Rafaelsantos12/01/2012 12:42
figo depois do acidente
Ravache12/01/2012 23:49
nunca tinha visto figo nesta forma = Kengai, mas gostei!
bela planta! acompanhando...
Anderson Neuhaus12/01/2012 23:53
ótimo trabalho...
Sergio Batalini13/01/2012 10:21
Acredito que a madeira morta deva ser eliminada pois é de baixa resistência nesta especie e vai apodrecer , melhor tentar cicatrizar a poda radical , cuidando do corte e formar uma copa baixa e compacta no topo .
Na cascata escolha sempre os brotos que saem do lado de fora das curvas para formar os patamares e quando for reenvasar erga a planta mostrando cada vez mais o nebari impondo assim mais qualidade tecnica e harmonia entre a planta e o estilo escolhido ...
Paciencia e tecnica são ingredientes importantissimos do bonsai .
SEKI - Elio Luis Secchi13/01/2012 10:51
Rafael, ficou boa a estilização do galho em cascata. Tem bom movimento e parece-me que corretamente pois o movimento é nos dois sentidos. No S do tronco em si e também no sentido de ondas, sobe e desce.
Assino em baixo das boservações do Bonsérgio quanto a madeira morta e também poscionamento dos brotos. Bem observado... Em lugar desta maneira morta, no futuro pdoes formar uma copa com algum broto que sair ali na base do corte da madeira morta, o que certamente vai aparecer...
abraço
Rafaelsantos13/01/2012 19:17
obrigado !!!!
obrigado a todos que deram sua opniao,A madeira morta
que na verdade ja esta fora, essa parte da madeira morta esta mais que morta,rsrsrs é que justamente foi ela que o portão quebrou infelismente eu nao tirei fotos na hora mais "A MADEIRA MORTA ESTA PARAFUSADA NA PLANTA", e nao apodreceu,ja tem uns 4 meses que ela esta tomando chuva e tudo mais,eu estou sempre passando a calda nela. eu gostaria de saber se ela fora da planta melhoraria o visual ou posso mante-la.
nickyfury14/01/2012 08:20
bonsai
De qualquer maneira, colada ou não, essa parte pode ser descartada sem que isso prejudique o visual da planta. (que ficará melhor sem ela, aliás). O simples fato de que ainda nao apodreceu não significa que irá durar para sempre, como ocorre nas coniferas, por exemplo, que tem uma sdurabilidade maior (séculos, em alguns casos raros). O ficus carica é apenas uma variedade da imensa familia dos FICUS. (que segundo alguns chega a mais de 600).
Em todos, não se usa explorar o aspecto técnico de shari ou jin (madeiras mortas), justamente por que isso não é durável o bastante, e o apodrecimento pode estender-se planta adentro, por mais cuidado que se tome, inclusive de nada adianta parafusar a parte acessória, lamento dizer.
O estilo Kengai pleno, como o que voce está buscando, dispensa um ápice, seja ele seco (madeira morta), seja ele vivo, como sugeriu o nobre amigo Elio. O ideal é desenvolver apenas a parte que desce, mesmo por que ao estimular uma brotação superior, para criar um ápice, a energia será canalizada para essa parte, uma caracteristica da espécie, e não para o tronco que desce, que irá mirrar e não se desenvolver como deveria. Então, o ideal é canalizar essa energia toda para ele, e esquecer o restante.
Rafaelsantos14/01/2012 11:06
Re: bonsai
blz caro nikcy vou retirar a madeira morta,e trabalhar como vc e os nobres volegas recomendaram
vlw... 😄