Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Apresentação - Carol Holanda

carol_holanda06/01/2012 13:37
Apresentação - Carol Holanda
Olá, pessoal!
Meu nome é Carol, tenho quase 27 anos, sou de Recife-PE e sou arquiteta.

Entrei nesse fórum para poder ter subsídios para cuidar melhor dos meus bonsais. Atualmente tenho 3,5 (três e meio porque um dos meus bonsais na realidade é da minha sogra, mas está comigo desde Julho do ano passado. Então ele é meio meu, meio da minha sogra, kkkk!).

Bem, comecei com os bonsais a partir de um presente que ganhei do meu esposo em dezembro de 2010. É um bonsai de cereja-anã, que tem 15 anos agora. Essa semana (primeira semana de 2012) ele colocou sua primeira cerejinha. Estou bastante feliz!

Minha cerejeira (janeiro-2012):

A cereja:

Em junho de 2011 fiz o meu primeiro curso de bonsai aqui em Aldeia (bairro que faz parte de Camaragibe-PE, cidade pertencente à Região Metropolitana de Recife). Aqui o clima é bem úmido. As noites, comparadas à Recife, são frias e o clima é de mata atlântica.

Neste curso, ganhei de presente um bonsai de pitanga com 4 anos de idade, e dentro do seu vasinho tinha um filhotinho de carmona (carmona retusa). Era beeem pequenininho. Comprei um vasinho pra ele e separei da pitangueira.

Meu bonsai de pitanga (janeiro-2012):

Minha carmona antes (junho-2011):

Minha carmona hoje (janeiro-2012):

Em julho, depois de ter feito o curso, minha sogra pediu que eu trouxesse para Aldeia a jabuticabeira dela (que estava na época com 3-4 anos de idade). Ele estava muito mal, tinha dificuldade de receber luz e a terra não era a mesma que usei no curso do bonsai. Daí fui até o local do curso, comprei terra, replantei, podei as raízes e cortei as folhas defeituosas aos poucos. De tempos em tempos novas folhas e novos galhinhos cresceram e hoje a jabuticabeira está muito mais bonita.

Bonsai de jabuticaba (janeiro-2012):

Bem, é isso!
Espero que aqui eu possa aprender mais coisas sobre bonsais! Tem muita coisa que não tenho segurança de fazer, pois só fiz um curso básico, de 1 manhã. Com certeza não dá pra gente aprender tudo.

Um abraço a todos vocês!!
SEKI - Elio Luis Secchi07/01/2012 00:29
Olá Carol, seja bem vinda a este espaço. Participe. Eu sugiro colocar as fotos das plantas, em tópicos individuais para cada planta no Minha Árvore e sua Opinião, ou mesmo no Sou Principiante e ali terás mais sugestões específicas para cada uma delas.
Mas foi muito bom ver sua coleção iniciale noto que tem muito carinho e cuidado com elas. A frutificação da cerejeira é uma satisfação à parte...Muito bom.
Também sugiro que vasculhe muitos tópicos anteriores deste fórum, onde muitas das perguntas que você faria, já foram feitas e respondidas por foristas mais experimentados. Para ajudar numa correção; na língua portuguesa não se usa o plural no bonsai... É um bonsai, 3 bonsai, 20 bonsai, todos os bonsai... sempre sem o "s" final...
Desde já sugiro uma poda bem mais curta na jaboticaba que está com os galhos muito alongados e dispersos... mas como eu disse, colocando nos outros fóruns cada planta individualmente terás mais opiniões...
abraço
carol_holanda07/01/2012 10:26
Obrigada, Elio!!
Sim, vou preparar os tópicos para postar nas sessões mais apropriadas! Eu fico bastante insegura quando o assunto é poda...
Beijos!!
Felipe Lembi07/01/2012 12:07
Olá, seja bem vinda
Realmente a poda é o que faz nós principiantes ficarmos mais inseguros, porque depois de feita não tem como voltar atrás.
Gosto do forum pois é um ótimo lugar para trocarmos informações com todos os niveis de bonsaistas.

Abraço
carol_holanda07/01/2012 12:57
Obrigada, Felipe!
Abraços!!
Anderson Neuhaus11/01/2012 12:18
seja bem vinda carol!!!
Rogério30/01/2012 00:58
Seja bem vinda!