poxa ficou muito bom hem! parabéns pela decisão. vamos esperar as brotações.
Sugestões para meu ficus
12
Anderson, as brotações já iniciaram a todo vapor, veja:

Abraços a todos e obrigada por participarem!

Abraços a todos e obrigada por participarem!
muito legal
Muito legal...
Parabens, também tenho um ficus trançado que estou aumentando o tronco,
para perder o aspecto da trança.
Vou acompanhar.
Parabens, também tenho um ficus trançado que estou aumentando o tronco,
para perder o aspecto da trança.
Vou acompanhar.
ATUALIZANDO!
Olá queridos!
Aí está o meu ficus todo cabeludinho. E ae, já posso fazer uma desfolha para selecionar os ramos, ou deixo, ainda, crescer livremente?
Aguardo ansiosa pelos seus conselhos!
Aí está o meu ficus todo cabeludinho. E ae, já posso fazer uma desfolha para selecionar os ramos, ou deixo, ainda, crescer livremente?
Aguardo ansiosa pelos seus conselhos!

Ele ficou bastante bonito !! 😄
Oi Rosimeire
Você está conduzindo muito bem esta planta!
Deixe os galhos engrossarem um pouco (mais ou menos no diâmetro de uma caneta comum) para então desfolhar e aramar 😉
Você está conduzindo muito bem esta planta!
Deixe os galhos engrossarem um pouco (mais ou menos no diâmetro de uma caneta comum) para então desfolhar e aramar 😉
vou aproveitar o tópico para tirar uma dúvida, quando se usa osmocote ? como principiante nunca usei osmocote ainda, mas vejo que os mais experientes sempre colocam em suas plantas, principalmente após uma poda drástica,yamadori, etc.. alguém poderia me resumir algo sobre ? obrigado
Obrigada Alexandre!
Então acho que vou aguardar um bom tempo ainda!
Abraços
Olá Paulo! Tenho usado a cada 30 dias 1 parte de farinha de osso + 6 partes de torta de mamona. Mas eu só tenho plantas em treinamento, assim, é bom aguardarmos a opinião dos mais experientes.
Então acho que vou aguardar um bom tempo ainda!
Abraços
Olá Paulo! Tenho usado a cada 30 dias 1 parte de farinha de osso + 6 partes de torta de mamona. Mas eu só tenho plantas em treinamento, assim, é bom aguardarmos a opinião dos mais experientes.
Paulo R B de Medeiros escreveu:vou aproveitar o tópico para tirar uma dúvida, quando se usa osmocote ? como principiante nunca usei osmocote ainda, mas vejo que os mais experientes sempre colocam em suas plantas, principalmente após uma poda drástica,yamadori, etc.. alguém poderia me resumir algo sobre ? obrigado
Paulo, o Osmocote é um adubo químico como qualquer outro, com algumas vantagens:
1. Por ser um adubo mineral encapsulado, isto é, ele fica na forma de sal, dentro de uma bolinha de resina, a qual não se desfaz. À medida que vc rega a planta, parte da umidade penetra na cápsula e libera um pouco do sal para o substrato. Isto muito, mas muito lentamente. Dai a grande vantagem de ser um adubo químico de lenta liberação. NO final só resta a "bolinha" vazia.
2. Como qualquer adubo, não se deve adubar uma planta recém transplantada senão de pois de 60 dias.
3. Existem vária formulações do Osmocote de acordo com a composição e de acordo com o tempo de liberação.
4. O ideal é usar o 15-9-12 que é a única formulação que contém micronutrientes.
5. Quanto ao tempo de liberação eu, particularmente, uso o de 8/9 meses, ou seja é o tempo em que leva para todo o sal acabar.
abraço
obrigado pelas dicas
12