Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus microcarpa barato!

Edmilson Junior04/01/2012 14:26
Ficus microcarpa barato!
Olá pessoal, no final de 2010 comprei esse ficus pela enorme quantia de R$10,00. Imediatamente fiz uma poda drástica e eliminei 70% das raizes juntamente com o torrão.
Ano passado fiz uma seleção dos galhos e podei-os bem baixinho, deixando crescer livremente em seguida. Nesse final de semana (01/02/2012), resolvi podá-la novamente, posicionando e dando movimento em alguns galhos.
Infelizmente não tenho fotos do início do trabalho.

Aguardo críticas e sugestões.

Abraço!!!
Otoniel Santos04/01/2012 16:30
Re: Ficus microcarpa barato!
Muito bom hein?? vai dar o que falar com certeza.
Nikkei 10004/01/2012 17:19
Edmilson, muito bonito e muito bom trabalho. Acho que futuramente, conforme for ramificando os galhos, pode escolher os galhos mais bem posicionados e fortes e eliminar os outros. Fiz isso num ficus hokidachi e agora que está adensando posso escolher melhor, não deixando galhos em demasia. 😄
Donegá04/01/2012 18:32
Bela planta Edimilson,

Concordo com o amigo Nikkei, futuramente terá que escolher alguns galhos p/ podar, diminuindo o adensamento e melhorando a distribuição p/ uma maior penetração de luz.
Donegá04/01/2012 18:32
Bela planta Edimilson,

Concordo com o amigo Nikkei, futuramente terá que escolher alguns galhos p/ podar, diminuindo o adensamento e melhorando a distribuição p/ uma maior penetração de luz.
Vhalveruth04/01/2012 19:42
Parabens, este ficus esta uma blz

ando mt em floriculturas para achar mudas assim, mas ta dificil ($$) ultimamente

abraços
Anderson Neuhaus05/01/2012 00:19
Que planta maravilhosa hem!!
Ricardo Paiva05/01/2012 00:30
Plantaço, Edmilson.
Suas intervenções até aqui estão resultando numa planta que ficará muito boa.
Parabéns!!
andretanure05/01/2012 01:18
Amigo conterrâneo, que bela planta. Onde conseguiu essa belezura pela bagatela de R$ 10,00?
MarcoBonsaiPoa05/01/2012 08:43
Censura 18 anos! Ó os troncos da direita, desprovidos de pudor...rsrsrs

Bela planta ! Tenho uma organensis bem semelhante a está.

Um ou dois galhos em cada tronco, acho que é suficiente para dar continuidade do tronco com bom nível de desnível de grossura.Estes galhos escolhidos podem ser deixado crescer livremente por um período longo, visando engrossar os galhos em relação ao tronco principal e corrigir novamente a cicatriz da primeira poda.Uma vez corrigido a cicatriz e o galho no diâmetro desejado, nova poda se faz e nova seleção de galhos por subtroncos, aumentando gradativamente a ramificação até enganar os olhos no emaranhado. Eu costumo quando dá tempo, manter folhagem verde somente na cúpula externa do desenho, mantendo limpo as aréas internas...

No local sombreado as minha criam uma espécie de carvão, não tenho muitas aréas ensolaradas por aqui.Bom é manter em sol pleno, até o tamanho das folhas diminuem bastante com isso e a planta fica com aspecto muito saudável.

Parabéns pela planta, está muito bem administrada!abç
Filipe Henrique05/01/2012 12:37
não pedio nem 5% de desconto no pagamento a vista?!
rs

que barganha!

vou acompanhar certamente será de primeirissima qualidade o bonsai.

abraços
Alexandre S. Coelho06/01/2012 13:02
Belo trabalho!
Também quero acompanhar 😲 😲 😲 😄
Ravache07/01/2012 02:11
BAHHHHH SHOW!! ACOMPANHANDO...