Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Pitanga

Bruno Gomes07/01/2012 17:49
Ajuda com Pitanga
Prezados,

Tenho uma pitanga e várias anotações de pesquisa sobre o calendário de eventos dela, onde indica a Primavera como, de fato, a melhor época para podas, contudo, também sei que algumas espécies se desenvolvem bem também no verão ou mesmo toleram algumas intervenções.

Gostaria de saber opiniões quanto à possibilidade de redução da sua altura agora no Verão, sem exterminar complementamente a massa verde.

Acham que pode ser feito?

Pretendo iniciar o ciclo de adubação deste ano e também fiquei com dúvida se poderia conciliar com essa poda radical.

Fotos a seguir:

A planta possui por volta de 1,00 metro.

Aqui após passar para um vaso maior.
18_dezembro_2011 005 por

Abs
nickyfury08/01/2012 06:50
bonsai
Bruno, por se tratar de uma muda de planta jovem, ainda em fase de desenvolvimento/crescimento, e considerando o fato de que voce não realizou nem irá intervir drasticamente nas raizes dela, com cortes redutores, é possível estar reduzindo o tronco, via corte radical, sem nenhum problema que venha a comprometer a planta, de uma maneira geral. Minha sugestão é um corte visando corrigir principalmente a conicidade inicial:

Atente para a area marcada em vermelho, no tronco: esse corte mantem um galho prevalente, com o qual será dada continuidade ao crescimento/desenvolvimento da planta, aumentando a area anterior (base) e propiciando conicidade a partir do desenvolvimento desse novo apice. Pode cortar sem medo, desde que mantidas as condições que citei acima (não podar as raizes) e lembrando de aplicar uma boa pasta cicatrizante nos cortes.
Bruno Gomes08/01/2012 14:16
Valeu nicky pela dica.

Inicialmente não tinha pensado em cortes tão baixos assim. Me dava por satisfeito em apenas reduzir um pouco a altura em 40 ou 50 cms no máximo.

Porem, fiquei bem mais entusiasmado com a tua orientação, que seguirei certamente ainda hoje !!!

Tenho uma boa pasta que ajudará bastante.

Quanto a adubação, separei um 04-14-08 para algumas plantas e pretendia turbina-la nos próximos meses. Acha que eu devo esperar um pouco após as podas ?
nickyfury09/01/2012 09:29
bonsai
Exato. Aguarde o reinicio das brotações, e quando observar que estão firmes e vigorosas, então será o momento certo de efetuar a adubação.
Edicarlos Roberto11/04/2012 18:09
cortou ela bruno? já emitiu brutações?? to acompanhando...
Bruno Gomes17/04/2012 00:29
Podei sim, só esqueci de trazer os registros. Desculpem...

Seguem fotos de Fevereiro:

Edicarlos Roberto10/11/2013 08:00
como anda a pitanga agora ??