sao feitos depois de 2 dias na forma, eu faço com o ensinamento do Luciano, forma plastico e vou enxendo internamente ao poucos
1 passo passo oleo de cozinha dentro da forma
2º passo tela de viveiro de ferro para os vasos maiores no fundo....
3º passo faõ a base deixo enxugar por 1 hora e levando as paredes até a borda com uma camada fina de argamassa 50% de argamassa 50% de areia muito fina...
4º passo acabando das bordas, infelizmente nao tenho fotos, ai fica secando por 2 dias até desenformar, o grande segredo da coisa é a paciencia em deixar secar, se tirar antes do tempo quebra tudo, quebrei uns 10 esta semana quando iniciei os trabalhos...

Ainda contem alguns defeitos do cimento, mas vou teimando...
Anderson Neuhaus12/01/2012 10:53
muito legais vou tentar fazer uns tbm!
Diego Santana16/01/2012 09:15
Tenta sim Anderson e nao esquece de fotografar ok ...
Elenildo abreu09/05/2012 16:48
muito legal para quem não tem onde comprar vasos de bonsai como eu fica a dica....se puder passo a passo com fotos valeu cara ..............
Lbandeira11/05/2012 12:53
Muito bom trabalho. Se servir de dica, eu sempre compro 02 vasos de plástico baratinhos e coloco cimento com areia ou argamassa com areia. Eu preencho a forma de baixo que vai ser o vaso em si e depois coloco o outro vaso por cima com um pouco de terra pra manter a espessura do vaso. Não sei se me expliquei bem...kkkkk mas por enquanto tá funcionando.
Thássio fernandes15/05/2012 09:15
Cara tá show de bola,como é que você fez os moldes?

acho que vou tentar fazer também!
Astolpho Coelho Bicalho15/05/2012 13:08
Ai diego bom trabalho,,, vc pode criar as formas de areia... e fazer o formato que quiser... ai de vez vc ir enchendo, vai cobrir toda a forma de areia... tbam é legal... para dar um melhor acabamento use a nata de cimento,,, vc passa a nata de cimento na forma e depois vem com a massa... ai o exterior do vaso fica liso... abraços
Diego Santana21/05/2012 17:27
Que bom que gostaram, eu quase nao tenho tempo pra fazer os vasos, esta foi uma forma barata e rapida de fabricação...
Andre Antoniazzi11/06/2012 18:14
Vasos
Ola pessoal interessante esta materia pois tambem faço meus vasos de cimento mas minha tecnica e esta:
1-compra bacias destas de 1,99 para molde
2-argamassa de 2X1 areia e cimento:
3-preencho totalmenete o interior com a argamassa e deixo secar um pouco:
4-raspo o interior retirando o exesso de cimento com uma espatula destas de xis e outras ferramentas e deixo secar ao sol:
5-quanto aos pes faço o fundo com uma chapa de isopor recortando os cantos pra fazer os pes:
6-do restante do cimento molho um pouco faço a massa novamente se precisar as vezes coloco um pouco mais de cimento e torno a repetir a ação mas em um molde menor ,DETALHE:a areia que uso e fina ai fica lisinho o vaso.
Assim quue tiver feito mais alguns pois ja estou precisando posto as fotos passo a passo .
Abraços