Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Junipero Procumbens [Atualizado 26-08-2013]

prumodeq09/01/2012 12:14
Junipero Procumbens [Atualizado 26-08-2013]
Bom dia

Este jacaré pertencia a uma outra pessoa e devido a fatos que não vale a pena comentar, sofreu um estresse hídrico durante o inverno. Quando chegou as minhas mãos estava com muitas agulhas queimadas, substrato que um torrão só, vaso partido....

Fiz o transplante no final do inverno colocando um substrato mais drenante, retirei todas as agulhas secas, adubei, etc...

Ele voltou a brotar, porém não para de secar as agulhas. E são agulhas que recebem insolação adequada. Em um mesmo broto tem agulhas novas e agulhas queimadas...

Como sou ignorante nesta espécie, não sei sé alguma praga, sol demais, água demais ou de menos...

Preciso de ajuda...

Abraços
Elio09/01/2012 13:42
É João isso é reflexo do problema anterior.
Se está com agulhas novas está tudo bem. É natural da espécie ir secando agulhas velhas à medidade que novas surgem, principalmente for falrta de aeração e insolação interior que é o que o teu Juniperus mostra.

Faz uma limpeza interna e mantém a pleno sol.

abraço
nickyfury09/01/2012 17:12
bonsai
Concordo com o Elio: é fazer uma limpeza constante, eliminando todas as acículas secas, à medida em que vão surgindo, até que a planta esteja plenamente recuperada e apenas as verdes permaneçam. Aí, então, será o momento adequado para adubar, visando fortalecer a planta. Até lá, sol pleno o dia inteiro com rega apenas ao final da tarde, se o solo estiver bem seco. Não é preciso molhar as acículas verdes nem a parte aerea da planta.
prumodeq10/01/2012 10:16
OK

Vou continuar com o procedimento de limpeza.

O junípero jacaré tem capacidade de rebrotar na base do galhos/brotos? Tenho receio de ele ficar ainda mais sem forma...
Elio10/01/2012 10:55
João, assim como shimpaku ele brota nas forquilhas dos ramos.

abraço
nickyfury10/01/2012 11:41
bonsai
A limpeza favorece o acesso de luz e calor solar no interior dos galhos e ramas. Aos poucos nessas áreas irão começar a despontar novas brotações, as quais poderão ser aproveitadas, se deixadas crescer livremente, para melhorar a formação estrutural, vez que se tornarão novos galhos rapidamente.

Além disso, como se trata de uma das variedades de junipero com o crescimento mais rápido (se compararmos com o shimpaku, principalmente), é possível estar formando novas mudas a partir de estacas de ponteiras e usá-las, posteriormente, como material de enxertia, para formar novos galhos em posições onde estejam ausentes.
MarcoBonsaiPoa10/01/2012 12:15
Procumbens
Olá a todos!

Procumbens é o mesmo jacaré!?

Valeu, obrigado!
prumodeq10/01/2012 12:56
Marco, sim, é o mesmo, mas como ele é erroneamente chamado de Tuia Jacaré, e também a Pithecolobium é chamada de jacaré, preferi me referir ao nome científico.

E com relação ao vaso... qual seria uma boa opção para ele? Eu olho para a árvore e não vejo exatamente um han-kengai, prá mim mais parece um tronco (bem) inclinado.

Assim não sei se uso um clássico vaso quadrado:

Ou um vaso parecido com o que está hoje, porém mais retangular. Gosto desta opção, pois cada vez que vejo esta árvore eu imagino um rio correndo e ela uma árvore que estava à sua beira e com a queda da margem forçou ela a crescer inclinada...
nickyfury10/01/2012 15:39
bonsai
Prumo, eu entendo seu ponto de vista em relação ao vaso. Costumo sempre escrever e dizer que gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu e não adianta discutir a respeito, que não irá mudar mesmo. Em relação ao vaso, é possível a voce manter algo parecido com o atual, mas a classificação da planta deixaria de ser BONSAI, e passaria a ser PENJING. A diferenciação entre uma coisa e outra, por vezes, é tão complicada quanto dificultosa de explicar.

Mas por outro lado, justificaria o uso de uma vaso de bordas baixas, oval, maior que o atual, em que voce poderia, sem dúvida nenhuma, manter a planta estavel como ora vemos na imagem postada inicial:

O penjing é uma aventura a que todo bonsaista, mais cedo ou mais tarde, se sente tentado a executar. Repare que os trabalhos selecionados acima têm quase todos um posicionamento similar ao da sua planta.

Trocar o vaso atual por um vaso Han Kengai, estilizando a planta nesse modelo classico japones, é apenas uma opção, como pode ver. Ao optar por manter o posicionamento da arvore, dentro dessa bandeja atual ou mesmo em outra, similar, é algo que poderá vir a render um trabalho bem melhor que se insistisse apenas no tema "bonsai".
prumodeq26/08/2013 00:42
Depois de algum tempo olhando e estudando a árvore resolvi atuar, com a orientação do Edson da loja O Bonsai, nos workshops de sábado, resultou nisso aqui:

frente

Lateral

Para saber mais, veja no meu blog: http://bonsaiqb.blogspot.com.br/2013/08/juniperus-procumbens-reestlizado.html
LUIZ ARTHUR26/08/2013 21:42
Prumodeq,

Realmente ficou bem legal, parabens pela intervencao, foi uma boa ideia do Edson.

Abraco.
Arzivenko26/08/2013 21:45
prumodeq nem parece a mesma planta. Parabéns.
Seph190330/08/2013 08:42
Legal Prumodeq, parabéns...
Vou acompanhar...
Bruno Lopes10/09/2013 19:54
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Concordo com o Elio: é fazer uma limpeza constante, eliminando todas as acículas secas, à medida em que vão surgindo, até que a planta esteja plenamente recuperada e apenas as verdes permaneçam. Aí, então, será o momento adequado para adubar, visando fortalecer a planta. Até lá, sol pleno o dia inteiro com rega apenas ao final da tarde, se o solo estiver bem seco. Não é preciso molhar as acículas verdes nem a parte aerea da planta.

Essa planta é tão resistente ao sol e pouca agua assim?
Elio10/09/2013 21:59
Re: bonsai
Bruno Lopes"]

É sim, Bruno! Resiste melhor ao solo seco do que ao solo encharcaco! Contudo, nem por isso vamos deixá-lo sempre com estresse hídrico.
Bruno Lopes18/09/2013 16:52
eu tenho uma dela que ao meu ver esta evoluindo bem vou postar aqui para pedir a dica de vcs!