Aparecem cada vez mais brotos no toco de jaboticabeira...
Fabrício Zerves12/01/2012 10:04
Aparecem cada vez mais brotos no toco de jaboticabeira...
Hoje, 12/01/2012, verifiquei mais brotações no toco de jaboticabeira que salvei da destruição....

Alcides Junior12/01/2012 10:16
Que beleza, quando começarem a crescer, aproveita para selecionar os que ira usar e retirar os outros que não são interessantes.
Fabrício Zerves12/01/2012 10:40
Provavelmente irei retirar os brotos que se localizam abaixo da metade da altura do toquinho.... ou seria melhor retirar um pouco mais alto, tipo da altura de 2/3 do toquinho?
Abraços.
Manoel Félix12/01/2012 11:07
Nossa quanto broto, hehhe 😄
Boa Sorte com a Jaboticaba ..
Lrgullo12/01/2012 11:59
mto legal!!
mas eu só removeria os brotos q sairem do mesmo ponto ou mto próximos... quanto altura não sei não... deixaria ela se recuperar sozinha...
acompanhando =D
abraço!
Fabrício Zerves12/01/2012 12:11
Concordo e agradeço.... vou deixar se recuperar pra depois pensar quais inibir.....
Abraços.
Ricardo L C12/01/2012 14:48
CONCORDO , DEIXA A DANADA EM PAZ POR ENQUANTO...
nickyfury12/01/2012 17:51
bonsai
Se os brotos não forem apenas uma resposta da planta ao estresse provocado pelo corte e pelo reenvase, então talvez haja uma possibilidade de que venham a perdurar. Nesse caso, deixe que todos os brotos cresçam por pelo menos um ano e meio, antes de pensar em passar a tesoura neles.
Fabrício Zerves12/01/2012 18:45
Pergunto:
Se no próximo inverno seria possível fazer o reenvase desta planta?
Grato.
Fabrício Zerves12/01/2012 18:47
Só pra lembrar, o toquinho estava com algumas raízes capilares e um ou dois pedaços de raízes pivotantes, por isso tenho fé que ela se recupere!
Anderson Neuhaus12/01/2012 22:55
Que blz hem!!! logo vai ter galhos ao invés de brotos.
Sergio Batalini13/01/2012 10:45
Ola , qual a função desta palhada em cima do sustrato e qual a composição do substrato que usou ... Me parece que tem terra vermelha demais o que dificulta a recuperação das raizes capilares pois acaba formando um torrão duro e compacto , atrapalhando inclusive na entrada e saida de agua durante as regas e na areação das raizes novas.. A inclusão de cacos ou areia grossa de construção é muito importante no processo , pois as ramificação radiculares{ bifurcação das raizes } são mais rapidas do que somente com terra vermelha ...
Fabrício Zerves13/01/2012 11:27
Pois é, é terra com areia grossa.... o que veio de terra junto com as raízes e mantive e adicionei mais terra com areia para preencher os espaços dentro da bacia, pois era o que eu tinha de disponível no momento que peguei o toquinho.
Pretendo sim reenvasar em outro recipiente e com o substrato ideal, mas fiquei com medo de fazer isso agora, pois o estresse da planta foi grande....
Será que posso transplantá-la para outro recipiente com o substrato ideal agora ou espero mais um tempo?
Grato.
Fabrício Zerves13/01/2012 11:29
Esqueci.... a palha eu simplesmente deixei sobre a a terra pois está chovendo muito esses dias. A planta está num local protegido, mas dependendo da força da chuva a terra era carregada com a água, e a palha impede isso.
Sergio Batalini13/01/2012 11:53
Não deve fazer nenhum procedimento nos proximos meses , sob o risco de perder a coleta. Nada de abudo ou material organico agora.
Para yamadori ou salvadori o melhor substrato é areia pura.
Mas, nas proximas coletas, mesmo em salvamentos de ultima hora , deve primeiro providenciar um recipiente adequado , largura, altura, tamanho e resistencia ... e a quantidade de substrato ou areia grossa suficiente para o procedimento. Enquanto providencia todo o material mantenha a planta com as raizes imersas em agua fresca com algum enraizador ou apenas agua, nunca deixe as raizes expostas ao sol e vento.
E depois de replantada não mexa , nem esbarre ou movimente a bacia de um lado para outro , escolha um local que não atrapalhe ou incomode e que receba insolação ideal .
Com estes cuidados as chances de sucesso são bem maiores.
Fabrício Zerves13/01/2012 11:57
Bonsérgio escreveu:
Não deve fazer nenhum procedimento nos proximos meses , sob o risco de perder a coleta. Nada de abudo ou material organico agora.
Para yamadori ou salvadori o melhor substrato é areia pura.
Mas, nas proximas coletas, mesmo em salvamentos de ultima hora , deve primeiro providenciar um recipiente adequado , largura, altura, tamanho e resistencia ... e a quantidade de substrato ou areia grossa suficiente para o procedimento. Enquanto providencia todo o material mantenha a planta com as raizes imersas em agua fresca com algum enraizador ou apenas agua, nunca deixe as raizes expostas ao sol e vento.
E depois de replantada não mexa , nem esbarre ou movimente a bacia de um lado para outro , escolha um local que não atrapalhe ou incomode e que receba insolação ideal .
Com estes cuidados as chances de sucesso são bem maiores.
Grato. Deixarei ela quietinha até o próximo inverno pra reenvasar pra um recipiente melhor e com substrato adequado.