Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu 1° Pinheiro Negro

Capasciuti12/01/2012 19:42
Meu 1° Pinheiro Negro
Olá Pessoal!!

Segue fotos do meu primeiro PN! Foi adquirido no dia 07 jan do Sr. Hidaka e já fiz a pinçagem das agulhas, conforme orientação dele.

Não reparem nesse exageiro de pasta cicatrizante, pois era um galho velho já seco que ao ser retirado, acobou por pegar um pouco de madeira viva e como trata-se de um PN, todo exageiro é pouco, rsrsrsrs Agora meu medo é de formar aquele calo horrível... vamos ver...

Bom, gostaria da opnião de vcs sobre a planta... sei que tem muito que andar ainda... minha ideia é o Moyogi mesmo e deixar uma planta maior para ficar mais proporcional a altura entre o Nebari (chão) e o primeiro galho (to achando muito alto). Obviamente que com isso irei deixar crescer mais os galhos de baixo e assim sucessivamente, encurtando cada vez mais a distancia entre eles até a copa... será que vcs entenderam, rsrsrsrsrs 😂

No inverno, arame nele!

Ainda tem alguns galhos para serem extraidos, mas deixarei mais pra frente um pouco para ver como a planta se desenvolve... a final de contas, sou totalmente marinheiro de 1a viajem nesta planta... então, todo cuidado é pouco 😄

Bom, é isso... mandem ver, criticas e sujestões serão MUITO bem vindas.

Um grande abraço a todos!!!



Thiago Batista12/01/2012 19:49
Não consigo ver as fotos.
Capasciuti12/01/2012 19:51
Fala Thiago!

Veja se consegue agora...

Abraço!
Gustavo Gonçalves12/01/2012 20:11
oi Capasciuti, sou de guara, bom ver mais alguem daqui do vale na arte.

Nao estou vendo a imagem, eu uso esse aqui pra hospedar as imagens:

http://imageshack.us/

abraço
Capasciuti12/01/2012 20:31
Fala Gustavo! Que bom! Vamos ver se marcamos algo!!

Bom, acho que agora as fotos estão abrindo... fui no outro PC aqui de casa e consegui ver... qq coisa, me falem.

Grande Abraço!!
Thiago Batista12/01/2012 21:58
Agora sim, está dando para ver. 😄

Cara, eu estou achando os galhos muito próximos. A copa me parece um pouco confusa.

Eu também não tenho nenhuma experiência com a espécie, mas se fosse minha, dava uma selecionada melhor nos galhos, a fim de melhorar o visual, para ela parecer menos "carregada". O que acha?

Estou achando que aqueles primeiros galhos da esquerda estão um pouco mal posicionados. Seria uma opção para começar removê-los.

Eu também inclinaria-a um pouquinho para a esquerda, uns 20°, e abaixaria mais o primeiro galho da direita.

Assim, acredito eu, ficaria ótimo, já que tem uma linda árvore em mãos.

Abraços.
Anderson Neuhaus12/01/2012 23:12
fantastico..
Gustavo Gonçalves12/01/2012 23:42
Por vezes essa tabela ja foi colocada a disposiçao aqui no forum, caso nao conheça:

By gustavolpg at 2012-01-12

Eu faço uso dela e por enquanto o meu continua vivinho.Lembrando de nunca cortar atrás das agulhas, pois isso causará a morte do galho.


By gustavolpg at 2012-01-12

Por fim, ja que voce disse que esta experimentando o PN pela primeira vez nao mexeria em muita coisa nao, até voce ir sentindo melhor a planta 😄 😄
Capasciuti13/01/2012 01:16
Obrigado pelas sugestões Thiago.

Sim, preciso selecionar melhor os galhos, o problema é o medo, rsrsrrs vou pesquisar bastante antes de mandar ver na tesoura, rsrsrsr acho que ela precisa desenvolver mais para eu ter uma idéia, até porque, quero ela maior.

Mas quando vc diz "1°s galhos", vc se refere aos galhos mais baixo certo?

Sobre a copa, sim, vou limpar mais. Acredito eu que o visual esta poluido, devido ele não estar aramado, o que faz com que os galhos se misturem e vire essa bagunça ai, rsrs 😂 mas de fato preciso tirar alguns galhos.

Anderson, obrigado pelo elogio!!

Gustavo, obrigado pela tabela. Realmente tinha visto ela já aqui no forum.

É isso ai, continuem dando sugestões para essa planta!

Grande abraço a todos!!!
Thiago Batista13/01/2012 14:04
Sim, eu me referi àqueles galhos mais baixos, mas observando melhor, pela segunda foto dá para ver que é um galho só. Eu o retiraria, para que o galho da direita se tornasse o mais baixo.

Com isso, ao inclinar a planta um pouco mais à esquerda, ela ficaria com um aspecto bem mais sinuoso.

Abraços.
Capasciuti13/01/2012 17:40
Tentei fazer uma rascunho do que fazer nele... vou pegar de leve para não me traumatizar (rsrsrsr).

Onde esta em vermelho seria cortar e amarelo é onde tem galho para seguir no estilo Moyogi.

Ahh, lá em cima onde tem vermelho e amarelo juntos, considerem que irei manter o galho (amarelo)...

Será que é isso?

Abraços!!

Elio13/01/2012 20:13
Capasciuti!
Belo material!
Como o pessoal disse, precisa despoluir essa profusão de ramos.
Isso é proposital do Hidaka-San para que o cliente decida o que fazer.
Concordo com as tuas opções, apenas cortaria o primeiro galho à esquerda, também, que está no mesmo nível do da direita. Depois aramaria e baixaria o ramo que está acima do que vc deverá cortar.
Outra coisa: nem pensar em fazer agora, só no inverno.

abraço
nickyfury14/01/2012 08:12
bonsai
O ideal, quando puder, é participar de algum curso ou evento em que haja demonstração sobre essas e outras intervenções no pinheiro negro, para sanar todas as duvidas. Por mais que expliquemos como fazer, e ainda que haja ótimas lições visuais disponibilizadas no Youtube, apenas o contato presencial é que permite obter a experiencia necessária para lidar corretamente com a espécie, sem receios nem temores.