Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Foi todo mundo pro escorredor :) fotos!

Dummar11/01/2012 19:27
Foi todo mundo pro escorredor :) fotos!
Pessoal,
com o intuito de dar um "gás" nas plantinhas aqui eu peguei a tuia jacaré, Tuia Azul, Pitanqgueira e Caliandra e as coloquei no escorredor seguindo as dicas aqui d site.
já aproveitando e fazendo a sujeira uma vez só, aproveitei as coloquei logo na mamadeira.

Criticas serão muito bem vindas!

Duvida: quando eu for adubar no futuro, eu adubo escorredor ou a mamadeira?

seguem fotos

ABRAÇOS!!!
DUMMAR
Ricardo L C11/01/2012 21:59
DUMMAR VC NÃO PODOU AS RAIZES NÉ? AGORA É O SEGUINTE, SÓ VAI PENSAR EM ADUBAR DAQUI UNS TRINTA DIAS NO ESCORREDOR E QUANDO AS RAIZES ESTIVEREM SAINDO PELOS FUROS DO ESCORREDOR VC ABUBA A MAMADEIRA.
TIRA ESSAS PEDRINHAS QUE ELAS NÃO AJUDAM EM NADA.

ABÇS
Dummar11/01/2012 22:22
Ricardo, essa pedrinha branca eu coloquei pq material do escorredor pq pelo que li aqui no site essa informação:

- Usar substrato com boa drenagem, preferindo granulação entre 3mm e 5mm. Usar para isso os ingredientes mais acessíveis e baratos em sua região.

-Funciona bem a composição de 70% de matéria não-orgânica e 30% de matéria orgânica, ou variações próximas disso.

Assim sendo coloquei ela misturada substrato fertil.

o mais barato era essa pedrinha branca rsrsrs

mas tem algum problema?!
abraços!
Ricardo L C12/01/2012 17:21
ENTENDI DUMMAR, ENTÃO AGORA É ESPERAR..
nickyfury12/01/2012 17:59
bonsai
Dummar, geralmente na mamadeira aconselhamos usar um substrato drenante em conjunto com esterco curtido (de gado é melhor). Nesse caso, então, não há necessidade, inicialmente, de se adubar o escorredor nem a bacia (mamadeira).

Se voce não fez uso de esterco curtido na bacia, então poderá usar adubação no escorredor (menos) e na bacia (mais), quando fizer o aporte. Se usar a dobradinha torta de mamona+farinha de osso, coloque uns dois copinhos plasticos (tipo de cafezinho) no escorredor, e uns oito na bacia. A proporção geralmente é sempre essa.

Mas só adube se não tiver misturado esterco curtido no substrato da bacia.
Dummar12/01/2012 21:12
Olá nickyfury

então eu usei na mamadeira 50% húmus 50% esterco de gado curtido

no escorredor 60% de brita e 40 de húmus.

agora eu me confundi rs

eu adubo quem?! e como? rsrs

abraços!
Marlon.D.S.S12/01/2012 21:53
No escorredor use um substrato bem drenante
Acredito que voce fez o transplante para o escorredor a pouco tempo, correto? Se sim, ainda nao há necessidade de colocar na mamadeira ate as raizes sairem pelo escorredor, enquanto isso se a planta estiver com boas brotaçoes e vigorosa adube-a, tenho usado basocote que tem liberaçao lenta, que para nos iniciante e um bom adubo se usado corretamente, pois podemos nos esquecer as vezes de adubar, colocar de mais e etc. ele tem liberaçao continua por um bom tempo, so nao sei dizer se e melhor que torta de mamona e a farinha de ossos.....
Dummar12/01/2012 22:05
Marlon td bem?
então no substrato do escorredor eu usei 60% daquela pedra branca
ta drenando beeeem
🙂
abracos!
Green_bsb13/01/2012 10:08
Pelo pouco que conheço e pelo que entendi, o substrato do escorredor, deveria ter sido bem drenante, praticamente todo de matéria inorgânica. o da mamadeira ao contrário, bem orgânico. Em todo caso como transplantou recentemente, só haveira necessidade de utilizá-lo quando as raízes comessacem a sair pelo escorredor o que deve demorar um pouquinho.
Quanto a adubação, você só faria o aporte com FO + TM se não tivesse usado matéria orgânica na composição do substrato do escorredor e da mamadeira, como você usou, não tem necessidade de fazê-lo, pelo menos por enquanto.

Obs: nas fotos observei que as bacias não possuem nenhum furo nas laterais, se conseguir providenciar, vai ajudar bastante na aeração do solo, conseguindo um desenvolvimento mais satisfatório das suas plantas.
nickyfury13/01/2012 13:21
bonsai
Essa situação de usar escorredor apoiado sobre bacia só é viavel quando as raizes da planta começam a sair pelos orificios existentes no fundo do escorredor. Leva tempo para isso acontecer, dependendo da espécie. Mas apenas depois que isso ocorre é que se usa então depositar o escorredor, sem enterrar, sobre um solo drenante e rico em substancia organica, que funcionará como "mamadeira", ou seja: esse substrato irá nutrir as raizes da planta vindas dos furos do escorredor.

OU seja: na situação atual, mostrada por voce, é o mesmo que aquele velho ditado de colocar o carro à frente dos bois. Não há raizes ainda saindo nos orificios do fundo do escorredor, então não há razão nenhuma para se preocupar em adubar o substrato que está na bacia. 🙄 🙄

E aínda: teria sido mais interessante plantar diretamente nas bacias, que por terem uma área maior, possibilitariam um desenvolvimento/crescimento/engrossimamento maior das plantas, dispensando os escorredores. 🙄 🙄

Claro que é preciso fazer furos nas bacias, muitos, tanto no fundo quanto na lateral, para favorecer a aereação no substrato, e aumentar o indice de oxigenio nas raizes, quando elas estiverem crescendo por lá, daqui a uns anos. voltamos ao velho ditado do carro na frente dos bois:

Green_bsb13/01/2012 14:39
Nicky, é que para nós que somos principiantes nem sempre fica tão claro que isso ou aquilo deve ser feito, no caso os furos na bacia. Citei por que ninguém havia observado nos comentários anteriores, talvez por que não fosse hora ainda de colocar na mamadeira....rsrsrs
Mas se falei bobagem, estamos aí para aprender né!!! 😮ops:
Anderson Neuhaus13/01/2012 16:07
muito bom agora é só esperar!
Dummar14/01/2012 18:18
Opa nickyfury

Pelo que tinha lido eu entendi que era melhor usar o escorredor/ mamadeira, nõa sabia que podia plantar ditero na terra e que o resultado seria melhor.

bem como fiz esse transplante só a 3 dias acho que vou mudar todos para a bacia direto, o que acha?

quanto aos furos, eu fiz diversos no fundo das bacias mas vou complementar com furos na lateral fetos com um aparelho de solda. 🙂

se plantar era a solução indicada, fiquei meio perdido de qual seria a função da mamadeira/ escorredor? minhas plantas snao muito novas para esse esquema? é isso?

Green_bsb, é exatamente isso! é a duvida que paira sbre a cabeça dos iniciantes.

abraxxxx
Dummar14/01/2012 18:29
nickyfury ,em tempo:
o substrato da bacia tem apenas humus e esterco bovino curtido.

Qual seria a composição ideal para plantar as munas direto nela?

essa receita de caco ceramico, pedrisco, terra granulada, casca de pinheiro e carvão pode ser usada para qq tipo de muda na bacia? frutifera, juniperus
etc etc?

agradeco a ajuda pq agora eu fiquei perdidinho rsrs
fiquei achando que a mistura da bacia ta toda errada...
abraxxxx
romeucr21/02/2012 12:28
também não entendi... se a idéia do escorredor/mamadeira é agilizar o crescimento, porque o correto seria colocar direto na bacia??
romeucr27/02/2012 11:20
ninguém pra explicar o porque? rs
ramon.cirilo14/03/2012 20:19
romeucr escreveu:
também não entendi... se a idéia do escorredor/mamadeira é agilizar o crescimento, porque o correto seria colocar direto na bacia??

Bom, pelo que eu entendo de escorredor+mamadeira, posso dizer que a função do escorredor é ser bem drenante, fazendo com que a parte das raízes mais próximas da planta, que possuem função mais de sustentação do que de absorção, não fiquem encharcadas, "afogando" a planta.

Além disso, o escorredor tem a função de facilitar o desenvolvimento das raízes finas(que absorvem mais), para que estas cheguem à mamadeira, onde encontrarão muita umidade e nutrientes para o desenvolvimento da planta.

A meu ver, se plantar direto na mamadeira, teríamos um substrato puco drenante, que poderia matar a planta pelo excesso de água.

Portanto, acredito que a combinação escorredor+mamadeira busca uma espécie de equilíbrio, entre drenante e não drenante, induzindo às raízes crescerem para baixo, fazendo com que cresçam mais, favorecendo o crescimento geral da planta.

Desculpe-me se fui muito descritivo ou redundante, e peço aos mais experientes que me corrijam, caso eu esteja errado.
romeucr14/03/2012 21:09
Olá Ramon,

Com relação ao uso da mamadeira+escorredor, eu entendo como o sistema funciona. E o que eu mais vejo é que o sistema serve para desenvolver a planta.

O que eu nao entendo é que se é para desenvolver mais rapidamente, porque tirar deste sistema e colocar no solo seria mais vantajoso...
Elio14/03/2012 23:14
Pessoal, para desfazer dúvidas, um resumo:

1. SOLO
= a melhor solução. A planta tem umidade e temperatura controlada, bem como nutrientes à disposição. Não há barreiras para as raízes.
1.1. - Inconveniente= na hora de retirar perde-se muitas raízes ciliares, que, dependendo da espécie pode matar a planta.

2. BACIA OU VASO GRANDE = O grande espaço para as raízes crescerem (por consequência também a parte aérea) é ideal para qualquer planta.
2.1. - Inconveniente= Temperatura, umidade e nutrientes depende de VOCÊ. O que pode não ser o ideal para a planta.

3. ESCORREDOR/BACIA = As raízes buscarão a matéria orgânica rica da bacia, porém, devido à barreira do fundo do escorredor fará com que raízes se acumulem no escorredor, o que ajudará na retirada do escorredor da mamadeira. As poucas raízes que encontrarem o substrato (rico) na mamadeira dará um crescimento vigoroso à planta.
Na hora de retirar o escorredor da mamadeira teremos 2 grandes benefícios: 1. boa quantidade de raízes. 2. É só passar o facão embaixo do escorredor que vc desfaz a ligação escorredor/mamadeira.
Ainda, se vc quer (e é bom que queira) um sistema radicular baixo (para poder colocar em vaso raso), coloque o substrato no escorredor somente até à metade.
3.1. - Inconveniente= Assim como no ítem 2, o desenvolvimento da planta não é tão vigoroso como no ítem 1.

Abraço
ramon.cirilo15/03/2012 07:57
Nossa Romeu, agora que fui entender a sua pergunta, havia entendido que não sabia por que não colocar direto na mamadeira. Mas o Elio chegou como sempre para nos dar uma aula e tanto.

No mais, obrigado.
romeucr15/03/2012 11:34
humm to começando a entender hehehe

Mas assim, para acelerar o crescimento da planta:

Elio, como você descreveu, me parece que o crescimento no solo é mais lento do que na mamadeira.. é isso?

Por exemplo: eu tenho um "toquinho" que quero engrossar e que cresça o mais rápido possível. O ideal é solo ou escorredor/mamadeira??. (sem entrar em detalhes de adubação, especie, etc...)
Elio15/03/2012 19:02
romeucr escreveu:
humm to começando a entender hehehe

Mas assim, para acelerar o crescimento da planta:

Elio, como você descreveu, me parece que o crescimento no solo é mais lento do que na mamadeira.. é isso?

Por exemplo: eu tenho um "toquinho" que quero engrossar e que cresça o mais rápido possível. O ideal é solo ou escorredor/mamadeira??. (sem entrar em detalhes de adubação, especie, etc...)

Romeu, dê uma relida no meu post. No solo é a melhor solução e que enseja o maior crescimento.

abraço
romeucr15/03/2012 19:49
hummm ultima linha do seu post rs

valeuu!!
Gustavo Ribeiro16/03/2012 13:41
Ou melhor ainda planta no chão !!! a planta desenvolve melhor que na bacia, quanse nao precisa de rega so adubar e controlar o eslilo ou nao!! 😄 😄 😄
Elio16/03/2012 14:48
Gustavo Ribeiro escreveu:
Ou melhor ainda planta no chão !!! a planta desenvolve melhor que na bacia, quanse nao precisa de rega so adubar e controlar o eslilo ou nao!! 😄 😄 😄

Gustavo, exatamente o que eu postei acima!

abraço