Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

qual a utilidade da desfolha?

alvaro de castro sousa06/01/2006 21:25
qual a utilidade da desfolha?
Ola amigos.
Queria saber como, quando e en que espesie pode ser usada.
E +, desfolha e pinsagem sao a mesma coisa?
Illex07/01/2006 15:17
Re: qual a utilidade da desfolha?
Olá Alvaro,

A desfolha tem doi objetivos na maioria das plantas um é consequencia do outro, diminuição das folhas e possivel educação aramando galhos e fazendo uma melhor estrutura pelas melhor observação dos galhos. Por exemplo vamos supor que eu desfolhei um Ficus, e nao gostava muito da estrutura dos galhos dele, e das folhas grandes, logo irei diminui-las com a desfolha, porem quando eu ver a estrutura dos galhos pensarei logo em podar isso e aquilo, por isso digo que é uma consequencia, pois se torna mais facil observar e educar os galhos quando sem folhas, tomando o cuidado para nao danificar as futuras gemas, que se tornarao futuros galhos ou folhas.

A melhor epoca é no Verão, porem plantas como a Sheflera podem sofrer ate 3 desfolhas ao ano, fazendo conseguir folhas muito pequenas. Sempre que fizer a desfolha se possivel deixe a planta tomar uma maior exposição solar, isso ajudara bastante a diminuir as folhas.

Varias especies podem sofrer desfolhamento, irei citar algumas que ja fiz a desfolha, porem tem mais: Ficus, Shefleras, Macieiras, Jabuticabeiras, Pitangueiras, Ligustros (Ligustrum), Primavera, Amoreira, Acerola, Ardisia. Esteas sao algumas especies, porem tem muitas outras, como Ulmus e Acer.

Desfolha é uma coisa e Pinçagem é outra. Desfolha ja foi dito o que significa acima. Pinçagem em folhosas, serve para controlar o crescimento e o vigor da brotação, podemos citar como exemplo o metodo Metsumi que nao deixa de ser uma pinçagem de gemas de crescimento. E em pinheiros a pinçagem serve para correção e diminuição de agulhas, ou nao, depende dos resultados que quer se obter.

Espero ter ajudado amigo. T+.

Abraços:

Illex
Walter Pacheco Júnior07/01/2006 15:18
Re: qual a utilidade da desfolha?
alvaro de castro sousa escreveu:
Ola amigos.
Queria saber como, quando e en que espesie pode ser usada.
E +, desfolha e pinsagem sao a mesma coisa?

Caro Companheiro,
Eu também estou interessado nas respostas que o companheiro obtiver.
Soube alhures, não sei se é verdade, que "arrancando-se" as folhas de um Bonsai em Dezembro e reiterando o procedimento em Janeiro, as novas que virão após a segunda desfolha terão tamanho menor. Não sei se é verdade.
Soube também que se pratica uma desfolha através de uma formiga "cortadeira". Não sei se estas coisas são lenda ou verdade.

Walter Pacheco Júnior
alvaro de castro sousa07/01/2006 21:28
agradeso
Ola pessoal.
obrigado pela explicasao, + ainda tem uma coisa que eu quero saber.
como faso pra dar maior volume de galhos nos meus ficus(tenho o que chamao de SEMPRE VERDE e o BEIJA MIM), fix a poda drastica no mes passado, eles brotarao bem. depois vo ver se posto fotos deles,+ por enquanto e so(acho 😂 ).