Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JM Desfolha de Ligustro - 31/01/12

prumodeq09/01/2012 11:58
JM Desfolha de Ligustro - 31/01/12
Boa dia amigos

Em apenas uma noite e um dia, um ataque de formigas carregadeiras "depenou" 5 ligustros e várias mudas de Serissa... Aliás, serviço bem feito e me poupou um pouco de trabalho...

Assim me vi estimulado a trabalhar nas árvores. A primeira que trabalhei foi essa aqui, um pré-bonsai de ligustro produzido pelo Bonsai do Campo do Tramujas.

Em julho eu já havia feito uma poda de formação, aramagem de posicionamento, trabalhado em alguns pontos de madeira podre e melhorias alguns Uros que não estavam bons:

Durante a primavera a árvore se desenvolveu bem, bem adubada, fiz as podas para melhorar a ramificação.

Depois da desfolha e aramação ficou como abaixo. Fiz apenas uma aramagem básica de posicionamento dos galhos principais.

Pelas imagens dá para ver que o uro já melhorou, aproveitei também para retirar um pequeno anel do "calo" do uro para estimular sicatrização.

Tem um vazio acima do primeiro galho à esquerda, mas espero que com o tempo o segundo galho possa preencher este espaço. Seria um galho que eu não desfolharia agora, mas...

Aguardo opiniões.

Abraços
SEKI - Elio Luis Secchi09/01/2012 22:17
Beleza de trabalho: o seu e das formigas. Pode agradecer mesmo a elas porque o ligustro depois de uma desfolha, especialemten por formigas, brotará com muito vigor e muito mais pontos de folhagem. Está ficando bom... Vai em frente.
Abraço
prumodeq31/01/2012 09:59
Atualizando, com a nova brotação, 20 dias depois da desfolha. Trabalhar com ligustro é muito prazeroso, pois as respostas são muito rápidas!

romeucr31/01/2012 11:51
20 dias e já brotou assim?

faz 15 dias que fiz uma poda total na minha (pode ver aqui: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20180&highlight=) e até agora quase nao apareceram brotos novos. As únicas folhas que estão na foto foram as que eu deixei.

Vc teria alguma ideia do que pode agilizar um pouco o crescimento da minha?

Quando estava folhada, crescia rapidamente tbm, mas agora esta demorando mais... a sua esta muito bonita. bem verdinha... parabens!
Djalma Dourado31/01/2012 12:51
Parabéns Prumeq pelo belo trabalho e obrigado pela a grande ajuda que me deu com o meu Acer Kaede, foi de muita ajuda mesmo inclusive já postei os resultados espero que esteje no caminho certo.

vlw e parabéns mais uma vez 😄
LUIZ ARTHUR31/01/2012 20:21
prumodeq,

Tá bonito se recuperou bem, parabéns.

romeucr

Você desfolhou o seu praticamente junto com o meu, fiz a desfolha no dia 13 de janeiro e hoje 31/01 que começaram a aparecer pequeninas folhas no meu, nos dias de mais calor estou borrifando água. tenha um pouquinho de paciência e vai cuidando que logo estará bonitão de novo.

Abraço
Anderson Neuhaus31/01/2012 23:34
fantastico parabens..
prumodeq01/02/2012 11:21
Romeu

Não sou experiente (esta é a segunda vez que eu aplico a desfolha no verão em minhas árvores), mas o ligustro logo depois que emite os primeiros brotinhos, em questão de uma semana já viram grandes brotos. O mesmo para o Ulmus, que foram desfolhados juntos.

O importante, conforme fala a literatura e principalmente a entrevista que o Tramujas deu para o Élio sobre a desfolha:

1) As folhas tem que estar maduras
2) A árvore tem que ser adubada na estação anterior à desfolha, para que tenha reservas para rebrotar

Após a desfolha eu retiro do tempo e coloco na estufa, pois nesta época do ano aqui chove muito e as necessidades hídricas da planta desfolhada reduzem-se.

O Élio ainda conselha a fazer a pulverização das árvore três vezes por dia, mas isso eu nunca fiz...

Abraços
marcio gabiatti01/02/2012 19:52
Como ele se recuperou rapido esta otimo parabens...