Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PINGO DE OURO - estaquia ... me ajudem.

WFMShare11/01/2012 18:38
PINGO DE OURO - estaquia ... me ajudem.
Gente, pequei alguns pequenos galhos de pingo de ouro, os cortei, e os plantei em um vasinho de plastico para bonsai. Na terra coloquei tambem "bosta de galinha" que é rico em nutrientes para as plantas. Para enfeitar o vaso, coloquei algumas cascas de arvores, na parte superior do solo.

Fotos dele (depois de 4 dias).

http://i43.tinypic.com/2j4wsaw.jpg

http://i44.tinypic.com/29esm85.jpg

Será que vai pegar ? Será que vai morrer ?

Abraços ...
Felipe Lembi11/01/2012 20:00
Olá,
Sou iniciante tbm, mas o que pude observar aqui no site é que estacas devem ser coletadas, então coloca-se em um recipiente contendo enraizador, depois sim a planta é envasada. O substrato indicado é o bioplant, mas como não tenho acesso a este material utilizo terra preta(comprada em floriculturas), e areião, na proporção meio-a-meio.
A respeito do hormonio vc vai até uma farmácia e pede por BENERVA, então vc bate no liquidificador 2 comprimidos em 1,5l de agua. Validade 120 dias, ao abrigo de luz.
O tempo que eu deixo no enraizador é aproximadamente uma noite.

Espero ter ajudado.

Abraço

Felipe Ernesto Lembi
nickyfury12/01/2012 18:24
bonsai
Não é preciso todo esse trabalhão para plantar estacas. Elas devem, porém, não ter folha nenhuma, pois as folhas aumentam a perda hidrica do material, ressecando-o muito mais rapidamente, o que pode levar a perda, sem enraizamento.

O ideal é cortar as estacas das ponteiras, ou que tenham um lenho (cerne) entre o verde e o levemente marrom, com as pontas a serem entrerradas em forma de "V". Essa ponta, deixa-se imersa em solução contendo hormonio enraizante por no maximo 15 minutos, enterrando a estaca até a metade em um recipiente contendo apenas areia grossa (tipo a usada em construção civil). As estacas devem ficar separadas umas das outras, para garantir o sucesso do enraizamento. O recipiente contendo as estacas deve ficar em local semi sombreado, e só devemos regar quando o solo começar a secar abaixo da superficie.

Não precisa regar até encharcar. O excesso de umidade provoca o apodrecimento das estacas. Não adube, em hipotese alguma, nem misture esterco de nada, pois esterco é adubo e compromete as raizes, tão logo elas nasçam, "queimando-as". Sem raiz, as estacas secam e morrem tambem.

Exemplo de uma estaca. No caso, uma aceroleira:

Dependendo da quantidade, pode-se fazer um caixote de madeira, contendo areia, para plantar as estacas:

Depois de enraizadas, é só retirar e plantar individualmente, em saquinhos ou vasinhos plasticos pequenos:

Marlon.D.S.S12/01/2012 21:45
tenho feito muita estaquia, a pratico como um hobbie, fiz de duranta
e das 20, 16 brotaram e vao firme e forte, embora peguem um certo sol a tarde.

nicky, na minha duvida de iniciante o uso de areiao mais o bioplant recomendado muito por voce, temos um sucesso maior na estaquia?
em um teste de substrato, misturei areiao+cinza de madeira para estaquia de ligustrum, houve brotaçao em muitas estacas mas secaram, agora das 50 apenas umas 6 ainda permanecem com brotaçao, e assim mesmo ou cometi algum erro? o cultivo da maioria esta sendo e um local com sombrite de 50+50+70:

O que achas?
WFMShare13/01/2012 12:17
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Não é preciso todo esse trabalhão para plantar estacas. Elas devem, porém, não ter folha nenhuma, pois as folhas aumentam a perda hidrica do material, ressecando-o muito mais rapidamente, o que pode levar a perda, sem enraizamento.

O ideal é cortar as estacas das ponteiras, ou que tenham um lenho (cerne) entre o verde e o levemente marrom, com as pontas a serem entrerradas em forma de "V". Essa ponta, deixa-se imersa em solução contendo hormonio enraizante por no maximo 15 minutos, enterrando a estaca até a metade em um recipiente contendo apenas areia grossa (tipo a usada em construção civil). As estacas devem ficar separadas umas das outras, para garantir o sucesso do enraizamento. O recipiente contendo as estacas deve ficar em local semi sombreado, e só devemos regar quando o solo começar a secar abaixo da superficie.

Não precisa regar até encharcar. O excesso de umidade provoca o apodrecimento das estacas. Não adube, em hipotese alguma, nem misture esterco de nada, pois esterco é adubo e compromete as raizes, tão logo elas nasçam, "queimando-as". Sem raiz, as estacas secam e morrem tambem.

Exemplo de uma estaca. No caso, uma aceroleira:

Dependendo da quantidade, pode-se fazer um caixote de madeira, contendo areia, para plantar as estacas:

Depois de enraizadas, é só retirar e plantar individualmente, em saquinhos ou vasinhos plasticos pequenos:

Amigo poderia me indicar algum enraizador, ja me explicando como se usa ele ? Adorei toda sua explicação ... excepional ! Vc tem MSN para contato ?

Abraços !
nickyfury13/01/2012 13:29
bonsai
Marlon, eu geralmente recomendo usar areia com BIOPLANT apenas no caso de recuperação e desenvolvimento de mudas a partir do alporque. Ou então misturar o BIOPLANT com caco ceramico apenas, no mesmo caso, isto é, novas mudas feitas a partir do alporque.

Para estacas, uso apenas areia grossa mesmo, sem adicionar nada. O mesmo vale para sementes, apesar de que os horticultores usem o BIOPLANT para germinarem sementes de hortaliças, mas ainda prefiro usar apenas a areia, sem adicionar nada a ela. Um caminhão de areia grossa é bem mais barato que um saco de BIOPLANT, comparativamente, é claro. Então, nada de ficar desperdiçando com estacas, principalmente se voce considerar essa baixa porcentagem de enraizamento (16/20).

WFMShare, eu uso e sempre recomendo o melhor: SUPERTHRIVE. Vc pode comprar nos sites nacionais ou então, se tiver alguem ou voce mesmo for aos States, traga de lá. Ele é comercializado, juntamente com o osmocote, em supermercados por todo o país. Quanto ao uso, geralmente recomenda-se umas 15 gotas para cada litro de agua. Dependendo da finalidade, uso para mais ou para menos dessa quantidade. Misture bem na agua e pronto, está no ponto de uso.

Não uso MSN há tempos. Lamento.