Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa: fungos?

Simone Braghin06/01/2012 00:24
Serissa: fungos?
Caros, apareceu uma coisa branca no tronco da minha Serissa, em partucular, nas raízes...

seria isto fulgow? como tratar exatamente? Dicas?

Em relação as folhas, é excesso de Rega?

O link abaixo dá acesso às fotos
https://picasaweb.google.com/117410458174788896127/ResultadosDaPesquisaPorJaneiro?authkey=Gv1sRgCN3YlOiZibrThQE

Agradeço o auxílio e peço paciência para com esta colega amadora.

Abraços
basmooca06/01/2012 08:50
Simone.
Bom dia
As fotos não estão retratando o problema tente tirar outras.
Simone Braghin07/01/2012 14:43
basmooca escreveu:
Simone.
Bom dia
As fotos não estão retratando o problema tente tirar outras.

basmooca, obrigada por responder...

Estou postando novas fotos... espero que sejam mais ilustrativas. Segue link para álbum:

https://picasaweb.google.com/117410458174788896127/7DeJaneiroDe2012?authuser=0&feat=directlink

Obrigada!
Elio07/01/2012 21:21
Simone, não me parece fungo. Mais provável excesso de adubo ou água da rega com excesso de cal.

abraço
Simone Braghin08/01/2012 13:51
Elio escreveu:
Simone, não me parece fungo. Mais provável excesso de adubo ou água da rega com excesso de cal.

abraço

Que alívio, Elio!

Obrigadíssima!!
nickyfury09/01/2012 17:58
bonsai
Provavelmente o que está causando isso é o excesso de pedrisco, o excesso de rega (solo sempre muito umido) e a falta de sol pleno. O cultivo da serissa deve ser a sol pleno, o dia inteiro e só deve receber rega uma vez, de preferencia ao final da tarde, se observar que o solo está bem seco. Ao sol, as folhas ficam menores e mais atrativas, além de permitir ainda um aumento na floração.

O excesso de pedrinhas não permite uma boa visualização do solo, que parece estar encharcado em demasia. Raizes sempre umidas prejudicam a planta, que responde dessa forma a esse tipo de agressão. Veja uma serissa que cultivo há alguns anos, a pleno sol:

Simone Braghin09/01/2012 22:54
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Provavelmente o que está causando isso é o excesso de pedrisco, o excesso de rega (solo sempre muito umido) e a falta de sol pleno. O cultivo da serissa deve ser a sol pleno, o dia inteiro e só deve receber rega uma vez, de preferencia ao final da tarde, se observar que o solo está bem seco. Ao sol, as folhas ficam menores e mais atrativas, além de permitir ainda um aumento na floração.

O excesso de pedrinhas não permite uma boa visualização do solo, que parece estar encharcado em demasia. Raizes sempre umidas prejudicam a planta, que responde dessa forma a esse tipo de agressão. Veja uma serissa que cultivo há alguns anos, a pleno sol:

Nicky, sua Serissa é linda!!

Obrigada pela ajuda... Tentarei seguir seus conselhos à risca!