Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com bouga - brotos murchando

Bruno Gomes04/01/2012 15:22
Ajuda com bouga - brotos murchando
Amigos,

Tenho uma bougainville de uns 12 anos que fiz um yamadori há quase um ano e após se recuperar bem numa bacia, fiz um alporque no tronco, uma vez que era muito comprido.

Nesta primavera separei a parte de cima e botei no vaso para desenvolver o novo sistema radicular. Após boas semanas ela se apresentou muito bem e começou com uma intensa brotação.

Promovi algumas podas, mas tenho deixado o crescimento bem livre, contudo, após a poda, percebo que a ponta dos novos ramos murcham sob o sol e ao fim do dia voltam a "ficar de pé".

Sempre soube que as bougas não se importam com o sol pleno e muitas vezes forte, e não consigo compreender o que está acontecendo com ela.

Alguém tem alguma idéia do que seja ?

será que ainda assim, posso adubá-la?
Felipe Lembi04/01/2012 20:50
Olá, naõ tenho experiencias com bouga, mas eu posso notar isto no meu ligustro tbm nos dias mais quentes, ele fica sob um viveiro de sombrite, e no final do dia as vezes murcham os brotos, mas nele sei que é por falta de hidratação porque o substrato está bem seco, então molho e borrifo as folhagens e ele volta ao normal.
Talvez na sua planta pode ser o substrato muito drenante, e então a agua escoa e a planta fica desidratada. Experimente fazer um teste, durante um dia coloque ela sob um sombrite e observe se haverá mudanças. Ou também pode ser o sistema radicular pouco desenvolvido, e dai não é possível a hidratação da planta, pois ela é fruto de um alporque. Dai dá p tentar um hormonio enraizante(eu utilizo o benerva).
Espero ter ajudado.

Abraço
Elio04/01/2012 22:38
Bruno, é simplesmente falta de água. Nesses dias quentes acontece o mesmo com muitas plantas minhas, quando esqueço de regar 2 x ao dia.
abraço
Anderson Neuhaus05/01/2012 12:13
poisé meu amigo diminua a exposição ao sol! ou talvez faça uma proteção usando sombrite 50% assim o sol nao vai afetar tanto. poste umas fotos ai para nós vermos. abraço.
Bruno Gomes05/01/2012 12:19
Blz amigos.

Mto obrigado pelas dicas. Ficarei mais atento as regas.