Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Araça - iniciante

Eduardo Pereira11/01/2012 18:19
Araça - iniciante
Caros companheiros, comprei hoje, pela quantia de 15 reis, dois, não sei se assim posso dizer, pré-bonsai, um de amora e um de araça.

Como me interessei pela arte do bonsai, e estou apenas começando, peço encarecidamente aos amigos do fórum que me deem algumas dicas de como proceder a partir de agora, com essas duas arvorezinhas !!

O que devo fazer com elas? obrigado de ante-mão !!!

Araça:

Amora:

Obrigado amigos
Ravache12/01/2012 00:54
na primeira foto do Araça, eu cortaria os primeiro galho do direita; e depois naquela forquilha la em cima, eu tb cortaria o galho da direita e materia aquela da esquerda como apice. Na primeira foto, eu manteria o galho que encosta na garrafa e cortaria aquele da esquerda (na forquilha mais alta) POr enquanto eu faria isso e deixaria brotar mais e crescer mais...POREM, tb sou iniciante... espere outra opiniões antes de sacrificar a planta hehehe. Abraço
eliseu malheiros12/01/2012 09:42
Re: Araça - iniciante
Passa a tesoura deixando apenas dois pares de folhas nos galhos secundários, no araçá, e na amoreira poda drástica para brotar mais.
nickyfury12/01/2012 18:11
bonsai
O araçá, por se tratar de uma nativa, está muiito bom, restanto tão somente preparar um bom substrato, bem drenante: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, casca de pinheiro e carvão, para replanta-lo, usando como recipiente uma bacia plastica de tamanho médio, bem perfurada no fundo e na lateral. Com isso, a planta irá se desenvolver/crescer bem, engrossando um pouco mais o tronco. Não corte nenhum galho, por enquanto, nem raizes quando replantar.

A amoreira pode ir no mesmo caminho e ser envasada tambem em uma bacia plastica, ou então no cjhão, para crescer mais e engrossar. É possível que em uns dois ou tres anos tenha em mãos um material melhor com que fazer algo interessante.
Mário Sérgio14/01/2012 11:08
É isso aí meu camarada. Seja muito bem vindo ao mundo viciante dos Bonsai. Como disso o Nick, a única coisa a ser feita neste momento e transplantar para um recipiente bem maior, muito perfurado e com substrato bem drenante. O fato de não podar é pelo seguinte: Considere as raízes como a boca da sua planta e o que mais queremos agora é que a sua planta cresça e emgrosse. Pois bem, quanto maior a "boca" mais ela come e consequentemente se desenvolve; com relação a não podar os galhos agora é pq quanto maior o número galhos, maior a necessidade de transportar seiva haverá. Com isso, a planta, como mecanismo de compensação, aumentará o calibre, a "grossura" do tronco.

Se falei besteira? Me ajudem, mestres!!!rsr
Anderson Neuhaus24/01/2012 19:26
legais suas plantas parabens e boa sorte!