Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

amarelamento da ponta para o interior(CALIANDRA)

Gustavo Gonçalves10/01/2012 00:06
amarelamento da ponta para o interior(CALIANDRA)
oi pessoal, nao sei oq esta acontecendo com minha caliandra..tem alguns galhos em que as folhas da ponta estão amarelando(da ponta para o interior)

Estou começando a ficar preocupado..nao achei nenhum bicho nela..

Então pensei que poderia ser um fungo..fiz a aplicação de sulfato de cobre..(um pózinho azul) que serve com fungicida..porem passado 4 dias nao parou de cair... 😕

PS:as folhas amarelas eu estou retirando e fazendo o encurtamento dos galhos..

Como estava antes e agora:

By gustavolpg at 2012-01-09

Os dois primeiros galhos estao quase que normais..mas tambem caem algumas folhas..
Diego Santana10/01/2012 09:32
Amigo primeiro diga onde esta planta fica, dentro de casa ou fora?
Qual adubo usou e quando, e quanto?
Quando foi transplantada?
Quantas vezes molha por dia?
Quanto toma de sol por dia?
Tire o vaso deixando a planta de ponta cabeça mantendo todo torrao do substrato e tente observar se contem bolinhas nas raizes tire uma e sinta se sao fedorentas ao esmagar, se encontrar estas bolinhas sao nematoides.

Deveria ter postado as fotos assim que iniciou o amarelamento, pois parece estar em uma faze muito delibitada, mas como é uma nativa muito resistente vale tentar salvar...
Mais uma coisa raspe o tronco com a unha perdo da base de cada galho e observe se ainda estao verdes, se nao estiverem significa a morte do galhos, va descendo até a base se nao estiver verde na base da planta, ela morreu ok...
Elio10/01/2012 11:16
Como disse o Diego, a planta já está muito debilitada.

Várias causas:

1. Ácaro (meio difícil em Calliandra, mas....)
2. Cochonilha de raíz
3. Excesso de umidade

Minha sugestão:

Retire do vaso, lave bem as raízes , retire as que estão pretas (podres) e plante em areia pura.

Ah, nas raízes podem aparecer bolinhas (nematóides). Faça como o Diego disse!