Raijin06/01/2006 19:59
Como podar e quando??
Eu tenho duas vinhas virgens e uma videira do tipo Italia e quem me deu diz ser uma variante de folhas e frutos pequenos, as folhas eu comprovo são bem diminutas, mas quando é mesmo que se faz a poda e qual o método, vale lembrar que uma das vinhas esta com frutos pequenos e verdes, to esperando respostas.
nickyfury09/01/2006 15:57
vinha virgem
A vinha virgem, parthenocissus cuspidata e tricuspidata, é de fácil cultivo e propagação. Vi fotos na net em que essa planta é usada inclusive como se fosse "hera" ou "ficus pumila", sendo plantada junto à paredes de residencias e muros, onde se espalha facilmente cobrindo toda a superficie.
Os japoneses chamam-na de TSUTA, つた,BUDOU - ブドウ ou EBIZURU - エビズル, que são variedades da mesma planta. Durante o período de frutificação, ela emite cachos diminutos de uvas pequeninas, que nascem verdes e quando maduras ficam arrocheadas. Azedas, muito azedas. Qualquer segmento de galho, se estaqueado, brota com facilidade, durante quase todo o ano, exceto no verão. O ideal é deixá-la plantada no chão, durante uns dois ou tres anos, para engrossar bem o tronco, antes de acondicioná-la como bonsai. Os vasos variam de formado, mas quase sempre são coloridos e um pouco profundos. O estilo mais adotado geralmente é o cascata ou semi cascata. Mas aceita também moyogi.
Aqui em Brasilia, no período seco (estiagem) costumo colocar o vaso sobre pedras mergulhadas em uma bandeja com agua, para melhorar a umidificação das folhas. Aliás, as folhas costumam cair, como o ulmus.
Os nomes japoneses quase todos significam uva (budou). Espero que essas informações ajudem voce com suas plantas.