Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

amarelamento da ponta para o interior(CALIANDRA)

Gustavo Gonçalves10/01/2012 00:06
amarelamento da ponta para o interior(CALIANDRA)
oi pessoal, nao sei oq esta acontecendo com minha caliandra..tem alguns galhos em que as folhas da ponta estão amarelando(da ponta para o interior)

Estou começando a ficar preocupado..nao achei nenhum bicho nela..

Então pensei que poderia ser um fungo..fiz a aplicação de sulfato de cobre..(um pózinho azul) que serve com fungicida..porem passado 4 dias nao parou de cair... 😕

PS:as folhas amarelas eu estou retirando e fazendo o encurtamento dos galhos..

Como estava antes e agora:

By gustavolpg at 2012-01-09

Os dois primeiros galhos estao quase que normais..mas tambem caem algumas folhas..
Diego Santana10/01/2012 09:32
Amigo primeiro diga onde esta planta fica, dentro de casa ou fora?
Qual adubo usou e quando, e quanto?
Quando foi transplantada?
Quantas vezes molha por dia?
Quanto toma de sol por dia?
Tire o vaso deixando a planta de ponta cabeça mantendo todo torrao do substrato e tente observar se contem bolinhas nas raizes tire uma e sinta se sao fedorentas ao esmagar, se encontrar estas bolinhas sao nematoides.

Deveria ter postado as fotos assim que iniciou o amarelamento, pois parece estar em uma faze muito delibitada, mas como é uma nativa muito resistente vale tentar salvar...
Mais uma coisa raspe o tronco com a unha perdo da base de cada galho e observe se ainda estao verdes, se nao estiverem significa a morte do galhos, va descendo até a base se nao estiver verde na base da planta, ela morreu ok...
Elio10/01/2012 11:16
Como disse o Diego, a planta já está muito debilitada.

Várias causas:

1. Ácaro (meio difícil em Calliandra, mas....)
2. Cochonilha de raíz
3. Excesso de umidade

Minha sugestão:

Retire do vaso, lave bem as raízes , retire as que estão pretas (podres) e plante em areia pura.

Ah, nas raízes podem aparecer bolinhas (nematóides). Faça como o Diego disse!
Contudo, se não tiver cheiro ruim, são nódulos fixadores de nitrogênio, comuns em Calliandra e não devem ser retirados.

abraço
Diego Santana10/01/2012 11:28
A esqueci de dar o "medicamento" se forem nematoides use isca de formigas tipo granulada no substrato, elas eleminam os nematoides com facilidade nao danificando a planta, mas só use apos descobrir se realmente seja nematoides....
Alcides Junior11/01/2012 09:41
Eu acho que pode ser falta de rega. Tenho uma que sofreu assim porque o meu sistema de irrigação não estava aguando ela o suficiente. Se for falta de água, não é necessário cortar os galhos, eles rebrotam.
Gustavo Gonçalves11/01/2012 17:12
obrigado pelas respostas pessoal, acredito ser excesso de umidade.Um transplante é adequado agora?Ou apenas deixo a terra secar?(fiz alguns furos pelo vaso)

Não possui nematoides, ja enfrentei esse problema =(
Nunca mexi nas raizes dela, tenho a um 1 ano.
Ela toma 3 a 4 horas de sol por dia.

O substrato dela possui terra vermelha na composição..nao havia mexido na raiz ainda uma vez que crescia normalmente. 😕

O tempo aqui em Guara esta muito chuvoso e a temperatura amena por isso esta demorando a secar.
Elio11/01/2012 19:43
Gustavo Gonçalves escreveu:
obrigado pelas respostas pessoal, acredito ser excesso de umidade.Um transplante é adequado agora?Ou apenas deixo a terra secar?(fiz alguns furos pelo vaso)

Não possui nematoides, ja enfrentei esse problema =(
Nunca mexi nas raizes dela, tenho a um 1 ano.
Ela toma 3 a 4 horas de sol por dia.

O substrato dela possui terra vermelha na composição..nao havia mexido na raiz ainda uma vez que crescia normalmente. 😕

O tempo aqui em Guara esta muito chuvoso e a temperatura amena por isso esta demorando a secar.

Gustavo, então o negócio e regular a água mas, antes disso faça o seguinte:

Vire a planta de ponta-cabeça e retire o vaso. Dará paera notar como estão as raízes. Se estiverem muito encharcadas, com muitas raízes negras, é melhor transplantar em areia pura, fazendo antes uma boa limpeza de raízes.
Se as raízes estiverem brancas e marrons, então é só recolocar a planta no vaso.
Só o fato de tirar e recolocar a planta no vaso dá uma boa arejada nas raízes.
Já fiz isso várias vezes.

abraço