Jaboticabeira - Toco
MarcoBonsaiPoa01/02/2012 10:51
Nebari
Nebari é o encontro do tronco com o solo, pode haver raízes aparentes ou não. A idéia é que exista uma conicidade acentuada do solo para o alto no tronco.
O minha maneira de corrigir é sempre no ano seguinte fazer a seleção e poda das raízes, plantando gradualmente ela mais pra fora da terra que no ano anterior. Quando raízes ficam pra fora, faz-se cortes em triângulo, nas laterais, canalizando a seiva pras mesmas. Se tiver interesse podemos falar outra hora sobre está técnica que coloquei em prática e aprovei após ler na bonsai studio.abç
Fabrício Zerves01/02/2012 12:13
Re: Nebari
MarcoBonsaiPoa escreveu:
Nebari é o encontro do tronco com o solo, pode haver raízes aparentes ou não. A idéia é que exista uma conicidade acentuada do solo para o alto no tronco.
O minha maneira de corrigir é sempre no ano seguinte fazer a seleção e poda das raízes, plantando gradualmente ela mais pra fora da terra que no ano anterior. Quando raízes ficam pra fora, faz-se cortes em triângulo, nas laterais, canalizando a seiva pras mesmas. Se tiver interesse podemos falar outra hora sobre está técnica que coloquei em prática e aprovei após ler na bonsai studio.abç
Marco, gostaria sim, se vc puder me passar algum material ou link sobre o assunto, agradeço.
Abraços.
Fabio Lima01/02/2012 13:01
opa!!!...
Marcos...
tb tenho interesse neste material...
informações sobre tecnicas bem sucedidas são sempre bem vindas.
grato.
MarcoBonsaiPoa01/02/2012 13:57
Nebari
Se pesquisarem bonsai studio, encontrarão uma prévia do que mencionei.
Como participo do forum quase que 100% do celular, terei que me organizar... Fiz o teste com uma caneleira com o tronco 10 cm de altura com o mesmo diâmetro, agora 2 anos depois é barbara a conicidade adquirida, com quase nada da marca do corte. Devo ter fotos, se me lembrar posto amanhã, que é feriado pra nós aqui do sul
MarcoBonsaiPoa01/02/2012 13:59
Nebari
As vezes me atrapalho e mando a mensagem duas vezes! Desculpem!
MarcoBonsaiPoa02/02/2012 17:31
nebari
Olá galera!
Pesquisaram bonsai studio!?
Aqui vai um teste que fiz com uma caneleira...
Queiram me desculpar, mas não tenho o registro da planta antes...
Tô com problemas pra enviar do orkut pro fórum, então deixo o link
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=14619247415792359172&aid=1328180343Fabrício Zerves03/02/2012 12:22
Re: nebari
MarcoBonsaiPoa escreveu:
Olá galera!
Pesquisaram bonsai studio!?
Aqui vai um teste que fiz com uma caneleira...
Queiram me desculpar, mas não tenho o registro da planta antes...
Tô com problemas pra enviar do orkut pro fórum, então deixo o link
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=14619247415792359172&aid=1328180343
Gostei das fotos, mas ainda não entendi nada...rsrsrs...desculpe a ignorância.
Pesquisei no google onome Bonsai Studio e me apareceu uma pá de coisas.... e não encontrei sobre o método de melhoria do nebari que vc mencionou.....
MarcoBonsaiPoa03/02/2012 18:49
Fabricio
E ae Fabrício, blz!?
Não viu as fotos de uns triângulos de casca retirada no tronco, aqueles cortes desviam o curso da seiva, criando um inchaço. Um exemplo: como uma avenida de quatro pistas e afunila pra uma, o que acontece? Acumula carros...
Fabrício Zerves03/02/2012 19:39
Re: Fabricio
MarcoBonsaiPoa escreveu:
E ae Fabrício, blz!?
Não viu as fotos de uns triângulos de casca retirada no tronco, aqueles cortes desviam o curso da seiva, criando um inchaço. Um exemplo: como uma avenida de quatro pistas e afunila pra uma, o que acontece? Acumula carros...
Joia Marco e vc?
Então esse inchaço seria pra "engrossar" a base do tronco. é isso?
MarcoBonsaiPoa03/02/2012 21:35
está imagem pega bem, como o triângulo cicatrizou e como engordou a planta na base - primeiro de três feitos
segue o segundo de três
este é o terceiro de três
estas são imagens do dia em que foi feito os cortes, o animalzinho aqui esqueceu de tirar uma da planta de como ela era, enfim!
está abaixo dá pra ver nitidamente o triângulo entre duas raízes grossas
último corte realizado
aproveitei a função e podei as raízes, colocando em um pote plástico mais inteiro
colegas!!! pela imagem abaixo...é cabível desenvolver o estilo sokan com ela?
Bom está foi minha primeira experiência do triângulo cortado, há uma certa lógica na técnica,me agradou bastante o resultado, o negócio é experimentar mais e tentar se aperfeiçoar, não custa tentar!
fico no aguardo do sokan alí em cima!
Fabrício Zerves03/02/2012 22:19
Valeu Marco, agora entendi.
Grato.
Fabrício Zerves09/02/2012 17:25
Atualização da Jaboticabeira toco. Fotos de 09/02/2012

Sergio Batalini09/02/2012 17:45
Ola Fabricio , sem querer desanimar , mas acredito que a unica coisa a fazer nos proximos 8 ou 10 meses seja regar e olhar e regar e olhar, um tanto quanto monotono mas , paciencia ...
É preciso dar tempo ao tempo para que estes brotos maturem e se desenvolvam ficando com mais de 50 cm cada para depois vc escolher quais manter e eliminar o restante .
Veja que no tronco não há o que fazer, nem o que mudar , e para começar a estruturar a copa deverá cortar e deixar crescer para depois cortar novamente .
Só assim os galhos poderão engrossar e ficar proporcionais ao tronco , coisa de alguns anos apenas .
Depois começar a pensar na cicatriz e no estilo . Depois no vaso ...
Até lá , continue cuidando e regando e adubando ... e estudando , que vc aprenderá como proceder no futuro . Só estudando muito conseguimos avançar na arte do bonsai
.
Parabens pela coleta, boa sorte e muita paciencia .
Lucinei Reis09/02/2012 21:51
Acompanhado !!!!!!!!!!!!!!!
Anderson Neuhaus09/02/2012 22:26
tbm acompanhando!
Fabrício Zerves10/02/2012 07:07
Na verdade eu estou é feliz por ela simplesmente ter brotado tão viçosamente assim, pois do jeito que estava quando a encontrei, achei que não teria chances......
Tiago R10/02/2012 10:20
Fabrício, infelizmente esses brotos não querem dizer muita coisa. Você vai ter que esperar em torno de um ano pra ver se vai dar certo.
Estamos torcendo.
Marcos Castilho10/02/2012 13:08
Jabuticabeira engana muito a gente, é esperar para ver se realmente vai vingar, mais estamos torcendo.
MarcoBonsaiPoa10/02/2012 13:47
Jaboticabeira
Estou com o pressentimento que está já vingou!
MarcoBonsaiPoa10/02/2012 13:49
Jaboticabeira
Estou com o pressentimento que está já vingou!
Sergio Batalini10/02/2012 15:27
Tambem acho que "pegou" . Pronto. Primeira etapa vencida 🙂
Agora é esperar de 12 a 18 meses sem cortar nenhuma folha, apenas adubando e regando ...
Se fosse minha no final do ano faria um falso transplante para uma bacia maior.