rodolfo_cj08/01/2012 20:15
Parafina para selar e cicatrizar
se eu usar parafina para selar da certo??? misturado com propolis...
aguardo resposta...
SEKI - Elio Luis Secchi08/01/2012 23:00
um problema da parafina é que para aplicar tem que estar quente, se não ela é muito dura... E estando quente vai danificar a casca nas bordas do corte, aumentando ainda mais a parte morta...Se "amolecer" a parafina com algum produto químico, tipo querosene, por exemplo, este produto também vai afetar a casca viva... então fica meio complicado. Mas em tese, para selar corte, serviria... Tem tantas outras opções...
abraço
rodolfo_cj09/01/2012 00:30
tem alguma receita facil para me passar... vi aqui no forum uma mas não consigo achar...
tinha até mostrando em foto...
abraço
Elio09/01/2012 13:44
Concordo com o meu xará! Selante quente, assim como cola são excelentes selantes mas.............péssimos cicatrizantes.
abraço
nickyfury09/01/2012 17:09
bonsai
Elio09/01/2012 18:16
Nicky, a do Geraldo fiz há dois anos, uso e é muito boa.
abraço
SEKI - Elio Luis Secchi09/01/2012 22:10
OUtra coisa que é bem simples, e que funciona como selante. Já uso há uns 4 anos e é produto que você encontra em qualquer ferragem aí em sua cidade: graxa de sapato e vaselina sólida, misturado meio a meio. Se quiser, pode adicionar calda bordaleza em pó que se compra em envelopinhos. Ela é um fungicida bastante eficiente. Se quiser maquiar a coloração, use graxa de sapato preta, incolor e marron, vai testando as proporções até encontrar uma cor que te agrade, por exemplo, uma cor meio acinzentada que fica mais parecida com a cor da casca da maioria de nossas plantas nativas. Ou com mais marron, para ficar parecida com a cor de coníferas em geral... E assim por diante...
abraço