LUIZ ARTHUR10/01/2012 21:22
DESFOLHA DE ACER E LIGUSTRUM
Pessoal,
Gostaria de saber se é epoca de desfolha para o Ligustrum e para o Acer Palmatum Deshojo, se for como procedo a poda, pelo que li o Ligustrum a gente segura o galho e puxa as folhas em direção a ponta dos ramos e no Acer corta o pecíolo na metade.
Outra dúvida devo deixar alguma folha? Posso fazer desfolha total? A planta após a desfolha deve ficar na sombra ou no sol como normalmente?
Agradeço desde já as dicas.
Elio10/01/2012 22:10
Luiz, é exatamente como vc falou. Desfolha total! E deixa na sombra até começar a rebrotar. É bom borrifar com água até 3 vezes ao dia, se possível.
abraço
Mcdonald11/01/2012 13:09
Que engraçado... Fiz a desfolha no meu Acer, semana passada e nem sabia que era época... hehehehe..
Mas o motivo era outro. Tem um lado da planta que não tinha galhos, apenas um brotinho minúsculo(uma geminha que acordou mas em 5 meses não tinha crescido nada), e não é que em uma semana broto e reagiu? Desfolhei tudo e não mechi no brotinho e ele já saiu umas 4 folhas. Estava mesmo precisando que ele crescesse....
Agora é esperar...
nickyfury11/01/2012 15:57
bonsai
Aqui no DF, a melhor época para a desfolha total é na primavera, ainda que o verão esteja começando meio chuvoso....
LUIZ ARTHUR14/01/2012 12:44
Obrigado Elio, pela informação.
Agradeço também ao Mcdonald e ao nickyfury pelos comentários.
Outra dúvida que estou é se devo cortar as pontas dos galhos para que haja maior densificação nos galhos?
Abraço
Elio14/01/2012 13:09
LUIZ ARTHUR escreveu:
Obrigado Elio, pela informação.
Agradeço também ao Mcdonald e ao nickyfury pelos comentários.
Outra dúvida que estou é se devo cortar as pontas dos galhos para que haja maior densificação nos galhos?
Abraço
Para densificar é necessário cortar as ponteiras, sim!
abraço
LUIZ ARTHUR14/01/2012 13:32
Valeu Elio!!!
Vou aproveitar o sábado para mexer no Ligustrum, e desfolhar o Acer, vai dar um bom trabalho!!!
Abraço!